ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - O ENFERMEIRO ARCELINO, UM ABNEGADO

 

ARCELINO RAMOS DE OLIVEIRA FILHO, natural da cidade de Santa Inês no Maranhão, Técnico de Enfermagem  aportou na nossa Buriti querida no ano de 1993 e aqui radicou-se definitivamente, como cidadão buritiense e como profissional na área da Saúde. Iniciou o seu labor com muita dedicação, aliás dedicação exclusiva na conhecida  Clínica do doutor Alan, que também já foi chamada de HOSPITAL DO TRABALHADOR BURITIENSE, sendo ali e em outros Postos de Saúde um sustentáculo diuturnamente do Sistema de Saúde da nossa cidade e, sem exagero, de muitos médicos,  em razão da sua habilidade adquirida por amor na trincheira de trabalho, onde se aperfeiçoou como um profissional vocacionado, sem AMBIÇÃO pelo vil  metal.


Muitas pessoas na nossa cidade habituaram-se a chamá-lo de doutor Arcelino, embora ele nunca tenha se feito passar como tal, preferindo dizer que é TÉCNICO DE ENFERMAGEM. Incansável, quando a Clínica   mencionada também chamada de hospital esteve em funcionamento, o meu Amigo Arcelino dificilmente não esteve de plantão, por AMOR à profissão e aos pacientes de todas as cores e de todos os credos. Ricos ou pobres,  viam e veem nele um ser humanamente cristão e sempre disposto a ajudar  somente pelo prazer de bem servir a todos.

No seu caminhar profissional trabalhou nos serviços de urgência e emergência, auxiliando e ATENDENDO muitas vezes primeiro do que os médicos,  em razão da sua pontualidade e do gosto pela arte de ser útil. Assim determinado, foi auxiliar em  partos normais e cirúrgicos,  em cirurgias em geral, tendo por merecimento e competência exercido alguns  cargos de direção, dentre eles o de Diretor do Posto de Saúde  Rural e o  de Secretário Municipal de Saúde de Buriti. Popularmente conhecido e querido pela população local, foi convidado e estimulado a ingressar na política e candidatou-se ao Cargo de Vereador, sendo eleito para a legislatura de 2005/2008, o que comprova o prestígio dele junto aos nossos conterrâneos e conterrâneas, que conhecem o seu dedicado trabalho e têm por ele um grande apreço.

 
Quando eu fui atingido pela COVID/SARS juntamente com a minha esposa Andréa, desesperado, pedi que não me levassem para a Clínica local, pois esta  não dispunha dos recursos necessários ao tratamento específico da DOENÇA, entretanto nós  precisávamos  de uma medicação imediata para iniciar o tratamento. Eu temia falar com algum médico e ser por ele encaminhado para as UPAS de Caxias ou a de Chapadinha, de onde nunca tive notícia de que algum paciente voltasse VIVO. De imediato, lembrei-me do Enfermeiro e amigo Arcelino. Pedi ao meu cunhado César Costa que o procurasse para viabilizar uma receita médica com a medicação recomendada para o caso. Foi pelas mãos e bondade  dele que a minha CURA começou.


Logo em seguida um outro ser iluminado, o doutor Fernando Couto de Coelho Neto surgia na minha VIDA e com ele prossegui a luta contra a doença que ASSOMBRAVA o Mundo ceifando vidas humanas de  jovens e de idosos. Perdi amigos e parentes diletos para a Malvada invenção da CRUEL Ditadura Chinesa. Venci e hoje continuo VIVO e  ATIVO, com a colaboração desses dois baluartes da SAÚDE e a benevolência da nossa Trindade Divina e  da nossa Mãe Maria Santíssima em quem tanto CREIO E CONFIO, que os colocou no meu caminho.


O ARCELINO simples e prestativo,  continua o seu labor, inclusive com o seu CANTINHO do Arcelino, curando e salvando gente, por puro prazer de partilhar o seu trabalho pelo Bem de TODOS os que o procuram.


ARCELINO DE OLIVEIRA FILHO, amigo de Buriti de INÁCIA VAZ,  de toda a nossa Gente e meu AMIGO. Escrevo este texto pálido de beleza literária, no entanto transbordante de sinceridade com o objetivo único de Homenageá-lo por toda a sua DEDICAÇÃO ao nosso TORRÃO SAGRADO e a nossa Gente Linda, com o Título Honorífico de  O ENFERMEIRO FANTÁSTICO E INESQUECÍVEL DE BURITI!

 

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

5 comentários: Leave Your Comments

  1. DR.DJALMA SEJA MAIS ÚTIL AO NOSSO BURITI COM AÇÕES E ATITUDES E DEIXE DE CONVERSAS PRA BOI DORMIR.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito digno o seu texto em relação a esse profissional dedicado.

    ResponderExcluir
  3. Senhor Redator. Esperamos uma matéria digna, sobre a roubalheira que está acontecendo, sobre o dinheiro da educação que ainda não saiu, a tempos está atrasado, inventaram que o problema é no sistema do Banco, ele compra quem ele quer e os da iguala dele se vendem por tão pouco, segunda feira cai dinheiro na conta da prefeitura, e é esse dinheiro que não tem nada a ver com a educação que ele vai dar uma merreca para os funcionários. Acorda Buriti, fora Arnaldo, Fora Flávio Dino e fora essa cambada de morto de fome q são teus vereadores. Os reajuste, o dinheiro do FUNDEB e abono salarial que o ladrão do Arnaldo Cardoso ficou com sua corja de Vereadores que não servem pra nada. Aliandro, pare de ser puxa saco do Prefeito, esse teu blog anda muito desatualizado, nem os comentários tu libera, o prefeito te comprou também foi? Bota a matéria do Deputado Wellington do Curso. Nem todos sabem o porque ele veio aqui, Ele como defensor público foi o único que defendeu e está defendendo a classe dos professores, presidente do sindicado não serve pra nada, outro que foi comprado. O prefeito anda doido, agora vai ter que arrumar dinheiro pra pagar os professores ou vai pra cadeia.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao autor da homenagem e também ao homenageado, este é merecedor de tudo colocado pelo autor do texto e muito mais.

    ResponderExcluir
  5. essa classe de professores e fraca hoje era um dia para irem todos pra rua fazer manifertAÇAO E NA HORA NAO APARECE NEM 50 PROFESSORES FICAM TODOS COM MEDO DESSA FORMA AI NAO VAI CAMBADAS DE FRACOS.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS