"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

domingo, 30 de outubro de 2011

4

AS "SENZALAS URBANAS" DO MARANHÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Família em situação de extrema pobreza em Icatu, MA, Brasil
* Texto extraído e adaptado do Blog do Controle Social
As experiências e observações vivenciadas com as viagens de fiscalização retratam uma triste realidade vivida pela maioria do povo maranhense.  Eles sobrevivem apenas com os recursos do Programa Bolsa Família e as aposentadorias dos idosos.
Pode até parecer exagero, mas é a pura realidade. Pouco dos recursos transferidos aos municípios pelo governo federal são efetivamente aplicados neles. A maior parte é drenada pela corrupção das elites políticas municipais e seus protegidos. 
Ao povo, resta a miséria, a fome e as doenças que poderiam ser facilmente curadas caso existisse aplicação de recursos em programas de prevenção, tais como, Farmácia Básica, Programa Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde.
É notório os desvios dos recursos da Saúde a ponto de o ex-governador já falecido, Jackson Lago, haver cunhado a expressão "procissão de ambulâncias rumo à São Luís".
O Fundeb, outro exemplo, é aplicado no percentual máximo de 60% na remuneração dos profissionais do magistério em sala de aula. Aqui, em vez de mínimo, virou máximo. Resultado, temos os piores índices do IDEB do Brasil.
E a vergonha da corrupção não para por aí. É roubalheira prá todo lado.  Então, caro leitor, o que resta para movimentar as incipientes economias locais? 
Apenas aos recursos que são transferidos diretamente às famílias pelo governo federal. O Bolsa Família e os "aposentos".  E os demais recursos  FPM, ICMS, Fundeb, PAB/SUS, convênios, contratos de repasse, etc ?
A resposta está nos indicadores sociais do nosso estado, onde dos 100 municípios mais pobres do Brasil, temos 80 na lista.
A maioria dos municípios maranhenses é uma espécie de "senzala urbana", com  prefeito (a)s que se comportam como se fossem senhores de engenho ou donatários de capitanias hereditárias.
E onde reina o clientelismo, as perseguições e a manipulação. São as novas formas de açoite no lombo do povo.
E o que estes facínoras fazem com o produto dos recursos desviados: 1)colocam os filhos para cursar Medicina ou Direito em instituições privadas, 2)adquirem apartamentos na área nobre da capital, 3)compram carrões de luxo (SUVs, SW4, Frontier´s, picapes, etc). Este é o maldito "kit prefeito".
Até quando permitireis tal coisa, povo Timbiras?!!!
Autor: Welliton Resende

Coordenador do Núcleo de Ação da Prevenção à Corrupção da CGU/MA
Ex-Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão
Movimento de Controle Social e Combate à Corrupção do MA
Fones: (98) 3194-2009

"O controle social como ferramenta de transformação da sociedade"
← Anterior Proxima → Página inicial

4 COMENTÁRIOS:

  1. Leandro Raposa1/11/11 16:37

    Coincidência ou não , é o que está acontecendo em Buriti . Até o kit prefeito é parecido .

    ResponderExcluir
  2. Descordo de você Leandro, não está acontecendo agora, sempre aconteceu, Buriti vai completar agora dia 06 de dezembro 73 anos de emancipação politica, nunca passou um degrau que podesse valer a pena para a real modernidade, ainda hoje probres de sensalas urbanas tendo que ir mendigar migalhas aos prefeitos e assim viver na subservidão, isso não é de agora outrora foi pior, mas ermbora muitos não se esforcem mas o mundo caminha por si só para a evoluçãp e assim espero que BURITI se liberte dessa ESCRAVIDÃO branca dos politicos CORUPTOS: ZÉ VILAR, NENEM MOURÃ, entre outros, e toda essa corja fraca e imbecil que é a CAMARA DOS VERADORES, VEACOS E ANALFABETOS DA LEITURA, LEIS E INICIATIVAS....

    ResponderExcluir
  3. A convenção do Zuca foi um porcaria esse não se elege nem a vereador , ele e seus convidados só falaram besteira
    isso é uma vergonha pra quem ser candidato a alguma coisa to decepcionado sr zuca pensei em ouvir propostas e ouvir nadaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Estão comentando que na convenção da situação sob o comando do líder politico e prefeito Nenen Mourão
    a governadora Roseana Sarney se fará presente
    isso é bom ou ruim? para o nosso municipio

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online