!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - MARIA PAULINO, PARTEIRA E ENFERMEIRA INESQUECÍVEL

MARIA PAULINO, cujo nome foi celebrizado em toda a minha Buriti querida, filha do também famoso músico PAULINO, responsável pelo compasso da antiga Banda de Música da cidade - tocava os Pratos metálicos - que moravam as margens do antigo Riacho e Fonte cristalina de água límpida do Tuby, desde jovem tornou-se uma Enfermeira das famílias buritienses.

Atendeu o meu avô, a minha Avó, o meu pai e praticamente todos os meus parentes.

Foi ela quem me aplicou a vacina contra VARÍOLA quando eu contava nove anos de idade, fazendo a incisão para colocação do líquido, com uma banda de gilete, tal era a sua habilidade.

Especializou-se também como Parteira e assim ajudou a dar a Luz a um incalculável número de buritienses de ambos os sexos...

Nutrimos um pelo outro uma simpatia recíproca desde a minha Infância, aliás, desconheço alguém que a tenha conhecido e não tenha se tornado seu amigo ou amiga.

Chamava o meu avô e a minha avó de Papai Pio e Mamãe Constância.

Eu era o seu Menino, e quando me tornei advogado, passou a me tratar de Doutor Djalma, e, embora eu carinhosamente a repreendesse argumentando que éramos Amigos, ela não mudou.

Agradava-me sempre que eu estava na cidade, com os seus deliciosos doces caseiros sabores das frutas da nossa região e eu os saboreava e a agradecia com alguma compensação carinhosa.

Depois de ser reconhecida com essas habilidades, juntamente com a sua irmã Orminda, fundaram um Hotel que se notabilizou com o nome de Hotel da Orminda, mesmo tendo Maria Paulino como braço direito no comando dessa nova atividade.

Hospedei-me inúmeras vezes nesse Hotel e Ela sempre escolhia um Quarto mais aconchegante, como demonstração da nossa AMIZADE, era uma ALEGRIA permanente e antes de recolher-me ao meu Quarto ESPECIAL, sempre conversávamos sobre o passado e o presente da vida do nosso Torrão Sagrado. Era muito divertido.

Conhecer MARIA PAULINO e conviver com ela foi um privilégio que eu sempre agradeci ao nosso PAI SANTO e a ela, todas as vezes que nos reencontrávamos.

Este ano, no dia 25 de Setembro, quando eu vivia com todos os Confrades e Confreiras da ABALC e das Academias de Letras que visitavam e nos honraram com suas presenças e contribuições valiosas no encerramento da FESTA da nossa Diplomação e Posse como IMORTAIS das Artes, das Letras e das Ciências, fomos todos surpreendidos pela TRISTE notícia da sua despedida desta Terra dos Humanos subindo por merecimento para o Jardim Celeste, onde habitam todos aqueles que aqui nesta PASSAGEM viveram com dignidade, com amor, com profissionalismo e espírito CRISTÃO e Divinal.

Minha Querida e Inesquecível amiga MARIA PAULINO.

Por toda a sua VIDA de Honradez, De Bondade, de Profissional perfeita e Amiga, eu quero reverenciá-la em MEMÓRIA, com o Título de a MELHOR E MAIS HUMANA ENFERMEIRA E PARTEIRA DE BURITI, que a nossa Gente conheceu.

Prometo não chorar, no entanto é impossível não ter SAUDADE e não LAMENTAR não ter dado a VOCÊ o meu último ABRAÇO, o meu último BEIJO de amigo e de IRMÃO.

Perdoe-me, não resisti: CHOREEEEEEI COPIOSAMENTE !

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

6 comentários: Leave Your Comments

  1. eita mas tem lambe ovo e terreno que alimparo ao lado da casa familiar que mato ja esta do mesmo tamanho querem fazer e gambiarra buriti so muda mesmo as coleras mas a cachorrada e a mesmakkkk.

    ResponderExcluir
  2. Há um bom tempo não faço comentários em sua coluna, mas voltei para elogiá-lo. Nesse período em que estive ausente, li todas as suas narrativas e agradeci silenciosamente.

    Assim como o Flamengo de Arrascaeta,Everton Ribeiro, Bruno Henrique,Felipe Luis e Gabigol, você está em perfeita sintonia com a história e a alma buritienses.

    E faz um golaço, estilo."debochado" Arrascaeta, ao homenagear nossa queridíssima Maria Paulino.

    Imortal o Grêmio? Que nada!! Imortal é você. Membro da Academia do Coração, da Alma dos Buritienses.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto tantas críticas em cima de uma secretária de educação, como vejo nessa atual, mais hoje foi demais, acho q ela fala sem ter noção nenhuma, hoje ela abriu a boca pra falar q nossa educação aqui em Buriti é a melhor q já teve, minha nossa senhora essa secretária de educação tá perdida,,mais vamos rezar pra ela

    ResponderExcluir
  4. As perguntas feitas com frequência na cidade de Buriti-ma. Quem vai enganar quem? Arnaldo Cardoso enganar Flávio Dino ou Flávio Dino vai enganar o Arnaldo? Muito difícil de responder, pois ou dois são desdobreiros. Só o tempo pode dizer.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que Arnaldo vai enganar dois candidatos a deputados e dois candidatos a governador.
    Mala de +

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES