ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - NÃO BASTA RECLAMAR DA DESTRUIÇÃO, CULTIVEMOS O HÁBITO DE PLANTAR

 


Desde o meu tempo de um pequeno Lavrador, junto com o meu irmão Wilson, ainda crianças sob a orientação do nosso Pai, nos nossos períodos de férias escolares, no Povoado LARANJEIRAS, na propriedade da nossa família, aprendi o ofício do lavrador rural, com preservação da natureza ou do meio ambiente. Ainda hoje, cada vez que retorno àquele Povoado onde residem os meus parentes, primos, sobrinhos e afilhados procuro manter a orientação, a fim de que as fruteiras de outrora, a vegetação nativa sejam preservadas e renovadas.

Relendo a História do Brasil,  deparei - me com a expressão " em se plantando tudo dá " contida na Carta escrita em 1° de maio de 1500 por Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manoel, contando sobre a nossa Terra, o Brasil. Relembrando o que aprendi com o meu Pai, regozijo - me agradecido ao Senhor nosso DEUS, por poder dizer  que verdadeiramente eu tive um Pai exemplar em todos os Sentidos, trabalhador na área da educação como professor primário e lavrador, com sabedoria que soube transmitir para os seus filhos, sempre com a visão de um MUNDO melhor para todos NÓS.

Alertava - nos diariamente quando seguíamos o caminho da Roça, que aquele nosso trabalho não era o fim, era o começo, para que nunca esquecêssemos de que o estudo era o único meio capaz de melhorarmos a nossa condição. Descobri com muito ORGULHO e eternamente agradecido, depois de profissional Operador do Direito, o quanto o meu Pai foi um ser humano ESPECIAL na minha VIDA e na VIDA dos meus irmãos.

Nos dias atuais, em vejo muitas pessoas a reclamarem sobre os  devastadores do meio ambiente, das nossas chapadas, da flora e da fauna,  culpando exclusivamente os trabalhadores  do Agronegócio e sem nenhuma ação positiva no sentido de orientar os nossos Irmãos, que mesmo possuindo propriedades de razoável área, nada fazem para preservá-las e mantê-las produtivas, destroem a sua vegetação, não plantam nenhuma fruteira e deixam morrerem as que herdaram dos seus pais ou avós, preferindo os discursos de acusações que ouvem de muitas pessoas  preocupadas apenas em disseminar a beligerância sem qualquer fundamento prático.

Suscito a todos os meus Conterrâneos a formarmos uma Cruzada uniforme para reflorestar o nosso município em todos os seus POVOADOS, em cada pedacinho de Chão, plantando Buritis, Bacuris, Pequis, Muricis, Juçaras ou Assais, Guabirabeiras, Mangueiras, Laranjeiras, Tangerineiras, todas as espécies de Fruteiras da nossa região, Flores em suas variações, pois se assim agirmos, teremos mais FORÇA para defendermos a Natureza ou o Meio Ambiente, dando o exemplo de que EM SE PLANTANDO, TUDO DÁ!

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS