"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

terça-feira, 18 de outubro de 2011

4

TRADICIONAL ROMARIA DE BURITI A JUAZEIRO E CANINDÉ COMEÇA HOJE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Saiu hoje (18/10), às 9h, um comboio cheio de romeiros, pessoas que são devotos de São Francisco das Chagas e do Padre Cícero Romão, com destino às cidades de Canindé e Juazeiro, no estado do Ceará.
Em destaque, Antônio Roseno Feitosa,o Ferro Velho.
Há 31 anos consecutivos, Antônio Roseno Feitosa, mais conhecido como Ferro velho, organiza aquela que é uma das principais tradições religiosas de Buriti: Romaria a Juazeiro e Canindé. A romaria ocorre, normalmente, no período entre outubro e dezembro.
De acordo com a bibliotecária Maria do Carmo Andrade, da Fundação Joaquim Nabuco, de Recife-PE, a romaria pode ser definida como uma viagem ou peregrinação a algum local religioso ou de devoção, centro de peregrinações cristãs; e o romeiro é a pessoa que toma parte na romaria.
No caso de Buriti, a romaria tem como destino as cidades de Canindé e Juazeiro e dura cerca de sete dias, incluindo ida e volta.
Canindé é uma cidade onde o turismo religioso atrai tantos devotos que o Vaticano concedeu o título de basílica à Igreja matriz; lá, na cidade, se comercializam imagens de santo, terços, fitinhas, velas, medalhas  e tem também uma casa dos milagres, onde se expõem os ex-votos. É a segunda maior romaria do mundo em homenagem a São Francisco.
Juazeiro é a cidade onde viveu o padre Cícero, considerado santo para muitos brasileiros. É considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de romeiros todos os anos.
 Os devotos seguem, em sua maioria, para pagar as promessas. A promessa pode ser de usar somente a cor marrom (ou outra) por um longo período, praticar ou não certos atos, conservar cabelo grande, entre outras.
Rogério Caldas, que faz sua primeira peregrinação a Canindé, está contente, porque, segundo sua mãe, quando criança ele quebrou a clavícula e ela apelou a São Francisco, que atendeu o pedido e, portanto, agora ele vai poder pagar a promessa de ir até a basílica do Santo, no  Ceará.
Edmilson dos Santos já é conhecido nas romarias, pois faz 20 anos que ele participa. Já pagou promessa e agora só cumpre o ritual anual de viajar às cidades destino dos devotos, porque, segundo ele, “acha bom”.
Segunda pessoa da esquerda para direita, sr Edmílson dos Santos, romeiro há 20 anos

← Anterior Proxima → Página inicial

4 COMENTÁRIOS:

  1. CHURUPITAS19/10/11 16:20

    Quanta hipocrisia ! Aposto que a maioria desses , votaram no Neném . Agora vão pedir ajuda para os santos resolverem os sues problemas .

    ResponderExcluir
  2. Que legal...pelo menos uma noticia boa.

    ResponderExcluir
  3. hipocresia vç churupita e um otario não sabe de nada i ficar converssando besta seu otario

    ResponderExcluir
  4. Eu jafui eu vou todo ano

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online