"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

2

PIB DO BRASIL CRESCE ACIMA DOS PAÍSES RICOS EM 2011

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre de 2011 coloca o Brasil em posição favorável em relação às maiores economias do mundo --que vivem períodos de crescimentos pífios, ou mesmo variações negativas, desde a eclosão da crise mundial em 2008.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB brasileiro cresceu 0,8% no segundo trimestre deste ano, ante alta de 1,2% no trimestre imediatamente anterior (dado revisado).
O crescimento deste período ainda é influenciado pelo aquecimento da economia em 2010, pautada por uma política monetária de estímulo ao consumo - - com uma série de subsídios e isenções de impostos iniciada no pós-crise. Enquanto a maioria das economias desenvolvidas ainda engatinhava na recuperação, o Brasil registrou no ano passado o maior crescimento desde 1986, chegando a 7,5%. Em 2009, no entanto, a variação da economia brasileira foi negativa.
No entanto, é importante ressaltar que houve uma desaceleração na relação trimestral, influenciada pela contenção do crédito, do câmbio valorizado, de juros maiores e da consequente freada da indústria provocada por esses fatores.
Nos Estados Unidos, a economia registrou alta de 0,3% número inicialmente divulgado, de 1,9%, fortemente revisado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Essa revisão para baixo não era esperada por analistas.
A mudança nos números é atribuída principalmente a uma redução maior do que a prevista anteriormente nos gastos do governo, tanto em nível estadual quanto local. Em 2009, o PIB do país registrou retração de 2,4%.
Na União Europeia, que enfrenta problemas graças ao alto endividamento público de alguns de seus países-membros, a expansão foi de 0,2% no segundo trimestre, mesma variação do PIB da zona do euro (grupo de 17 países do bloco que usam o euro como moeda única).
Entre os principais países do bloco, a Alemanha registrou variação positiva, porém baixa no período, alta de apenas 0,1% no segundo trimestre, ante alta de 1,3% no primeiro trimestre.
A Grécia, que passa por uma crise fiscal e recebeu por duas vezes ajuda financeira da UE e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para conter seus déficit, registrou quedas sucessivas no PIB e não tem divulgado os números, de acordo com a Eurostat, a agência de estatísticas da Europa.
O Japão, que vive um momento de deflação e estouro da dívida pública, também registrou déficit, de 0,3% no segundo trimestre, ante recuo de 0,9% no trimestre anterior.
A China registrou crescimento de 2,2% no segundo trimestre, ante alta de 2,1%. O PIB do maior parceiro comercial do Brasil cresceu 9,5% entre abril e junho em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo números oficiais. A alta afastou temores de uma desaceleração forte da segunda maior economia mundial em decorrência de uma série de medidas para conter a inflação.
Extraído de www.folha.com.br
← Anterior Proxima → Página inicial

2 COMENTÁRIOS:

  1. MALEAVÉL7/9/11 20:02

    SINCERAMENTE CADA DIA QUE PASSA EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE NÃO NASCIE PARA ESSE MEIO DA POLITICA,POIS TODA CONTRAVENÇÃES PRATICADAS NESSE MEIO O POVO ADORA E APLAUDE SEM FALAR QUE ELES NÃO GOSTAM DOS POUCOS QUE SÃO HONESTOS ESSES ELES CRUCIFICAM...APOSTAM QUANDOS, COMO ESSES EVENTOS VÃO SER ELOGIADOS E ATÉ DIRAM QUE ESSE FORASTEIRO SERÁ UM BOM PREFEITO?...

    ResponderExcluir
  2. Cidadão Buritiense9/9/11 09:27

    Maleavel , a maioria do povo são egoístas , preguiçosos e só querem se dar bem sobre o suor da minoria . E sobre isso os políticos aproveitam para darem-se bem criando fantasias na cabeça desse povo . A verdade é que o culpado pelos problemas causados por esses políticos , são esse povo . Só seremos livres desses parasitas quando cada um de no´s fizermos as nossas responsabilidades e preocuparmo-nos com os outros sendo menos egoístas .Para nos tornarmos livres desses políticos é preciso primeiro nos livrarmos de nós mesmos ( conceitos que só nos impedem de progredirmo-nos , como religião e bandeiras ideológicas ).

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online