!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - PACOTE, UM FENOMENAL CICLISTA


Na minha Meninice, aprendi aos sete anos a andar de bicicleta, em uma hora, depois de umas três quedas, com alguns três machucados, no entanto, tinha passeado várias vezes durante o Festejo de Santana na garupa de uma bicicleta conduzida pelo meu amigo BABÁ, um quase primo por afinidade, mais velho entre os meus primos residentes na nossa Laranjeiras.

A bicicleta era alugada de um conhecido amigo buritiense de nome RAIMUNDO, conhecido de todos em Buriti pela alcunha de PACOTE.

Sua profissão, Ciclista e Especialista em consertos de bicicletas, no entanto, a sua FAMA mesmo era a sua habilidade de Ciclista e a força física que possuía e que o transformaram no meio de transporte mais seguro e eficaz naquela época, na qual não existiam na nossa Buriti querida outros meios de transporte, a não ser os caminhões do seu Osvaldo Faria, o do seu Irmão Yoyô Faria e o do seu Chico Boca de Fogo.

A população inteira, sem exagero, era usuária dos seus serviços. As estudantes buritienses do Curso Normal na cidade de Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, quando retornavam de férias para a nossa cidade, viajando em BOTES pelo Rio Parnaíba, ao chegarem ao antigo Porto do Mucambinho, já encontravam o fiel PACOTE a esperá-las.

Trazia a passageira ou o passageiro, sua mala, mais os complementos (sacola, mochila, saco ou frasqueiras) sem problema, tal era a força física daquele mestiço moreno de cabelos tipo espinho do mandacaru, o cacto rei do Nordeste brasileiro.

Nós, os garotos, o admirávamos por ser um Gigante do Pedal e pela sua amabilidade conosco quando precisávamos dos seus serviços. Foi assim por muitos anos na vida da cidade e da sua população.

Em um sábado ensolarado do mês de abril de 1959, Buriti amanheceu em Festa, era a notícia levada aos quatro cantos da cidade por seu Antonio Ferreira, sempre ELE, informando após ouvir no seu velho Rádio a pilhas, que o nosso PACOTE havia sido o Campeão de um Torneio Ciclístico na capital Teresina, no qual concorreram profissionais de todos os Estados do Nordeste brasileiro.

A Praça Matriz da nossa Cidade rapidamente ficou cheia de gente e de ALEGRIA para homenagear o nosso Primeiro Herói genuinamente buritiense, o nosso Mestiço PACOTE.

Fazendo parte do meu bloco, os meus diletos amigos Chico Rêgo, ZÉ ALDIR, Felinto Faria, Didô, Zacarias, Cícero e o Joaninha.

Corremos para abraçar o nosso Campeão e ele com o seu jeito simples e humilde dizia: Mêuz Sin-ôzín-ús, ús peçoáus dá curtida érum fŕacus, Fôe Fáci!

O seu semblante, todavia, estava brilhando de Contentamento e nós Gritávamos também, muito FELIZES: O PACOTE é o nosso Campeãoãoão, Buriti!

Daquele dia em diante o nome dele foi acrescido para PACOTECAMPEÃOOO, ELE sorria e acenava agradecendo ao receber os cumprimentos.

Assim viveu o nosso HERÓI PACOTE, premiado com uma bicicleta Nova MARCA MERCK SUISS, e aplaudido por todos os que o conheceram.

Eu, ainda hoje, vivo o Alvorecer da minha INFÂNCIA QUERIDA, através dessas LEMBRANÇAS que o Tempo as transporta pelas Asas da SAUDADE, meu INESQUECÍVEL Amigo PACOTE, primeiro Campeão que eu tive a Graça e a Honra de conhecer, conviver e Abraçar pessoalmente!

VOCÊ é parte VALOROSA da História do meu TORRÃO SAGRADO e da minha História!

Repouse gloriosamente no Jardim dos JUSTOS, porque VOCÊ foi um deles!

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

6 comentários: Leave Your Comments

  1. Convivi esse tempo. Parabéns Djalma! Obrigado pelos mínimos detalhes.

    ResponderExcluir
  2. O artilheiro das narrativas já pode deixar a marca dos pés, das mãos ou da caneta na Calçada da Fama do Estádio Olímpico Correio Buritiense por homenagear com palavras o fenomenal ciclista Pacote, o Eddy Mercky buritiense.

    ResponderExcluir
  3. Uma correçãp: em vez de Mercky é Merckx

    ResponderExcluir
  4. O negócio na secretaria de educação da sério, a q se diz ser secretaria não resolve nada, quando é alguém enviando pelo prefeito ela levanta as duas mãos pro céu, e diz meu Deus mim ajuda ela não aguenta mais, e assim vai, ninguém resolve nada,ninguém sabe de nada,os q diz ser coordenadores esses q estão voado mesmo, será q ninguém sabe de nada, não resolve nada, ficam botando pra frente, não gestões passadas, tinha pessoas q resolvia, mesmo com ignorância, mais sabiam informar, o certo ou o errado, agora colocam lá os bandos de incompetentes

    ResponderExcluir
  5. Desculpe os erros, mais pelos amor de Deus, essa secretaria de educação tá uma merda

    ResponderExcluir
  6. Tanta incompetência, dessa secretaria de educação com sua adjunta, aí vem a corja dos coordenadores, vcs estão vendo o povo todos revoltado com as desorganização de vcs, exemplo disso saiu uma funcionária contratada pra trabalhar na secretaria de educação com vcs, saí dai, falando da incompetência de vcs, siga o exemplo dela tb,e pedi pra sair, vcs não tem competência de tá aí, estão acabando com tudo, então faz logo um favor pra população, colocar logo o Joel lafaete pra ser secretário logo, pra acabar logo com tudo, isso tá virando é uma aberração pro povo q voltou no ARNALDO, nunca vir isso em toda minha vida,

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES