ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – MINHAS RAÍZES E OS SABIÁS LARANJEIRAS DA MINHA BURITI

Acossado por uma Gripe Violenta e no meio da luta pela Cura dessa patologia, encontrei um vídeo misto de música e de história que retrata fielmente tudo o que vivi, a minha história simultaneamente no meu Amado Povoado LARANJEIRAS e na minha Amada Buriti. A música A Majestade o Sabiá, da compositora Maria De Albuquerque Miranda, gravada pela Cantora Roberta Miranda e por vários cantores brasileiros, neste vídeo, interpretada pelo espetacular Jair Rodrigues.

Ouvi uma vez e uma torrente de Lembranças Saudosas vivas, me transportaram para a minha infância, fazendo todo o percurso da caminhada que empreendi em sequência intermitente, de Laranjeiras a Buriti e a São Luís, através de idas e voltas ao mesmo ponto de partida, a minha TERRA Berço ou o meu TORRÃO SAGRADO, pois o meu sonho grandioso sempre foi lutar com tenacidade e FÉ, para progredir na busca do saber e alcançar a independência econômica e financeira através da profissionalização e permanecer ligado a minha Gente e ao meu solo pátrio.

Repeti o vídeo com a música e as imagens me tocaram mais profundamente através da minha Mente, da minha Alma e do meu Coração. Não consegui reprimir as lágrimas, porque tudo era idêntico ao que eu tinha vívido, querido, e realizado, é lógico que também tive perdas irreparáveis, tais como os meus pais, meus irmãos, parentes e amigos diletos.

Senhor de mim, construí um patrimônio razoável, uma família, idealizei e construí uma Vivenda, numa área de 5.500 m2, que eu Chamo o meu Quintal dei-lhe o nome de Sítio Laranjeiras em homenagem aos meus Pais e a minha TERRA originária . Pus orgulhosamente e agradecido ao Senhor nosso DEUS, a Placa com esta inscrição no portão de entrada que passou a ser a referência principal do meu endereço. Plantei Laranjeiras, tangerineiras, jaqueiras, goiabeiras, pitombeiras, pequizeiros, cajueiros, cajuizeiros, mangueiras de várias espécies e tudo o que pude plantar, sementes e mudas levadas da minha região filial. Tudo o que plantei germinou, cresceu, floresceu e frutificou, uma benção divina compensando a minha perseverança.

Mudei-me imediatamente para a minha VIVENDA, como foi sonhado, com toda a minha família e, sempre abençoado pelo nosso PAI SANTO que Tudo pode, a minha filha mais nova casou -se e pediu para continuar morando conosco por seis meses enquanto concluíssem a preparação da casa dos nubentes. Foi mais um presente que ela me deu. Transformou-se em PARAÍSO o nosso Sítio/VIVENDA, com a chegada do meu primeiro Neto Carlos Filho e depois à da minha Neta Yasmin.

Com o crescimento das árvores, que se juntaram às palmeiras de babaçu e de tucun nativas já existentes na área, as construções de chuveiros especiais, pequenos córregos, piscina, criação de galinhas, de patos, de perus, de capotes, de cutias, de coelhos, de pássaros nativos em um viveiro especial, a minha Laranjeiras estava ali, a minha Infância e Adolescência também. Alcancei a FELICIDADE.

E assim feliz, vivi por muito TEMPO. O Sítio Laranjeiras tornou-se um atrativo para a minha família, para a família da minha consorte, para amigos e também para as pipiras, vinvins, guriatãs, rouxinóis, bem-te-vis, curiós, gaviões, corujas e outras aves e animais, exceto cobras. Eu não tinha dúvidas, era mesmo a minha Laranjeiras, o meu Buriti, queridos e amados. Até que uma tempestade circunstancial, previsível, porém com uma tênue esperança de que pudesse ser contornada atingiu o centro do meu PARAÍSO. Não o destruiu, todavia esmaeceu o nosso cotidiano e ocorreu uma cisão familiar, que obrigou-me a repensar o meu Caminhar.

Voltei para minha Buriti Querida, para minha LARANJEIRAS Amada onde convolei nova relação afetiva consolidada há mais de quatro anos de convivência, e verdadeiramente estou FELIZ. Aqui também eu tenho a minha Rede Preguiçosa pra deitar e a sinfonia de pardais, mas este Vídeo, com a música A Majestade o Sabiá, me trouxeram muita Emoção, uma intensa SAUDADE e LÁGRIMAS sofridas.

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Um comentário: Leave Your Comments

  1. BURITI TINHA UM PREFEITO DITADOR MAIS PAGADOR MAIS Agora LASCOU TEMOS UM PREFEITO GUAXINIM SO ANDA A NOITE

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS