!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Estudantes da Unidade Vocacional do IEMA de Pindaré-Mirim produzem curta-metragem

Um recorte do passado da cidade de Pindaré-Mirim ganhou forma artística, por meio do curta-metragem “Pindaré: Portal do Tempo”, produzido por estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Pindaré-Mirim. A elaboração do filme, que está em fase de montagem, faz parte do Curso de Produção Cinematográfica, oferecido pela Unidade Vocacional Engenho Central, no âmbito do Programa Trabalho Jovem do Governo do Estado.

O filme foi gravado em diversos espaços da cidade de Pindaré-Mirim, como na praça e feira da cidade; Biblioteca do Engenho Central; no Túnel do Engenho Central; na margem do Rio Pindaré; no quarto/sala de uma residência; e Terreiro de arraial (Beco da Cultura). O diretor do IEMA Vocacional Engenho Central de Pindaré Mirim, Edilson Brito, destacou o significado do filme para a cidade. “Essa obra significa muito, significa ousadia em tornar Pindaré-Mirim em um Polo de produção de cinema audiovisual, na região do Vale do Pindaré”, ressaltou.

O curso tem como foco o empreendedorismo e objetiva motivar os cursistas ao mercado da economia criativa na área do audiovisual. As aulas vêm acontecendo desde julho e contempla teoria e prática. O filme movimentou as equipes nas gravações e logo culminará com a estreia da ficção em vários canais de exibição possíveis.

Alixandre Saraiva, estudante do Curso de Produção Cinematográfica, ressaltou que o as aulas possibilitaram o acesso a novos conhecimentos e destacou a orientação dos profissionais envolvidos nas aulas como fator importante para o seu aprendizado. “O curso de Produção Cinematográfica foi muito bom, acrescentou bastante para mim, principalmente porque estivemos ao lado de grandes profissionais, como Fernando Braga, diretor de cinema e Paulo Malheiros, diretor de fotografia”, expressou.



“Pindaré: Portal do Tempo” é baseado em uma das atrações turísticas que a cidade possuía chamada “Pau da Paciência”, devido ao fato de inúmeras preguiças (bicho-preguiça) residirem na árvore no centro da cidade. A árvore foi adotada pelos moradores e visitantes e, anos depois de se tornar atração turística, a árvore morre.

O aluno Artenilson Madeira falou de sua experiência no Curso de Produção Cinematográfica. “Para mim está sendo uma experiência fantástica, estou adquirindo muito conhecimento nessa área cinematográfica. Os profissionais são bem experientes, inclusive foi até uma oportunidade de conhecer outros profissionais que vieram de São Luís, para participar desse grandioso projeto. Obrigado a todos que fizeram parte desse curso e deram essa força para todos nós. Estamos crescendo cada vez mais no âmbito profissional da área cinematográfica”, agradeceu.

O poeta e cordelista de Pindaré-Mirim, Belmiro Sousa (Mundico Pantera), convidado para compor o elenco no filme, agradeceu por ter participado das gravações e pela oferta do curso de Produção Cinematográfica. “Eu quero agradecer o convite por ter participado como ator do filme Pindaré: Portal do Tempo, que retrata o “Pau da Paciência, onde conviviam animais, principalmente preguiças, e que por muito tempo foi um atrativo turístico da cidade de Pindaré-Mirim. Eu quero agradecer também pela oferta do curso do ofertado pelo IEMA”, exprimiu

  (SEDUC)

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES