!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Buritiense Wilson Chagas lança seu primeiro livro de poesias, “Cotidiano Azul”

O poeta, jornalista, professor e gestor escolar Wilson Chagas lança seu primeiro livro “Cotidiano Azul”, nesta sexta-feira 3/9, no Espaço Cultural da Livraria AMEI, em São Luís-MA. O lançamento contará com apresentação musical, teatral e sessão de autógrafos e ocorrerá em quatro sessões para evitar aglomeração e também cumprirá todos os protocolos de biossegurança. A primeira sessão iniciará às 17h.

A obra “Cotidiano Azul” tem o selo da editora Penalux e traz, em forma de poesia, um transbordar de sonhos, amores, angústias e reflexões saudáveis sobre o cotidiano, permitindo ao leitor ter sua interpretação pessoal semelhante a quando alguém está contemplando uma obra de arte.

O professor Wilson Chagas destacou a importância da poesia para a sua vida. “A poesia sempre fez parte da minha vida. Desde sempre eu gostei de ler, escrever, observar as coisas que acontecem ao meu redor e transcrevê-las para o papel, e o livro é a possibilidade de registrar isso para a posteridade. No livro, eu falo sobre a palavra, o meu ofício, o fazer poético, a educação, o amor, os problemas sociais da cidade, observados a partir dessa minha viagem a todo momento pela própria cidade e no meu espaço de trabalho”, expressou o poeta.

Wilson Chagas pensou os primeiros textos contidos no livro quando estudava no Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mas a motivação maior para produzir o livro ocorreu devido ao trabalho de anos de incentivo à leitura e escrita na escola pública em que trabalha, o Centro de Ensino Maria José Aragão, onde é gestor.

No CE Maria José Aragão, Wilson criou o projeto “Palavras ao vento” para que os estudantes pudessem expressar suas ideias e sentimentos, por meio da escrita. As produções são apresentadas no Festival de Poesias anual. Mas o sonho do professor, ator e poeta Wilson Chagas não parou por aí: ele criou também o do Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR), com participação dos estudantes para realizar apresentações teatrais e isso resultou na conquista de várias premiações no âmbito do teatro.

A veia artística do autor de “Cotidiano Azul” permitiu que muitos de seus textos pudessem ser escritos dentro de ônibus, durante sua trajetória para realização das atividades diárias. “Quando entro no coletivo, observo pela janela do ônibus o movimento que tem dentro e no entorno e isso está presente nos textos desse livro”, comenta Wilson Chagas.

Buritiense, Wilson Chagas é titular da cadeira nº 17, patronada por Elza Maria Magaldi Machado, da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências – ABALC, fundada em 30 de novembro de 2019, em Buriti-MA.

O livro já está à venda no Centro de Ensino Maria José Aragão, que fica no Bairro Cidade Operária (São Luís-MA), e também pode ser adquirido pelo site https://www.editorapenalux.com.br/catalogo-titulo/cotidiano-azul.

2 comentários: Leave Your Comments

  1. SO NAO O HOSPITAL MUNICIPAL QUE NAO SERA FEITO NUNCA EM BURITI.

    ResponderExcluir
  2. VOU PEDIR UM APELO HUMILDEMENTE AS VEREADORES ELEITOS, CADÊ OS KITS DA MERENDA QUE AINDA NÃO FORAM PARAS AS ESCOLAS DE ALGUNS POVOADOS? ALGUMAS ESCOLAS PEQUENAS ESTÁ FALTANDO É TUDO. TEM ESCOLA QUE FALTA ATÉ MATERIAL DE LIMPEZA, NEM ÁGUA TEM, MATERIAL PEDAGÓGICO ESSE NEM SE FALA. O MUNICÍPIO DE BURITI TEM MUITAS PROBLEMAS PRA SEREM SOLUCIONADOS TODO MUNDO SABE DISSO, MAS ESTÁ QUASE TERMINANDO O ANO, O DESCASO COM A EDUCAÇÃO, INFELIZMENTE É REAL. E PARECE QUE ESQUECERAM DAS ESCOLAS PEQUENAS E DOS MORADORES QUE SÃO ELEITORES. O POVO VOTA EM CANDIDATOS PRA LUTAREM POR MELHORIAS PARA O POVO COMO DIREITOS A SAÚDE DE QUALIDADE, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, A PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL E ETC.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES