"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

3
Compartilhe:

Print Friendly and PDF


BURITI: 73 ANOS
UM POVO, UMA HISTÓRIA.
Buriti celebra hoje, 06 de dezembro, 73 anos de emancipação política.
A Terra de Inácia Vaz, como também é conhecido o município de Buriti,  pertence à mesorregião Leste Maranhense e à microrregião de Chapadinha e tem uma população estimada em 27.042 habitantes, que ocupam uma área aproximada de 1.474 km2  de acordo com os últimos dados do IBGE 2010.
O povoado que originou o município de Buriti teve início quando Inácia Vaz (cuja ascendência é incerta, não se sabe se era escrava ou portuguesa) ao se fixar à margem do riacho Tubi, em um vale entre morros, fundou engenho de cana para a fabricação de açúcar mascavo, rapadura e aguardente. A abundância de água e a fertilidade das terras adjacentes fizeram com que o engenho prosperasse, atraindo diversas famílias para o local, que se constituiu em povoação, denominada Buriti, em razão do buritizal ali existente.
Mais tarde, em homenagem à fundadora, o lugarejo passou a chamar-se Buriti de Inácia Vaz, o que foi confirmado por Decreto de 1933. Entretanto, em Divisões Territoriais posteriores, figurou com a primitiva denominação, que ainda conserva.
Em 1888, desmembrou-se do município de Brejo. A elevação à categoria de Cidade ocorreu em 06 de dezembro de 1938.
Brasão de Buriti
Inicialmente foi criado o Distrito com a denominação de Buriti, pela lei provincial nº 157, 19-10-1843, subordinado ao município de Brejo.
           Elevado à categoria de vila com a denominação de Buriti, pela lei provincial nº 1428, de 12-04-1888, desmembrado de Brejo. Sede na povoação de Buriti.
           Pela lei municipal de 11-07-1893, transfere a sede do município da povoação de Buriti para a de Curralinho.
           Pela lei estadual nº 529, de 01-04-1910, a sede volta para a povoação de Buriti.
           Pelo decreto estadual de 1933, o município de Buriti passou a denominar-se Buriti de Inácia Vaz.
Pela lei nº 159, de 06-12-1938, o município de Buriti de Inácia Vaz voltou a denominar-se Buriti. 
Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município voltou a denominar-se Buriti.
Assim permanecendo em divisão territorial datada desde 2007.
Atualmente tem como gestor municipal Francisco Evandro Freitas Costa Mourão (Neném Mourão) que teve o primeiro mandato de 2005 a 2008 e governa em seu segundo mandato desde 2009.
Para comemorar os 73 anos de Buriti, o chefe do poder executivo planejou uma ampla festa que tem início logo pela manhã com uma Missa em Ação de Graças às 5h; o tradicional hasteamento das Bandeiras, 8h; e cerimônia de entrega de bicicletas para alunos contemplados, por programa federal, da rede pública municipal.
Às 21h, para encerrar as festividades, ocorrem os shows com as bandas Buriti com Mel e Companhia do Calypso.
← Anterior Proxima → Página inicial

3 COMENTÁRIOS:

  1. Nesta cidade maravilhosa dei meus primeiros passos, passei minha infância e por querer batalhar pelo meu futuro tive que deixa-la em busca de novas oportunidades, mais nunca deixei de visita-la em minhas férias.
    Amo Buriti de coração.
    Parabéns pelos seus 73 anos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Aliandro pela sua materia relatando a história de Buriti-Ma...confesso que eu como buritiense não sabia como foi a sua história até chegar a sua emancipação política.Que apesar de se chamar atualmente de Buriti-MA,mais popularmente conhecida como Buriti de Inácia Vaz...Beijos amigo Aliandro...

    ResponderExcluir
  3. essa materia é de fundamental importancia para mim,ja que estarei em breve fazendo concurso ai...muito obrigda.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online