ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – O SINO DA IGREJA DE SANT'ANA, NOTICIÁRIO DE FESTAS E DE FUNERAIS

Menino ainda e morando bem próximo da IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA SANTANA, na minha Buriti querida, habituei-me, igual a todos os buritienses daquela época a ficar sempre atento ao badalar sonoro do Sino da CASA da nossa FÉ CATÓLICA que funcionava como um Noticiário local da Alegria e também dos momentos tristonhos da nossa Gente, quando algum dos nossos entes queridos chegava ao término da sua jornada terrena. Pelo repicar do Sino, definia-se tratar-se de Alegria ou de Tristeza. Normalmente era o Sacristão o encarregado da notícia . Se era alegria era um badalar numa sequência direta, assim: tom, tom, tom, tom, tom, tom, tom, tom, tom. Se de Tristeza, assim: tom sonoro...tom, tom, morte de homem, tom, tom...tom sonoro, morte de mulher e tom, tom tom sonoros, tom, morte de Anjos(Crianças).

A partir dessa comunicação, os Buritienses em geral começavam a procurar o Sacristão na Igreja ou em sua casa para saber quem havia morrido. Foram vários os Sacristãos da minha Época de garoto, dentre os quais destaco com muita SAUDADE, Camilo de Jesus Brito de Araújo, José Aldir Oliveira Barroso, e Doraci Passos, de quem eu era uma espécie de ajudante muito interessado, porque no final, eu participava da merenda com o saldo das HÓSTIAS quebradas, principalmente das Grandes, e tinha reverência e tudo ao nosso PAI SANTO: obrigado Senhor pela tanto de HÓSTIAS QUEBRADAS desta vez, que serviram para a nossa Merenda.! Era muito divertido.

Em 1958, com com a Paróquia de Sant'Ana sob o comando do Padre Manoel Prestes de Lima, conseguimos comprar o Relógio da MATRIZ e foi uma novidade extraordinária que enriqueceu a vida da Igreja e da Cidade. Todos nós, ricos e pobres tínhamos um Relógio comum, preciso, dia e noite a nos informar o CAMINHAR do Tempo. Era um Símbolo Marcante na História da Paróquia Buritiense e da História da própria Cidade, que marcou indelevelmente para sempre muitas gerações. Eu sinto saudade e muito ORGULHO de ter colaborado na aquisição deste Símbolo, juntamente com a minha Turma do Grupo Escolar Antônio Faria, com as joias que angarinhamos dos nossos irmãos de todos os Povoados do município.

Naquela época havia uma integração pura, REAL, produtiva entre todos os paroquianos e a nossa Igreja tinha unidade, o Coral infantil do qual fiz parte era uma das marcas nas Missas Natalinas, lembranças que me trazem lágrimas, principalmente ao fazer um comparativo da nossa Igreja de Hoje com a de Outrora ainda que JAMAIS eu abdicarei da minha FÉ.

Ao escrever este texto, tenho viva na minha memória, a imagem dos domingos da minha infância na nossa AMADA Buriti, a Praça Felinto Fatia cheia literalmente das nossas Famílias caminhando para Igreja MATRIZ, para o SANTO Sacrifício da Missa dominical e ao saírem, aquela conversa amiga entre todos, senhoras, senhores, adultos jovens e crianças, que fazia tanto bem para o corpo e para a alma de todos NÓS! Inesquecível Padre MANOEL PRESTES DE LIMA, a minha Gratidão Eterna pela sua obra edificante na nossa Cidade! 

Meus SINO e RELÓGIO da IGREJA MATRIZ DE SANTANA, saudosos e chorados, eu os Homenageio com o Título SIMBÓLICO de NOTICIÁRIO NOTÁVEL e CRONÔMETRO MARCANTES DA HISTÓRIA DE BURITI!

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

 

3 comentários: Leave Your Comments

  1. Essa coluna tá ficando chata. Um bla bla bla sem fundamento. O povo de buriti quer saber se aquela praça do povo que começou não vai ser terminada! Que vai ficar daquele jeito bem no centro da cidade. É o dinheiro que o ex prefeito pegou pra fazer vai ficar sem resposta. Aqui tem fiscal da lei mas parece que não existe o poder judiciário. Uma falta de respeito de escrúpulo uma praça que custo bilhões ficar daquela situação. A corrupção tem preço ou não. Faça uma reportagem sobre isso. Estou te dando uma matéria, pq colunas desiformativas nunca cidade que tá os casos deixa para o vento é crucial para banalidade e imoralidade dos valores que ainda restam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE LEITORES DO CORREIO BURITIENSE LOGO LOGO VOU SOLTAR UMA BOMBA PRA TODOS EM PRIMEIRA ✋ MÃO.
      AMIGOS EU So QUERO VER A CARO DO PESSOAL DO 20 QUE SEM UM PINGO DE VERGONHA ANDAM ATRÁS DO ARNALDO TERMINANDO DE QUEIMAR ELE, RAPAZ VIR UMA FOTO NO BANANAL SO CONTRA COM O PREFEITO TERMINANDO DE BOTAR A CORDA NO PESCOÇO DELE

      Excluir
  2. Bom dia. Tem como você botar a nova lista do seletivo. Preciso Muitas pessoas que nem apareceram na primeira agora estão aprovados. Tudo política .

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS