ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - MOÇOTA, UMA POLÍTICA AGUERRIDA SONHADORA

MARIA DE LOURDES MOREIRA DA SILVA, popularmente conhecida por MOÇOTA, uma buritiense muito simpática, iniciou muito cedo a sua militância histórica através das LUTAS sindicais e, por via de consequência do Partido dos Trabalhadores, tendo sido Fundadora e Presidente  dessa agremiação partidária em Buriti. Teve  como um Sonho MAIOR, ser VEREADORA em sua Terra e, perseguiu com muita garra e tenacidade a realização desse Sonho, todavia NUNCA contou com o apoio eleitoral dos seus conterrâneos.

Escolheu alguns correligionários do seu partido político, como líderes idolatrados tal o seu apego à política e a essas pessoas, dentre as quais destaco com Tristeza e Decepção, o ex - Deputado Domingos Dutra, que NUNCA fez por merecer essa dedicação de MOÇOTA, ela própria me confessou em vida esta desdita, e ainda assim, lhe foi fiel sempre.

MOÇOTA era determinada e jamais desistiu. Candidatava-se em todas as eleições, pois preservava intactos os seus direitos de cidadania, era persistentemente Lutadora e assim viveu, pelo Partido, pelo País, pelo Estado e pelo Buriti, porque Ela acreditava que o seu PT era um partido de gente honesta e, por conseguinte, a salvação do País como um todo. Nos tornamos amigos, mesmo que divergíssemos totalmente em termos políticos, primeiro por ser eu um político apenas no sentido sociológico, sem filiação e nem militância partidária, além de desacreditar na atuação dos membros do seu partido do modo que Ela acreditava.

Pactuamos então para o Bem da nossa AMIZADE, alimentá-la com considerações e apreço mútuo, o que nos valeu muitos encontros e muitas conversas agradáveis. Ela até foi arrolada como testemunha de um cliente meu em um processo de Manutenção de Posse, embora não tendo testemunhado em razão da causa ter sido julgada liminarmente.

Sendo amigo de MOÇOTA, eu não votei nela, por ser eleitor da capital São Luís, no entanto, dei algumas pequenas ajudas para suas campanhas e, sinceramente, torcia pela sua eleição, que infelizmente não aconteceu e o seu SONHO não se tornou REALIDADE, foi junto com ela para o túmulo.

A última vez que nos encontramos foi em 2016 e foi um reencontro de conversas agradáveis, sem faltar a bendita política. Eu já havia transferido o meu título eleitoral para Buriti e ela vibrooooou, porém logo em seguida, pediu desculpas, dizendo que sabia que o meu VOTO era de outra pessoa, de Andréa Costa. Dei-lhe um abraço, uma notinha de pequena monta, dizendo que era para um lanchezinho, pois sabia que Ela não comprava VOTO. Rimos e nos despedimos com um abraço FRATERNO para brindarmos o nosso  reencontro.

Eu estava em São Luis, participando de um mutirão processual, quando com três dias de atraso, soube do falecimento dela, ocorrido fora da nossa Buriti querida, por falta de um HOSPITAL no nosso município, que Ela tanto sonhou e reclamou dos Dirigentes Públicos locais em suas campanhas. LAMENTANDO diante da infausta notícia, reprimi  as lágrimas que hoje insistem em retornar e ao encontrar uma conterrânea e Amiga nossa, leitora assídua da minha SEXTA DE NARRATIVAS, esta perguntou-me se eu a conheci,  tendo confirmado que sim. A pedido dela, eu a Homenageio, Querida e INESQUECÍVEL MOÇOTA, com o TÍTULO HONORÍFICO de MARIA DE LOURDES MOREIRA DA SILVA, VEREADORA NOTÁVEL BURITIENSE.

 


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

5 comentários: Leave Your Comments

  1. TALVEZ SE NÓS TIVESSEM DADO UMA OPORTUNIDADE A "MOÇOTA" NÃO TERIAMOS TANTA DECEPÇÃO NO ATUAL LEGISLATIVO DE BURITI.

    ResponderExcluir
  2. OS POLÍTICOS QUE HOJE VEMOS NÃO TEM COMPRO COM O POVO E SIM COM SIM PRÓPRIO COMPRAM LOGO CARROS MAIS CARROS E O POVO É QUE SE LASCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade: Tem um porém,o POVO (eleitores) são corruptos também se vendem para os POLÍTICOS e nao podem cobrarem NADA dos POLÍTICOS.

      Excluir
  3. Ainda tem vereador que diz na cara do eleitor que não pode cobrar nada, pois já pagou pelo seu voto. E é assim que o eleitor gosta.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS