!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

LEVANTAMENTO APONTA QUE BURITI (MA) E MAIS 169 MUNICÍPIOS DO MARANHÃO ESTARIAM IMPEDIDOS DE RECEBER NOVAS DOSES DA VACINA CONTRA COVID

 Apenas 22% dos municípios do Maranhão já chegaram a 60% da população vacinada. Secretaria Municipal de Saúde informou que há divergências de informações do Governo Federal e o estadual e que a relação disponível no site da Secretaria de Saúde está defasada e desatualizada

Em coletiva realizada na manhã de ontem, quarta-feira 3/3, o governador Flávio Dino anunciou que os municípios maranhenses só poderão receber novas doses de vacinas contra a Covid-19 após aplicar o mínimo previsto das doses recebidas anteriormente.

A medida, publicada decreto 36.351, busca ampliar a vacinação nos municípios e conter o avanço do coronavírus no estado. Ele determina que os municípios que não tenham efetivamente aplicado, conforme registro no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIM), pelo menos 60% das vacinas recebidas terão a entrega de novas doses suspensa até o atingimento do referido percentual”.

O Governo do Estado já recebeu 448 mil doses de vacinas desde janeiro, mas até agora os municípios só sinalizaram a aplicação de 201 mil doses.
Por ser um sistema de saúde tripartite, as funções da vacinação estão divididas da seguinte forma:
– Governo Federal: oferta das vacinas
– Governo Estadual: distribuição das vacinas
– Prefeituras: aplicação das vacinas

 Levantamento de dados no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no campo Vacinação, que atualiza informações acerca do quantitativo de doses distribuídas; doses aplicadas; e percentual de cobertura aponta que 170 municípios, incluindo Buriti/MA, estão impedidos de receber vacinas de um novo lote de mais de 62 mil doses que o Governo maranhense adquiriu.

O CORREIO BURITIENSE visitou a página oficial da Prefeitura de Buriti na manhã de hoje (4) e consta uma cobertura de vacinação de apenas 56,13%, o que corresponde a 366 doses aplicadas do total de 652 recebidas, restando 286 disponível.

O BLOG entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde que explicou a situação do município. De acordo com secretária Shirley Gouveia informou que o problema está relacionado ao sistema de informação SPNI que não está conseguindo atualizar as planilhas municipais.  O Coordenador de vigilância, enfermeiro Heliomar informou que há divergências de informações do Governo Federal e o estadual e que a relação disponível no site da Secretaria de Saúde está defasada e desatualizada.  Ele disse ainda que o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) está trabalhando ainda com os dados até a terceira etapa da campanha e que sistema ainda não considera as 5 etapas e que demora para atualizar, entre as causas estão congestionamento de informações, falta de acesso por queda de energia, entre outros. “Por esta razão, teremos sempre divergência entre as esferas federais e estaduais... Já a análise da base estadual está considerando 5 etapas. Ou seja, sempre estaremos desatualizados entre as duas informações... Até que o SIPNI atualize sempre estaremos um pouco desatualizados”, informou o coordenador epidemiológico de Buriti.

 Abaixo, por regional, confira as cidades que, neste momento, estão impedidas de receber vacinas de um novo lote de mais de 62 mil doses que o Governo maranhense adquiriu na madrugada de ontem:

Regional Açailândia – Açailândia, Buriticupu, Cidelândia, São Francisco do Brejão, Itinga do Maranhão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios.

Regional Bacabal – Bacabal, Altamira do Maranhão, Conceição de Lago Açu, Lago Verde, Olho D´Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Vitorino Freire, Alto Parnaíba.

Regional Balsas – Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras.

Regional Barra do Corda – Arame, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, Grajaú, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras.

Regional Caxias: Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar, São João do Sóter.
Regional Chapadinha: Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Brejo, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Bernardo, Tutóia.

Regional Codó: Alto Alegre do Maranhão, Codó, Coroatá, Peritoró, São Mateus do Maranhão, Timbiras.

Regional Imperatriz: Amarante do Maranhão, Buritirana, Campestre do Maranhão, Carolina, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Senador La Roque, Sítio Novo.

Regional Itapecuru-Mirim: Anajatuba, Arari, Cantanhede, Itapecuru-Mirim; Miranda do Norte, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Vitória do Mearim.

Regional Metropolitana – Alcântara, Paço do Lumiar, São José de Ribamar.
Regional Pedreiras – Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lagoa Grande do Maranhão, Lima Campos, Pedreiras, Poção de Pedras, São Roberto.

Regional Pinheiro – Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri Merim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia.

Regional Presidente Dutra – Capinzal do Norte, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Presidente Dutra, Santa Filomena do Maranhão, São Domingos do Maranhão, Senador Alexandre Costa, Tuntum.

Regional Rosário – Bacabeira, Barreirinhas, Icatu, Morros, Rosário, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão.

Regional Santa Inês – Alto Alegre do Pindaré, Bom Jardim, Bela Vista do Maranhão, Governador Newton Bello, Monção, Pindaré Mirim, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia, Satubinha, Tufilândia.

Regional São João dos Patos – Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Mirador, Nova Iorque, Paraíbano, Pastos Bons, São Domingues do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão.

Regional Viana – Bacurituba, Cajapio, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer, Viana.

Regional Zé Doca – Boa Vista do Gurupi, Cândido Mendes, Carutapera, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Luis Domingues, Maracaçume, Maranhãozinho, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Medice, São Luzia do Paruá, Zé Doca.

12 comentários: Leave Your Comments

  1. O q pode ter ocorrido para buriti está nessa relação?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite acho que tá tendo alguns equivoco porque a vacina começou amais de mês acredito que a energia não voltou todos os dias durante esse tempo então vamos para de da desculpa e trabalhar e ter a consciência que se a população colocou essas pessoas para que o representante e cumpra o que prometeram sem desculpas quando foram na casa de cada buritienci com energia ou sem energia

    ResponderExcluir
  3. Governo do Arnaldo não está dando conta de uma simples campanha de vacinação, quanto menos cuidar da cidade . É um risco muito grande que todos os buritienses estão correndo.

    ResponderExcluir
  4. é lamentável isso. a pior coisa que fizeram foi fechar a clínica em plena pandemia e abri uma casa sem estrutura nenhuma só pra beneficiar A ou Brasil
    Buriti precisa urgentemente de ajuda. Tantas profissionais capacitados e por razões políticas preferem colocar pessoas que nem filhos de Buriti são. Tai a francilvania que não me deixa mentir. tá tirando todo mundo, gratificação mas empregou toda a família. .

    ResponderExcluir
  5. Vereadores cadê vocês. tomem providências urgentes. o posto de saúde tá cheio de pessoas contaminadas e trabalhando. o momento é de urgência. peçam pra abrir a clínica pelo menos nesse momento. esqueçam a política. .

    ResponderExcluir
  6. Governo do Estado está correto em não enviar vacinas pra ficar estocadas em um freezer na Secretaria de Saúde, enquanto isso o pessoal fazem propaganda encima do trabalho que é obrigação deles,vão aplicar uma vacina mobilizam uns 10 funcionários com carros e fotografos pra divulgar que estão trabalhando,é obrigação de vocês não é favor não Senhora Secretaria e demais envolvidos,estão sendo muito bem pagos por isso, e trabalhem mais e divulguem menos, e separem o atendimento de quem está com Covid do Posto de Saúde,todos misturados pessoas com Covid,junto com emergencia e consultas e crianças,se organizem primeiro e apliquem as doses de CoronaVac que receberam e coloquem no sistema pra nossa cidade não ser prejudicada por vocês.Vocês são os responsáveis pelo recebimento ou não da vacina.Trabalhem mais e fotografem menos.Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏 é isso ai, trabalhar mais é disso que a população Buritiense está precisando, façam por mererecer o salário que ganham. Recebem salário pra suprir suas nessecidades e esquecem de suas responsabilidades

      Excluir
  7. ARnaldo
    AR Naldo
    ARnaldo
    AR Naldo
    ARnaldo
    AR Naldo
    ARnaldo
    AR Naldo
    ARnaldo
    AR Naldo
    ARnaldo
    AR Naldo

    ResponderExcluir
  8. Ai prefeito coloca o pessoal da saúde pra trabalhar e da educação também. Ai sim o Buriti vai começar andar pra frente, porque saquear o município sem devolver em forma de trabalhar e responsabilidade p/ com a população vai ser sempre assim.

    ResponderExcluir
  9. As pessoas criticam o prefeito, mas será que a culpa é só dele??? E se cada cidadão funcionários ou não da prefeitura fizesse sua parte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CULPA NÃO É DO PREFEITO ARNALDO CARDOSO É DO POVO SAFADO QUE ELEGEU ESSE CRÁPULA QUE É O PIOR DE TODOS QUE FORAM CANDIDATOS A PREFEITO DE BURITI.

      Excluir
  10. AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo AR Naldo ARnaldo

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES