ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - UM AEROPORTO QUE SALVAVA VIDAS, DESTRUÍDO PELA OMISSÃO

Garoto e estudante de Calça Curta, hoje chamada de Bermuda ou Short, vi muitas vezes sobrevoando o espaço aéreo da minha Buriti Querida, aviões monomotores conhecidos popularmente como TECO-TECO, trazendo políticos em campanhas eleitorais, mas também trazendo esperanças de socorrer buritienses acometidos de doenças graves, numa época em que o único meio de transporte de que dispúnhamos além de animais e do Carro de Bois eram os Caminhões cargueiros dos senhores Osvaldo e Yoyô Faria. Existia um AEROPORTO simples no meio da Chapada que era de muita utilidade na área da Saúde, pois em Buriti não existiam médicos e logicamente nem hospital.

Dois comerciantes, o Senhor Clodoaldo Faria, com um razoável conhecimento farmacêutico, e o senhor Farides Sipaúba, que se trajava de roupas brancas que eram tratados como farmacêuticos, eram os socorristas paramédicos que atendiam a população, receitando e vendendo os remédios que tinham em seus comércios. Havia também um outro socorrista muito procurado, o Senhor METON, muito famoso que também foi muito útil para os nossos doentes, que morava e tinha uma Farmácia na cidade de Vargem Grande.

As consultas a ele eram feitas através do Senhor Marinho Queiroz, o inesquecível Telegrafista Buritiense, que ouvia as queixas dos doentes, as repassava para o Senhor METON e este informava qual o remédio a ser tomado pelos pacientes. Quando se tratava de questão de doença grave, a recomendação dele era a de que procurassem o médico especialista, normalmente nas capitais do Maranhão, do Ceará ou do Piauí. Diante desta indicação, quem tivesse recursos próprios utilizava o Avião TECO-TECO e para desvalidos, o Prefeito providenciava o atendimento. O meu avô Pio Passos, foi salvo assim. A minha Tia Arinda providenciou a aeronave e o nosso Saudoso Aeroporto serviu mais uma vez para colaborar na salvação de uma VIDA humana.

Passados muitos Anos, mesmo ocorrendo o aumento dos valores das dotações orçamentárias para os municípios, alguns maus Gestores públicos, PREFEITOS, melhor dizendo, por omissão ou por mal caratismo, abandonaram aquele importante Patrimônio público e Histórico buritiense, deixaram também no abandono ou destruíram propositadamente o Hospital de Buriti e passaram a iludir a população com promessas de construção de um NOVO Hospital, sonho de todos nós, que até o momento em que escrevo este texto, não se concretizou, por insensatez ou por malabarismo perverso com os Recursos públicos empregados em seus benefícios próprios, através de um enriquecimento ilícito.

A população buritiense, principalmente a mais carente, que é a maior parcela, vive à mercê de um atendimento médico hospitalar de outros municípios. Dói retratar e conviver com esta triste e trágica realidade e me vem a lume, um mine texto solto de autor desconhecido afirmando que A Honestidade e a Honra, Libertam, e um país onde esses valores são preservados e consequentemente respeitados, o Progresso é uma constante para Todos. Fico imaginando como a nossa Buriti querida tornar-se-ia Progressista se todos os seus Prefeitos tivessem sido e fossem Honestos e Honrados!

Minha Gratidão e Homenagem aos Senhores Prefeitos que construíram e preservaram o AEROPORTO e o HOSPITAL de Buriti, com o TÍTULO HONORÍFICO DE BENFEITORES do nosso Município. Aos maus Prefeitos que Destruíram esse Patrimônio nosso e ENRIQUECERAM Ilicitamente, o meu Veemente REPÚDIO.

 SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Eu conheci o Aeroporto lá na chapada hoje o Bairro da Moderação assim como o Hospital Shimith Brás, ambos esquecidos e deteriorados pelas más gestões dos Prefeitos dessa Cidade.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS