Trending

STF anula Ficha Limpa nas eleições de 2010

Por 6 a 5,o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano passado.A decisão vai beneficiar políticos que obtiveram votos para se eleger, mas não assumiram os cargos. Com o voto do ministro Luiz Fux, o STF formou entendimento de que a lei não poderia ter sido aplicada em 2010 por causa do princípio da anualidade - legislação promulgada em um ano só entra em favor no seguinte.
A Lei da Ficha Limpa foi sancionada em junho do ano passado pelo ex-presidente Lula. Agora, os ministros do Supremo vão analisar individualmente os recursos dos candidatos barrados pela Justiça Eleitoral. A decisão pode repercutir até no caso de Jader Barbalho (PMDB-PA),já analisado pelo Supremo, que impediu que ele tomasse posse no Senado. A legislação provavelmente vai valer nas próximas eleições.

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads