ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Academia de Letras de Buriti (ABALC) emite Nota de Pesar pelo falecimento do médico veterinário JOSÉ FREIRE DE FARIA

A Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências – ABALC divulgou NOTA DE PESAR pela morte do médico veterinário maranhense JOSÉ FREIRE DE FARIA, 100 anos de idade, ocorrida na última quarta-feira 29/6.


Confira íntegra abaixo:

"A Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências – ABALC  vem, por meio desta nota, manifestar seu imenso pesar pela morte do médico veterinário JOSÉ FREIRE DE FARIA, ocorrido na noite de 29 de junho de 2022, no Rio de Janeiro. A diretoria presta suas condolências aos amigos e familiares de José Freire de Faria, em especial, à sua sobrinha historiadora Regina Faria, ocupante da cadeira nº 14 da ABALC.

Em 2021 foi eleito pela Assembleia da ABALC para ser o primeiro ocupante da cadeira nº 28, patroneada por Florivaldo Freire de Faria, e sua posse como imortal da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências seria no próximo dia 25 de julho de 2022.

 José Faria era o último dos filhos de Francisca e Antônio Faria (dona Chicó e seu Faria), que ainda vivia. Ele é irmão de Felinto e Osvaldo Faria, que foram prefeitos de Buriti-MA. Chegou aos 100 anos de idade lúcido e interessado em tudo que ocorria no país. Formou-se pela antiga Escola Nacional de Veterinária (posteriormente, Universidade Rural do Brasil, atual UFRRJ), em 1950. Ocupou elevados cargos no Ministério da Agricultura e atuou na docência do ensino superior na universidade em que se formou. Com relevantes serviços prestados à Medicina Veterinária, José Faria possuía vasto currículo na área de defesa sanitária animal e foi um dos pioneiros, no Brasil e na América do Sul, no combate de doenças zoonóticas que atacavam os rebanhos e causavam prejuízos à pecuária nacional, como febre aftosa, tuberculose, raiva e brucelose.

Ele deixou um legado de honradez e de uma vida de trabalho. Além dos trabalhos acadêmicos, escreveu o livro Fragmentos de minha memória (2009). Em 2019 enviou parte de sua biblioteca para o Centro Cultural da AMIB.

A despedida foi nesta quinta-feira, 30 de junho de 2022, no Crematório e Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro."

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS