ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE BURITI: Confira vídeo com imagens aéreas e discursos do Governador Flávio Dino (PSB) e do Prefeito Arnaldo Cardoso (PL)

O governador Flávio Dino (PSB) e o prefeito Arnaldo Cardoso (PL) inauguraram ontem, sexta-feira 26 de fevereiro, o Hospital Municipal de Buriti Benedito Gonçalves Machado Filho (HMB). A reforma do antigo Centro de Saúde Osvaldo Faria, para transformá-lo em hospital,  foi executada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), e equipada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Buriti. Agora, o Hospital Municipal Benedito Machado (HMB) possui leitos de enfermaria obstétrica, pediatria, masculina e feminina, leitos de clínica cirúrgica, de observação, sala de parto normal, quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério), centro cirúrgico e raio-X.

Confira vídeo com imagens aéreas e discursos do Governador Flávio Dino (PSB) e do Prefeito Arnaldo Cardoso (PL), com edição do portal BuritiWeb:

LEIA MAIS SOBRE A INAUGURAÇÃO CLICANDO NO LINK ABAIXO:

EM BURITI, GOVERNADOR FLÁVIO DINO E PREFEITO ARNALDO CARDOSO INAUGURAM HOSPITAL MUNICIPAL BENEDITO MACHADO








EM BURITI, GOVERNADOR FLÁVIO DINO E PREFEITO ARNALDO CARDOSO INAUGURAM HOSPITAL MUNICIPAL BENEDITO MACHADO

Nesta sexta-feira 25/2, o governador Flávio Dino e o prefeito Arnaldo Cardoso inauguraram o Hospital Municipal Benedito Machado em Buriti-MA.


A reforma do antigo Centro de Saúde Osvaldo Faria, para transformá-lo em hospital,  foi executada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), e equipada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Buriti. Agora, o Hospital Municipal Benedito Machado possui leitos de enfermaria obstétrica, pediatria, masculina e feminina, leitos de clínica cirúrgica, de observação, sala de parto normal, quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério), centro cirúrgico e raio-X.

“É uma conquista histórica para esta cidade, porque eu sei da luta de muitos e muitas durante vários anos. Eu estive aqui no mês de outubro, celebramos essa parceria com a Prefeitura Municipal por proposta do senhor prefeito e, graças a Deus, deu tudo certo, uma vez que havia aqui um prédio e ele nos cedeu. O secretário das Cidades, Márcio Jerry, junto com o secretário de Saúde, Carlos Lula, cuidaram do apoio do Governo do Estado e nós estamos aqui vendo esse resultado entregue à população. Tenham absoluta certeza que essa união dos secretários, dos deputados, do Governo do Estado com a Prefeitura vai continuar e, mediante essa união, o hospital vai ser cada dia melhor”, afirmou o governador Flávio Dino.

O prefeito de Buriti, Arnaldo Cardoso, comemorou as benfeitorias do Estado e reafirmou a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Maranhão.

“Em primeiro lugar, agradecemos a Deus por esse sonho realizado a todos os buritienses. E para mim, é uma grande alegria estar do lado desse grupo Flávio Dino que está realizando e deixando o legado por Buriti”, comemorou o prefeito.

O governador garantiu ainda mais uma 3ª etapa de pavimentação asfáltica em vias urbanas e entregou viatura para a Polícia Civil.

 (Agência de Noticias/ Fotos: SECOM)

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO BURITIENSE MARLÃ SILVA CARVALHO

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do buritiense MARLÃ SILVA CARVALHO, 71 anos, ocorrido na madrugada desta sexta-feira 25/2, no Hospital Macrorregional de Coroatá, por complicações decorrentes da covid-19.  Ele estava internado há mais de 15 dias, já sofria de problemas cardíacos, era transplantado de fígado, foi acometido de uma pneumonia, teve mais de 50% dos pulmões comprometidos por conta da covid e, por volta das 2h de hoje(25), sofreu uma parada cardíaco, não resistiu e faleceu.

Nascido em 20 de maio de 1950, senhor Marlã, aposentado, exerceu o cargo eletivo de vereador, pela legenda PSD II,  na legislatura de 1º de fevereiro de 1983, e foi suplente de vereador, pelo PSDB, na legislatura de 2001-2004.  

Casado com Maristela Menezes de Carvalho, ele partiu deixando 05(cinco) filhos (Esterlan Menezes de Carvalho, Esterlane Menezes de Carvalho, Marlan Filho, Meylane e Erlan) e 06(seis) netos.

Ele residia na Avenida Condoca Machado, em frente à Câmara Municipal. O Sepultamento será neste sábado às 8h no Cemitério Municipal São José.

PESAR DO EDITOR DO CORREIO BURITIENSE

Neste momento de profunda dor e consternação, quero expressar meus pêsames e lamentar pela dor que familiares e amigos estão enfrentando. Tenham muita força para superar as dificuldades que um acontecimento assim causa nos corações lutuosos. Rogo ainda a Deus para que receba o senhor Marlã em sua morada celestial.

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - TRÊS SORRISOS PUROS E UM SAXOFONE INEBRIANTE

MARIA DA GRAÇA DE FARIA MOURA, a GRACINHA, como a chamávamos, desde a infância, amanhecia e anoitecia com um Sorriso que irradiava PAZ, alegria, simplicidade e Amor, por onde passava, era um Bom dia MELODIOSO e carregado de afeto que nos encantava, sim, porque era sincero, era farto, era para todas as pessoas que tiveram o privilégio de com Ela conviver, ainda que por um instante, era a INESQUECÍVEL GRACINHA, que eu jamais a vi TRISTE ou de mau humor, por um minuto sequer.

Sempre contemporizadora em qualquer situação ou discussão por mais conflituosa ou de difícil solução. Esmerada em todos os sentidos, no trabalho profissional, nas discussões e nas atividades relacionadas com a nossa AMIB - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE BURITI, da qual foi Presidente, e mesmo quando o comando desta entidade estava em outras mãos, ela estava junto, colaborando, presente em todas as reuniões e acontecimentos. Foi assim, quando estive Presidente por dois mandatos consecutivos do primeiro ao último dia. Tive dela o apoio valioso durante todo o meu período presidencial. Foram anos de uma convivência maravilhosamente agradável, enriquecedora e de uma AMIZADE imorredora.

Foi um choque penosamente dolorido, para o meu avariado CORAÇÃO, quando fui surpreendido pela partida dela, há poucos dias da sua visita em minha casa na nossa Buriti, quando embevecido pelo seu sorriso de sempre conversamos sobre muitas coisas, inclusive sobre a TERRÍVEL COVID, que ceifou a sua VIDA e me deixou desolado.

GALILEA CARVALHO, uma senhora Menina Brincalhona, também era portadora de Sorrisos exuberantes que tinha o poder de alegrar qualquer ambiente.  Ela chegava, e a partir do seu cumprimento, a sessão ALEGRIA tinha mais um ingrediente para envolver a todos os presentes. O grito dela era temático, assim: Porque é feriado, ou porque hoje é festa não é Djalma, ou não é Genteeeee! Fosse o nosso encontro, no Festejo de Santana, na Praça ou em uma Festa, o seu grito de Guerra, aliás GERRA DA ALEGRIA era sempre este, um convite a nossas vibrações de contentamento. Eu adorava o seu jeito Menina Moleca de ser, embora fosse uma  Senhora de respeito! Nos vimos na última Festa dos FILHOS E AMIGOS de Buriti, antes da Pandemia e nos abraçamos efusivamente.

Depois veio o Festejo de Santana, já no período em que a COVID/SARS, não mais permitiu as aglomerações e, consequentemente as festas. O tempo passou aparentemente mais feliz e Inopinadamente, a devastadora notícia, de que um infarto fulminante calava aquela voz e aquele sorriso espontâneo e envolvente de ALEGRIA, a minha estimada amiga GALILEA, partira para a Terra da VERDADE sem poder se despedir, deixando órfãos os seus conterrâneos e amigos.

FAQUINHA, o SAXOFONISTA de OURO e DIAMANTE que eu conheci ainda Menino, embora já dançasse ao som da sua orquestra, também foi um jovem senhor de Sorrisos largos e benfazejos   distribuídos diariamente, o dia todo, o ano inteiro, em qualquer das estações, sorrisos permanentes nos  lábios e no rosto, tornou-se meu amigo D'Alma e de Coração desde 1958, na minha Buriti de Inácia Vaz querida. Cresci e virei um Sinhorzinho, segundo Ele, alimentando uma AMIZADE recíproca que nos uniu durante o seu tempo de Vida Terrena, história já registrada em outra Coluna que escrevi  em homenagem aos Músicos Buritienses da minha Época.

A nossa Amizade nasceu na saída de uma Festa Estudantil no Salão de Recreação do Grupo Escolar Antônio Faria, animada pela sua Orquestra, tendo-o como ASTRO principal com o seu MARAVILHOSO SAXOFONE, que de tão espetacular, tinha Alma, tão bela era a sua sonoridade que além de Alegria trazia paz. Terminada a primeira festa animada por ele, ao final senti a sua mão no meu ombro e ouvi a sua voz dizendo: VOCÊ é bom no traçado(na dança) Garotoooo, Gostei de ver ! Agradeci orgulhoso e convencido, e naquele dia nasceu e perseverou a nossa AMIZADE, apesar da nossa diferença de idade.

Tornei-me profissional operador do Direito e sempre que voltava à Buriti da minha infância e dos meus SONHOS, tive a felicidade de encontrar-me com ele, quando conversávamos sobre o passado e no presente em animadas conceda a permeadas de boas gargalhadas. Era como se fosse um Ritual Sagrado dele, pedir-me dois Cartões de Visita de Advogado e justificava: é para eu fazer sua propaganda, meu doutor, e o sorriso acompanhava esse pedido.

Depois de muitos encontros e reencontros com o meu SAXOFONISTA preferido e amigo querido inesquecível, chegou aquele que nem eu e nem ele imaginávamos que fosse o último. Entre abraços e sorrisos nos despedimos certos de que ainda haveria muitos outros. O Tempo não nos permitiu realizar aquele desejo e, como costuma acontecer, sem aviso, fui tristemente surpreendido com a notícia do falecimento dele e da linda manifestação de APREÇO dos seus colegas músicos Saxofonistas fazendo o acompanhamento da sua marcha fúnebre ao som de vários Saxofones.

Amigas MARIA DA GRAÇA DE FARIA MOURA, GALILEA CARVALHO e Amigo FAQUINHA. Com SAUDADE INFINDA, Rendo- lhes a minha sincera Homenagem elegendo-os PORTADORES DOS MAIS PUROS SORRISOS BURITIENSES!


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Câmara de Vereadores aprova projeto de lei que altera o nome do Centro de Saúde Osvaldo Faria para Hospital Municipal Benedito Machado

Na manhã de hoje, quinta-feira 24 de fevereiro, durante realização de  Sessão Extraordinária, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº02/2022, encaminhado pelo Prefeito Arnaldo Cardoso (PL), que altera o nome do Centro de Saúde Osvaldo Faria, para Hospital Municipal de Buriti Benedito Gonçalves Machado Filho.

Para  autor da propositura, trata-se de uma homenagem ao ex-prefeito Benedito Gonçalves Machado Filho por sua brilhante prestação de serviço ao município. Na placa inaugural vai constar a inscrição HOSPITAL MUNICIPAL BENEDITO MACHADO.

De acordo com o PL nº 02/2022, o Hospital será vinculado ao município e vai oferecer serviços de urgência e emergência, clínica médica, clínica obstétrica, pediatria e clínica cirúrgica.

O projeto de lei foi aprovado por 6 a 4, em dois turnos, e agora segue para sanção do prefeito Arnaldo Cardoso.

DIVERGÊNCIA

Os vereadores que votaram contra o PL questionaram, não o reconhecimento de Benedito Machado pelo seu legado, mas a retirada do nome do ex-prefeito Osvaldo Faria que também tem um legado relevante para município e desde o princípio o Centro de Saúde levava seu nome.

A vereadora Andréa Costa sugeriu que mudasse apenas a denominação de Posto de saúde para Hospital Oswaldo Faria, mantendo assim a homenagem inicial do prédio ao ex-prefeito Osvaldo Faria. Ao CORREIO BURITIENSE,  a vereadora disse: “Não tive a intenção de quebrar a unidade do grupo de apoio ao senhor prefeito, apenas manifestei  minha opinião na substituição do centro de saúde e que fosse mantido a homenagem ao ex-prefeito [Osvaldo Faria], que é um cidadão probo que exerceu o cargo por três mandatos. Entendo e concordo que o ex-prefeito Benedito Machado é merecedor sim de homenagem pelos relevantes serviços prestados na nossa sem, contudo, desprestigiar aí a tradição ao antigo homenageado como destaquei no artigo.”

Ela pontou a importância da obra, relatando que o Hospital Benedito Machado será vinculado ao município oferecendo serviços de urgência, emergência, clínica médica, clínica obstétrica, pediatria e clínica cirúrgica. “Estive visitando anteriormente, como estive visitando hoje junto com alguns colegas o prédio que será inaugurado amanhã, para ver toda a estrutura e equipamentos, enfim, é muito esperado por todos os buritienses melhorias para saúde municipal e nesse PL meu voto foi contrário por todas as justificativas apresentadas”, concluiu a vereadora ao CORREIO.

O vereador Jorge do Sindicato justificou o voto contrário por entender que Osvaldo Faria foi um dos prefeitos da cidade, que o posto, desde o princípio, recebeu seu nome e que a família Faria nem teria sido consultada sobre a mudança repentina. “Eu achei um pouco desleal com a família Faria. Não discordando pela mudança para o Benedito Machado, porque foi um dos melhores prefeitos que Buriti já teve, mas entendo que o Benedito Machado poderia ser homenageado em outras obras que fossem construídas em Buriti-MA...Agora da forma que está sendo feita é até uma falta de respeito para com as duas famílias fazer uma homenagem desta. Creio eu que até sem consultar os familiares, pois nem a biografia de Benedito Machado e nem a de Osvaldo Faria colocaram.”, disse o vereador.


FETO É ACHADO EM FOSSA DO POSTO DE SAÚDE OSVALDO FARIA EM BURITI-MA

A Polícia Civil de Buriti-MA já investiga o caso após registro de ocorrência pelo vereador Jorge do Sindicato. Secretaria de Municipal de Saúde nega qualquer irregularidade em atendimento na unidade hospitalar.

 Nessa terça-feira, 22 de fevereiro,  trabalhadores encontraram um feto nas tubulações de esgoto do Centro de Saúde Osvaldo Faria, unidade que será transformada em Hospital Municipal, sob administração da pela Prefeitura Municipal de Buriti, com inauguração prevista para próxima sexta-feira 25/2. De acordo com apurações deste CORREIO, o servidor teria encontrado o feto na fossa séptica durante o trabalho de desentupimento da tubulação do Posto.

 Assim que tomou conhecimento pelas redes sociais do ocorrido, o vereador Jorge do Sindicato (Republicanos) registrou uma ocorrência na DPC - Delegacia de Polícia Civil do município para que fossem apurados os fatos e as condições em que se deu o aborto. De acordo com a Polícia Civil, uma equipe foi encaminhada ao Posto de Saúde para realizar a apreensão do feto, porém, quando chegou no local já haviam enterrado. Diante disso, a polícia fez a exumação do feto que, nesta quarta-feira 23/2, foi encaminhar para o IML de Timon. A DPC abriu um processo de investigação.

 O CORREIO BURITIENSE contactou o Secretário Municipal de Saúde Carlos Mailson, que negou qualquer negligência ou irregularidade no atendimento à paciente no Posto de Saúde. Ele  informou ainda que a Semus está colaborando com as investigações da Polícia e que tudo será esclarecido. 

Secretaria de Saúde de Buriti-MA (Semus) realiza capacitação sobre pré-natal de risco habitual aos enfermeiros da atenção básica

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou na última sexta-feira 18/2 uma capacitação, cujo tema foi PRÉ-NATAL DE RISCO HABITUAL, com os enfermeiros da atenção básica do município de Buriti-MA. O acompanhamento pré-natal de risco habitual é caracterizado pelo atendimento à gestante que não apresenta fatores de risco individual, sociodemográfico e relacionados à história obstétrica anterior, doença ou agravo que possam interferir negativamente na evolução da gravidez. Ele é realizado por médicos e enfermeiros, na rede de Atenção Primária à Saúde (APS), as quais são consideradas portas de entradas das gestantes aos serviços de pré-natal. É na atenção primária em saúde que 80% dos problemas da população são assistidos.


Essa capacitação tem por objetivo fortalecer o cuidado da clínica baseado nas melhores evidências científicas, assim como qualificar a assistência à gestante do município, qualificando e efetivando o cuidado longitudinal e efetivo. Esse é o início de um ciclo de capacitação que acontecerá no decorrer do ano com outras temáticas, acreditamos que investir em capacitação melhoramos a assistência à saúde para a nossa população.




(Publipost/Informações da Semus)

HOMEM É PRESO ACUSADO DE VENDER VAGAS NA FILA DE ATENDIMENTO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Nessa terça-feira 21/2, por volta das 8h30min, o quartel do 16° Batalhão recebeu denúncia de uma pessoa (vítima) que teria sofrido ameaça de um indivíduo ao reclamar que ele estaria vendendo vagas na fila de atendimento da Caixa Econômica Federal. A vítima informou ainda à polícia que o acusado teria ameaçado efetuar 10 (dez) disparos de arma de fogo em sua boca da vítima.

O Esquadrão Águia foi até o local e localizou o suspeito que afirmou está comercializando (vendendo) vagas na fila de atendimento na Caixa Econômica Federal e estava de posse de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) adquiridos com a venda de vagas, quando houve o suposto desentendimento. A guarnição conduziu e apresentou o infrator na Delegacia para os procedimentos que o caso requer.


PROUNI ABRE INSCRIÇÕES DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

Pela 1ª vez, serão consideradas notas das duas últimas edições do Enem

 Começam nesta terça-feira 22/2 e vão até sexta-feira 25/2 as inscrições para o Programa Universidade para todos (ProUni) do primeiro semestre de 2022. O programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%), em faculdades particulares, a estudantes de baixa renda.

REQUISITOS

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários-mínimos por pessoa. É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, na condição de bolsista integral.

Este ano, a novidade é que um decreto, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação.

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

CONSULTA

Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis. A busca pode ser feita por curso, instituição de ensino ou município no site do programa.

CRONOGRAMA

Primeira chamada: 2 de março.

Comprovação de informações: 3 a 14 de março.

Segunda chamada: 21 de março.

Comprovação de informações: 21 a 29 de março.

Lista de espera: 4 e 5 de abril.

Resultado: 7 de abril.

Comprovação de informações: 8 a 13 de abril.

  (Informações da Agência Brasil)

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - EU QUERO A VOLTA DA NOSSA INÁCIA VAZ

Nasci e ainda Criança aprendi que o nome do nosso TORRÃO SAGRADO era Buriti de Inácia Vaz e assim cresci, tornei-me adolescente, ou um Homenzinho, como me tratava a minha AMADA e INESQUECÍVEL Mãe, recebi o meu primeiro Pergaminho ou Diploma do Curso Primário no Grupo Escolar Antônia Faria, primeira Escola Pública Estadual de Buriti de Inácia Vaz, no Maranhão. De lá sai na busca de novos saberes e de novos horizontes voltando sempre, ano após ano, com novas Conquistas, incluindo a profissionalização, para a minha Buriti de Inácia Vaz querida. A minha VIDA e a minha cidade seguiam seu curso normalmente.

Por onde andei, muitas vezes perguntaram-me de onde eu era filho, e eu cheio de orgulho respondia: de Buriti de Inácia Vaz, uma bela cidade acolhedora de gente LINDA e Hospitaleira no baixo Parnaíba no Maranhão, produtora de buriti, bacuri, pequi, murici, crioli, cajuí, açaí ou juçara e outras variedades de frutas deliciosas. Com o passar de muitos Anos, fui surpreendido pela mudança do nome da minha cidade, para BURITI.

Assim, abruptamente, sem explicações. Apenas uma informação sem conteúdo fático, de que aquela bondosa senhora de Engenho, que primeiro aportou às margens do Rio Tubi de águas puras e cristalinas, que fundou a nossa cidade, que escolheu Nossa Senhora SANT'ANA, para sua Padroeira e Protetora nossa, havia sido destituída do título por uma lei Nova, porque alguém supôs que a nossa Benfeitora seria uma Senhora de Escravos muito Má. Sem comprovação, sem fonte histórica.

Assustado profundamente, decepcionado e constrangido busquei alguma resposta dialogando com o meu Pai, que tinha uma memória fantástica, se ele tinha algum dado sobre essa conduta de Inácia Vaz. Ele falou - me que ao contrário, ela tinha sido uma bondosa fundadora, segundo informaram seus Bisavós e os seus Avós. Que as únicas maldades relacionadas ao período da Escravatura, na nossa região, referiam-se aos donos da Fazenda Santa Cruz, história que a maioria dos buritienses mais antigos conheciam. Tragicamente o fato estava consumado. Inácia Vaz não era mais a nossa Benfeitora.

Conversei com alguns conterrâneos sobre o tema em busca de elementos para fortalecer ações capazes de reavermos o nome original da nossa Terra, e surpreendido, fui informado no período de Governo do Prefeito Rafael Mesquita Brasil, que ele havia sancionado a Lei n° 13, de dezembro de 2013 que retornou o nome do nosso município para Buriti de Inácia Vaz. QUE alegria e que alívio! Ledo engano. A lei tinha vício insanável por não ter sido precedida do necessário plebiscito popular ao eleitorado local, gerando uma nova discussão no seio da nossa população, com a maioria querendo a volta do nome original.

Nasceu a ACADEMIA BURITIENSE DE ARTES, LETRAS E CIÊNCIAS, e com ela reascendeu a discussão, tendo a nossa conterrânea e conferira, Professora e Especialista em História, Regina Faria, iniciado uma pesquisa para trazer a lume a verdadeira versão histórica sobre a fundadora de Buriti. Fez um belo trabalho e de certeza, nos traz muitas e alvissareiras notícias de que INÁCIA VAZ, realmente teria se estabelecido às margens do Riacho Tubi, com um engenho de cana para fabricação de açúcar mascavo, rapadura e aguardente, em local onde hoje é de fato o Município de Buriti, o que me conforta e me traz esperanças renovadas de que teremos o retorno do nome primitivo da nossa Buriti querida.

Já ensaio um trabalho junto a nossa Gente, junto aos VEREADORES do nosso Parlamento e junto ao Senhor Prefeito atual, objetivando atingir este objetivo, de forma legal e legítima, porque EU QUERO DE VOLTA A NOSSA INÁCIA VAZ!

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Mulher com HIV é curada com novo tratamento

Além de ser portadora do HIV, a mulher curada também tinha leucemia e recebeu o sangue do cordão para tratar o câncer.

O primeiro homem a ser curado de HIV foi Timothy Ray Brown, conhecido como “o paciente de Berlim”.
(Foto: Reprodução)

 Uma mulher, considerada mestiça, foi a terceira pessoa a ser curada do HIV usando um novo método de transplante envolvendo o sangue de cordão umbilical. As informações são do jornal New York Times.

Segundo os cientistas, o sangue do cordão umbilical está mais amplamente disponível do que as células-tronco adultas, normalmente usadas em transplantes de medula óssea, e não precisa ser compatível com o receptor. Por isso, ele abre a possibilidade de curar mais pessoas de diversas origens raciais do que era possível antes.

No mundo, a maioria dos doadores nos registros é de origem caucasiana, portanto, permitir apenas uma correspondência parcial tem o potencial de curar dezenas de americanos que têm HIV e câncer a cada ano.

Além de ser portadora do HIV, a mulher que foi curada também tinha leucemia e recebeu o sangue do cordão para tratar o câncer.

De acordo com o anúncio, o sangue veio de um doador parcialmente compatível, em vez da prática típica de encontrar um doador de medula óssea de raça e etnia semelhantes à do paciente.

Conferência

Segundo os pesquisadores, drogas antirretrovirais poderosas podem controlar o HIV, mas a “cura” é a chave para acabar com a pandemia de décadas. Em todo o mundo, quase 38 milhões de pessoas vivem com HIV, e cerca de 73% delas recebem o tratamento.

Ainda de acordo com os cientistas, o sexo e a origem racial do novo caso marcam um passo no desenvolvimento de uma cura para o HIV.

primeiro homem a ser curado de HIV foi Timothy Ray Brown, conhecido como “o paciente de Berlim”. Ele faleceu em 2020 depois de um ressurgimento de um câncer, a leucemia.

segunda pessoa a ser anunciada pela comunidade médica mundial como curada do HIV foi Adam Castillejo, um venezuelano conhecido como ‘paciente de Londres’.

(O IMPARCIAL)


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS