!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - CHICO RÊGO, MEU IRMÃO AMIGO COMPADRE, UM IMORTAL

 

FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA RÊGO, meu contemporâneo no Saudoso e sempre lembrado Grupo Escolar Antônia Faria, na nossa Buriti querida, que Ele tantas vezes a reverenciou com os seus Gritos de AMOR nos momentos festivos dos quais participou: ÔH SAUDADEEE DO BURITIIII e EITAAAAA BURITI BOM DANADOOOOO!

Chico Rêgo como se tornou conhecido e inesquecível na nossa Terra e por onde andou, foi uma dádiva divinal que ingressou no meu CAMINHAR Terreno logo nos primeiros dias daquele ano de 1957, e ainda hoje permanece, como um símbolo de uma AMIZADE que já nasceu eternizada.

Hoje ao recolher-me no meu Recanto de estudo e trabalho para escrever esta Coluna que já completa um ano de vida, chamou-me a atenção um ALERTA do confrade PRESIDENTE da ACADEMIA BURITIENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIA, para a necessidade de confecção dos PELERINES dos IMORTAIS buritienses. Emocionado ao rever a lista dos imortais fundadores do nosso Sodalício ainda de tenra idade, na qual consta o meu nome como Titular da Cadeira número 3, cuja Patronesse é a ilustre e saudosa ANA ARINA DE MELO SILVA, entendi ser justo e justificável homenagear aquele que em vida foi meu amigo dileto durante exatos SESSENTA E SETE ANOS até o dia em que partiu para a Terra da VERDADE.

Ele era um misto de romântico seresteiro, brincalhão e muito trabalhador desde menino. Foi comerciário, servidor público federal concursado da Antiga SUCAN e aposentou-se comerciário. Vivemos a nossa infância participando da vida da nossa cidade, incluindo a vivência CRISTÃ na nossa IGREJA de Santana, onde participávamos do alimento do Sagrado Corpo de JESUS CRISTO, no entanto no momento das confecções das HÓSTIAS, nos antecipávamos aos Padres, e saboreávamos as maiores, antes da Consagração, não considerávamos pecado, e não era mesmo. Estávamos sempre juntos quando crianças e assim seguimos durante o nosso crescimento.

Dele recebi além da AMIZADE, o companheirismo de um IRMÃO e uma afilhada de batismo, sua linda filha Raquel, mais um presente dele e de DEUS. Voltamos muitas vezes a visitar o meu Povoado Laranjeiras onde recordamos a nossa infância.

No nosso último encontro, participamos do TERCEIRO BAILE DE CARNAVAL RECORDAR É VIVER, e ele empolgado e feliz disse-me que NUNCA mais perderia um Carnaval na nossa Terrinha. Visitamos Barro Branco, povoado onde ele tinha e deixou amigos e nos demos sem imaginarmos, o último dos abraços que eram marcantes em nossa caminhada desde a nossa meninice.

Hoje, sempre Saudoso, eu rememoro a nossa História e o homenageio com o Título de FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA RÊGO, MEU IRMÃOAMIGOCOMPADRE, UM IMORTAL BURITIENSE!

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES