ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – PROFESSORA SOFIA, UMA CONSCIÊNCIA IMORTALIZADA

O Saudoso Filósofo contemporâneo brasileiro Olavo de Carvalho asseverou  que: Se somos imortais, temos de sê-lo em essência e não por acidente. A imortalidade é então a nossa verdadeira condição  e o  plano da realidade no qual efetivamente  existimos. Assim nasceu e é, a minha conterrânea, amiga e confreira na ACADEMIA BURITIENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS, a professora SOFIA DAS CHAGAS ROCHA, Professora com raízes profundas desde os seus ONZE ANOS de idade, na época em pleno Alvorecer da Infância, trazendo no seu semblante uma aura a luzir por onde passava e disseminava luz em todas as pessoas que tiveram o privilégio de receber os seus ensinamentos.

A professora SOFIA já nasceu Mestra, no sentido lato  da palavra, sem o pedantismo que tanto enfeia e diminui  a dimensão de muitos arrogantes Mestres do tempo moderno, que  quando têm  possibilidade de se manifestarem  em qualquer tema, especialmente com público numeroso, não dispensam o cansativo chavão "eu, enquanto MEEEEEESTRE(A) ou DOUTOOOOR (A),  defino que a verdade é esta.”

Ela a nossa estimada professora SOFIA, sempre preferiu e sempre Ensinou, apoiada na sabedoria e na humildade  legítima e Santa dos Sábios, sem exibicionismos pobres e, por consequência, deploráveis.

Gratidão é outro atributo que enriquece a VIDA e o LABOR desta encantadora Professora Nata, como se vê na pureza do seu poema SOFIA, ao agradecer o seu primeiro benfeitor:

Comecei muito cedo
A vida de ensinar
Com umas 10 crianças
Comecei a trabalhar

No povoado Angelim
Para o seu Neco Pastora
Onde todos me chamavam
De menina professora.

Hoje, uma OCTOGENÁRIA VIVA E ATIVA, Filha, Esposa, Mãe, Tia, Avô e Bisavó extremosa e Amiga dileta de todas aquelas pessoas que com ela conviveram e convivem, tem a merecida recompensa de Ver reconhecido meritoriamente  o seu trabalho e o seu exemplo de VIDA para várias gerações de filhos desta Terra que ela tanto dedicou  AMOR  e PROFISSIONALISMO puros,   dedicação exposta em seus vários poemas intitulados BURITI.

Estimada conterrânea, amiga e confreira Professora Sofia. Tenho   um ORGULHO sincero e sadio em ter VOCÊ compondo e engrandecendo a  Confraria da nossa ABALC e por este relevante  motivo,  eu a Homenageio com o Título Simbólico de PROFESSORA SOFIA DAS CHAGAS ROCHA, UMA CONSCIÊNCIA  IMORTALIZADA BURITIENSE!


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

2 comentários: Leave Your Comments

  1. Mesmo com tantos elogios advindos do senhor,tenho algo a acrescentar,do autoritarismo muito forte que vi e ouvi na minha geração passar. Que fique como exemplo também diante de tantos atributos,professor tem autoridade,mas não AUTORITARISMO.Essas são minhas lembranças...é isso,mas avante ...não somos perfeitos ,né?

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,francamente

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS