!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - A VERDEJANTE FONTE DO TUBI, VIDA DE GERAÇÕES

Uma das tantas raras e encantadoras belezas naturais da nossa Buriti querida é a fonte do Riacho Tubi, que apesar da maldade humana tê-la ferido, continua resistindo, enfeitando uma das entradas principais do nosso TORRÃO SAGRADO e mantendo viva a sua história que povoa as nossas mentes com as lembranças preservadas no nosso relicário mais profundo.

Tubi é  um peixe de águas fluviais encontrado principalmente na região Norte do Brasil, esta a origem do nome  riacho do Tubi uma fonte de  água   límpida cristalina que saciou a sede das famílias  buritienses que residiam principalmente  no centro da cidade preservada pelos primeiros  moradores, que outrora mantinham  um padrão  educacional exemplar e o transferiam aos seus filhos e netos.

Cada um de nós, eu menino, meu irmão Wilson e os meus primos fazíamos o abastecimento de água potável dessa fonte maravilhosa de vida para nossa  casa, onde hoje  está  edificado o  Paço  Municipal Buritiense.

A recomendação dos nossos pais era no sentido de que adentrássemos no riacho Tubi totalmente limpos, não baldeássemos as suas águas, não mexêssemos na sua vegetação composta eminentemente de buritizais e juçarais e nem colhêssemos os seus frutos.

Desta forma conseguíamos manter viva e ecologicamente preservada aquela fonte de água pura e de vida que orgulhava toda a população de idosos a garotos e garotas de dez anos de idade que era a faixa etária da minha doce geração infantil.

Lamentavelmente, ações desastradas e desumanas iniciaram a destruição desse manancial de água sadia, movida unicamente   pela ambição de lucros fáceis, com a construção de um arremedo de CLÍNICA HOSPITALAR na parte central da margem da mencionada fonte que ainda hoje é um rastro de poluição do nosso famoso Riacho Tubi.

Ainda assim a nossa Fonte maravilhosa resiste às intempéries do tempo   e à maldade humana e permanece nos dando o que lhe é possível de melhor, a maravilhosa imagem verdejante que nos conforta a mente a alma e o coração de todos aqueles que amam a nossa terra e tudo o que ela nos oferece.

Querida e Inesquecível FONTE RIACHO DO TUBI.
Por tudo o que representastes  e representas em várias gerações  buritiense,  dentre elas  com muito orgulho, a minha  geração eu a prêmio  com o título simbólico de ETERNA FONTE DO TUBI,  DÁDIVA  DE DEUS.


 
SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

2 comentários: Leave Your Comments

  1. A FONTE DO RIO TUBI, MEU CARO IMORTAL, ESTÁ SENDO CERCADA E ATERRADA BEM AO LADO DA RESIDÊNCIA DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE QUE SE FAZ DE CEGO PQ TAMBEM CONSTRUIU E RESIDE SOBRE AS MARGENS QUE DEVERIAM SER PROTEGIDAS, ENTÃO SE CONTINUAR ASSIM NÃO VAMOS MAIS TER ESSAS POÉTICAS LEMBRANÇAS DO SOTERRADO TUBI

    ResponderExcluir
  2. Lamentavelmente,meu caro Anônimo.
    Continuarei nesta LUTA e fazendo gestões junto aos órgãos públicos, principalmente o Município de Buriti, através dos seus dirigentes,para que sejam coibidas as nações danosas contra o nosso maior bem,A VIDA !
    GRATO pela leitura e PRESTÍGIO !

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES