ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – AS ANDORINHAS E OS MORCEGOS BURITIENSES, UM ESPETÁCULO

Num passado longínquo que a minha memória guardou e hoje eu relembro com saudade, havia um Espetáculo que divertia a população da minha Buriti Querida diariamente por meia hora, começando exatamente as seis horas da tarde, sendo encerrado às seis e meia, como se dizia na época . Era protagonizado pelas Andorinhas, aves passeriformes, de beleza, elegância e agilidade em seu voo e pelos Morcegos, animais sinantrópicos, sem beleza física, tidos como perigosos, embora não o fossem, aqueles não eram. As duas espécies habitavam as matas dos morros localizados por traz da Igreja de Sant'Ana e se abrigavam sob o seu telhado.

Infalivelmente todos os dias em parceria, as Andorinhas e os Morcegos saiam pela janela abaixo da Torre da Igreja, num voo acrobático cadenciado, como que treinados para não decepcionar os espectadores, eu era um deles, que delirava diante das manobras perfeitas, no espaço aéreo entre a Igreja e a Casa Paroquial, sobre a Praça Felinto Faria, era um encanto para os que assistiam aquela linda exibição, presente da NATUREZA através desses viventes maravilhosos. Dava vontade de agradecer a eles, que se recolhiam após cada apresentação e nos deixavam a sensação de os ouvirmos dizerem: amanhã voltaremos no mesmo horário, esperem-nos!

Eu, criança, não só imaginava, mas acreditava que, por serem eles criaturas de DEUS, como todos os seres que existem no Céu e na Terra, eles também nos ouviam dizermos empolgados : OBRIGADO, estaremos os esperando pois VOCÊS são fantásticos! E no dia seguinte e por todo o mês, durante o ano inteiro aquela EQUIPE de artistas divinos, voltavam voluntariamente, como fiéis e diletos amigos, a nos encantar.

Os anos e o tempo seguiam em compasso harmônico, as benditas Andorinhas e os benditos Morcegos, gratuitamente continuaram a nos premiar com aquela diversão ímpar no Reino deles, na nossa Cidade e nas nossas VIDAS. Não dispúnhamos do avanço tecnológico de hoje e por isso, filmávamos e fotografávamos o espetáculo no recôndito mais seguro que possuímos, nas nossas mentes.

Cresci em tamanho, em idade e transformei-me cidadão, profissional operador do Direito - Advogado, Delegado de Polícia Civil de Carreira, de Segurança Pública - e nesta última exerci todas as funções de comando da Secretaria de Estado da Segurança do Maranhão. Em um encontro do CONSELHO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO MEIO NORTE, na cidade de Macapá, representando o Maranhão como Secretário, deparei-me com um Espetáculo de Andorinhas que tomavam toda a fiação elétrica existente numa Avenida da cidade, exatamente às dezoito horas, para dormirem. Emocionei-me e não contive as lágrimas de SAUDADE da minha Buriti Querida, da minha Infância, das nossas Andorinhas e dos nossos Morcegos, que tanto me inebriaram com seus lindos voos e manobras .

Ao encerrar esta Narrativa, constato que sou IDOSO, FELIZ por ter caminhado mais do que a minha Mãe, que partiu desta NAVE chamada Tempo ou VIDA com apenas quarenta e nove anos, e os meus irmãos mais velhos, que não atingiram a minha marca. Chorei copiosamente por Ela, por Eles . Chorei por mim, agradecendo ao Senhor nosso DEUS, por estar VIVO e ATIVO, por tudo o que tenho e por tudo o que sou.

Não sei por onde andam VOCÊS, minhas Saudosas Andorinhas e meus Saudosos Morcegos, no entanto eu os Homenageio Agradecido, com o TÍTULO HONORÍFICO de OS MAIORES ARTISTA ACROBÁTICOS DE BURITI.


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Lembro muito bem desta maravilha que tanto fazia bem aos nossos olhares.
    Saudades!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS