!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

EM AUDIÊNCIA COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO FELIPE CAMARÃO, AMIB E SEMED FORMALIZAM PEDIDO PARA INSTALAÇÃO DE POLO EAD DA UEMA EM BURITI-MA

Na segunda-feira 5/7, representantes da diretoria da Associação dos Amigos de Buriti (AMIB) e o núcleo jovem da entidade, em parceria com SEMED, foram recebidos pelo Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, em São Luís, para tratar da criação de um Polo EAD Universitário da Uema em Buriti-MA.

Foi a partir da iniciativa mais recente da associação em criar a chamada AMIB Jovem, uma extensão da entidade voltada exclusivamente para o protagonismo juvenil buritiense, pelo qual os jovens são autores das ações socioculturais voltadas para a política da juventude que surgiu a proposta da implantação de um polo EAD da Universidade Estadual do Maranhão no município.


Uma pesquisa foi realizada nas escolas e comunidade geral e constatou-se que existe demanda para a oferta de cursos de Ensino Superior. Foram obtidas 221 respostas em Formulário e muitos cursos foram solicitados, como licenciatura em Matemática, História, Física, Pedagogia, Música, Biologia, Geografia, Filosofia, Arte, enfermagem e Direito. A instalação do polo proporcionará aos munícipes de Buriti e cidades próximas a oportunidade de frequentar uma graduação EAD, cursos técnicos e de extensão na modalidade de educação a distância.


No encontro, o secretário Felipe Camarão enfatizou que o município de Buriti merece esse polo da UEMA para fortalecer as possibilidades de formação superior e de qualificação profissional para seus habitantes.  Lembrou que já construiu uma escola Digna na cidade e que aquele era um dia maravilhoso. “Agora essa luta também é minha. Irei levar ao conhecimento do nosso governador Flávio Dino, farei o pedido em nome de todos e todas de Buriti, mas também em meu nome pessoal, falarei com reitor Gustavo, porque é algo de Justiça, a cidade de Buriti que, geograficamente, fica muito bem localizada entre cidades do entorno, mas que as pessoas tem que sair de lá pra cá para se deslocar, das suas casas, da sua cidade, para ter de estudar, para ter oportunidade. A palavra que nós temos lado da educação é oportunidade,  se a gente poder dar um oportunidade, de além de escolas dignas na cidade, nós termos também um polo da Uema é isso que nós faremos e quem for agora estudante que  concluir o ensino médio em Buriti  vai poder ficar na cidade, se  Deus quiser, muito em breve, vai poder manter-se perto de sua família, desenvolver a cidade para que a gente possa dar  essa dignidade também para as famílias de Buriti”, disse Felipe Camarão.

Confira a seguir a entrevista do secretário Felipe ao repórter Márcio Cardoso


A Secretária Municipal de Educação Gabriela Chaves agradeceu a boa acolhida da SEDUC, destacando que o Secretário Felipe tem uma imensa capacidade de entender a Educação com sua sensibilidade e que se sente orgulhosa de participar dessa reunião para levar o polo universitário para Buriti-MA.

Francisco Nunes, presidente de AMIB, agradeceu ao vereador da capital Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), que proporcionou a audiência com o secretário estadual, e externou a gratidão pelo momento, pela oportunidade de ver um sonho que será concretizado. “A AMIB se manifesta dessa forma, cumprindo a sua missão de amor nativista pela terra, Buriti de Inácia Vaz. Esse Buriti que todos nós amamos e sempre vamos brigar, sempre vamos atrás de melhorias para o nosso município. Então viva educação, viva essa parceria entre a Amib-Associação dos Amigos de Buriti e a Secretaria Municipal de Educação, também ao Centro de Ensino Maria Luiza Novaes Viana, professora Alcilene, que nos apoia nessa, também a todos os envolvidos direta ou indiretamente nosso muito obrigado”, afirmou ele.

Além do presidente da AMIB e da secretaria municipal de Educação, na comitiva de Buriti, estiveram presentes os jovens protagonistas da Amib, a professora e formadora Odilene Azevedo(diretoria), o presidente da Academia de Letras de Buriti (ABALC) Aliandro Borges (diretoria), o gestor Wilson Chagas, o vereador Matheus Lafaet, repórter Marcio Cardoso, além de outros membros da entidade também presentes no prédio Seduc.

MAIS IMAGENS






















 SOBRE A AMIB

A Associação dos Amigos de Buriti – AMIB, sediada em Buriti (MA), fundada em julho de 1992, é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter sociocultural que congrega buritienses e amigos de Buriti na busca do cumprimento de sua missão.

6 comentários: Leave Your Comments

  1. Vai ser igual o Hospital aguardem deitados,porque em pé cansa.

    ResponderExcluir
  2. Promessa de Político as vésperas de eleição só quer os votos!

    ResponderExcluir
  3. Meu só de ver a Gabriela no.meio, pode esperar q não vai pra frente, he mulherzinha desogarnizada da peste

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a AMIB,que faz muito por Buriti. Se sair será um benefício excelente para a comunidade estudantil.

    ResponderExcluir
  5. Cadê a matéria sobre a reunião com os diretores das escolas de buriti? Ou melhor dizer com os incompetentes? Pois tem escola que só fica mesmo por ser mulher de vereador

    ResponderExcluir
  6. Olhei ontem na Avenida Candoca Machado,pequenas Placas enterditando a Avenida com dizeres Prefeito Trabalhando e postagens nas redes sociais o POVINHO de Buriti felizes.Fiz reflexão imagino se esse POVINHO tivesse dito a oportunidade de ter visto o meu amigo Benedito Machado,Prefeito,na época em que fez a Avenida iriam ficar mais felizes.Achei um encanto.Parabens administração do Prefeito Arnaldo Cardoso!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES