!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

EX-VEREADOR SARGENTO VAGNER PUBLICA NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA BURITIENSE MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA COSTA

O ex-vereador de Buriti (MA) Sargento Vagner publicou hoje (31) uma NOTA DE PESAR pelo falecimento da MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA COSTA, 59 anos, que ocorreu ontem, terça-feira 30 de março de 2021. 

LEIA ÍNTEGRA DA NOTA DE PESAR:

EX-VEREADOR SARGENTO VAGNER PUBLICA NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PROFESSORA MARIA ASSUNÇÃO VERAS CAMPOS

 O ex-vereador de Buriti (MA) Sargento Vagner publicou hoje (31) uma NOTA DE PESAR pelo falecimento da professora MARIA ASSUNÇÃO VERAS CAMPOS, 75 anos, que ocorreu ontem, terça-feira 30 de março de 2021. 

LEIA ÍNTEGRA DA NOTA DE PESAR:

NOTA DE PESAR DA PREFEITURA DE BURITI PELO FALECIMENTO DA BURITIENSE MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA COSTA

 A Prefeitura Municipal de Buriti divulgou NOTA DE PESAR pela morte da buritiense MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA COSTA, popular CONCEIÇÃO COSTA, 59 anos, ocorrida nessa terça-feira, 30 de março de 2021. Ela foi vítima da covid-19.

LEIA ÍNTEGRA DA NOTA DE PESAR:


NOTA DE PESAR DA PREFEITURA DE BURITI PELO FALECIMENTO DA PROFESSORA MARIA ASSUNÇÃO VERAS CAMPOS

   A Prefeitura Municipal de Buriti divulgou NOTA DE PESAR pela morte da professora  professora MARIA ASSUNÇÃO VERAS CAMPOS, 75 anos de idade, ocorrida nessa quinta-feira, 30 de março de 2021. Ela foi vítima da covid-19.

LEIA ÍNTEGRA DA NOTA DE PESAR:

Sociólogo Paulo Romão, pré-candidato ao senado pelo PT, exige respeito dos institutos de pesquisa

O sociólogo Paulo Romão, pré-candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), enviou correspondência aos institutos de pesquisa em atuação no Maranhão exigindo mais respeito ao real quadro de pretensões políticas do estado para as eleições de 2022. A iniciativa veio a reboque das pesquisas divulgadas na última semana em que não figura o nome de Romão como postulante da vaga para senador pelo estado.

O sociólogo afirmou que o “apagamento” da candidatura do PT nas pesquisas lhe causou estranheza, já que a blogosfera maranhense deu a devida visibilidade à disponibilização de seu nome na disputa em dezembro. “Este expediente que solenemente ignora nossa pretensão é desrespeitoso por demais e é negador do real debate político proposto”, avalia o petista.

Ele chega a questionar figuras postas nas pesquisas e que sequer anunciaram interesse em entrar na disputa por uma cadeira no senado. “Não me parece democrático e transparente simplesmente ignorar que nossa pretensão de disputar o senado federal está em curso e em discussão junto ao partido a que pertenço”, pontua Romão.

Confira íntegra da nota:

Candidatura

Há vinte anos no partido de Lula, Paulo Romão é o atual secretário estadual LGBT do PT no Maranhão e anunciou publicamente sua intenção de concorrer ao senado na vaga aberta pelo fim do mandato de Roberto Rocha no dia 6 de dezembro.

Na ocasião, em carta aberta aos dirigentes do partido e à sociedade, Paulo Romão citou sua vontade de debater outras perspectivas de desenvolvimento para o Maranhão. Agora, ele reitera a posição de não desistir diante da dificuldade, exigindo a inclusão de seu nome nas próximas pesquisas.

“Acredito que o exercício contínuo da democracia exige de cada um de nós o máximo respeito ao pluralismo de ideias e posições. É nosso direito como cidadão e é direito de todo o povo maranhense ter opções a escolher”, encerra.

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA BURITIENSE ASSUNÇÃO VERAS

É com grande pesar que comunicamos o falecimento da senhora MARIA ASSUNÇÃO VERAS CAMPOS, simplesmente ASSUNÇÃO VERAS, 75 anos, ocorrido por volta das 20h30 de ontem, terça-feira 30/3. Ela estava internada no Hospital de Urgência de Teresina – HUT e teve uma parada cardiorrespiratória por infecção do novo coronavírus.

ASSUNÇÃO VERAS, que residia desde 2019 em Teresina-PI, era pedagoga e exerceu o magistério por mais de 5 décadas. Também foi secretária da Câmara Municipal na administração do ex-prefeito Antônio Dutra. Viúva, deixa 2 filhos, 10 netos e 6 bisnetos. O sepultamento será no Cemitério Municipal São José.

 Biografia da Professora Assunção Veras, extraída da homenagem da UNOPAR

 Maria Assunção Veras Campos, nasceu no dia 18 de maio de 1945, em Buriti - MA, filha de Vitorino Veras Filho e Eusebia Marques da Silva. Teve ao todo nove irmãos. Ainda criança, Assunção Veras tinha dois sonhos: ser professora e advogada. Conseguiu realizar um de seus sonhos que foi o de lecionar. Na antiga União Artística Operária Buritiense foi construindo e aprendendo como se devia ensinar com a prática e os esforços já adquiridos.

Trabalhou no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) por 4 anos como auxiliar do Chefia. Foi secretária da Câmara Municipal na gestão do prefeito Antônio Dutra.

Em 1971, casou-se com Manoel Ferreira Campos, com quem teve 3 filhos: Roberlan, Alessandro e Maykon, permanecendo casada até 2014, ano de falecimento de seu marido. Em 1975, foi nomeada professora municipal na gestão do então prefeito Benedito Machado, continuando na União artística, depois foi transferida para Unidade de Ensino Inácia Vaz, passando também pelo colégio Complexo Educacional Professora Carmem Costa. Foi diretora temporária da U.I Antônio farias. Em 1982, foi nomeada pelo Estado. Foi também ecute do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), logo após, foi promovida a Presidente.

Da U.I Antônio Farias foi transferida ao Centro de Ensino Maria Luiza Novaes Viana, nesta última, assume função na secretaria nos dois turnos, com muito esforço conseguiu finalizar o ensino superior na graduação Bacharel em pedagogia no ano de 2014 .

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA BURITIENSE MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA COSTA

 É com grande pesar que comunicamos o falecimento da senhora MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA COSTA, popular CONCEIÇÃO COSTA, 59 anos, ocorrido por volta das 19h30 de ontem, terça-feira 30/3. Ela estava internada no Hospital Tomaz Martins, na cidade de Santa Inês, a 360 km de Buriti-MA, e morreu vítima de complicações decorrentes da covid-19.

CONCEIÇÃO COSTA, que morava na Rua Santo Antônio, próximo à Delegacia, era técnica de enfermagem aposentada pelo Estado, trabalhou no Posto de Saúde nas gestões dos ex-prefeitos Neném Mourão e Naldo Batista, e atuou na secretaria escolar da antiga Unidade Integrada Antonio Farias por uns tempos. Separada, deixa 2 filhos e 2 netos. O sepultamento está previsto para ocorrer ao meio-dia de hoje (31) no povoado Barro Branco, onde residem seus familiares.

Este Correio Buritiense presta solidariedade aos amigos e familiares de Conceição Costa por esta irreparável perda e rogamos a Deus pelo seu conforto neste momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé.

LUTO EM BURITI: COVID-19 FAZ MAIS DUAS VÍTIMAS BURITIENSES NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA 30/3

 Pedagoga Assunção Veras e a técnica em enfermagem Conceição Costa não resistiram à letalidade do coronavírus.

Na noite desta terça-feira 30/3, duas buritienses perderam a vida para covid-19. As vítimas foram a técnica em enfermagem Maria da Conceição Silva Costa, 59 anos, que morreu por volta das 19h30, internada no Hospital Tomaz Martins, em Santa Inês; e a pedagoga Maria Assunção Veras Campos, 75 anos, que morreu às 20h30, internada no HUT - Hospital de urgência de Teresina.

COVID-19: 38 casos ativos da doença, 30 suspeitos e 20 óbitos em Buriti (MA), aponta informe epidemiológico desta terça-feira (30)

O Informe Epidemiológico nº 55/2021, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde – Semus nesta terça-feira 30/3, às 18h, registra 38 casos positivos da covid-19 em Buriti - MA e 30 suspeitos de terem contraído a doença do novo coronavírus. Dos doentes, 36 estão em isolamento domiciliar, 1 (um) paciente está internado em UTI e 1 (um), em clínica.

Em 2021, já foram anotadas 322 notificações sobre a covid-19. Do início da pandemia, em 11 de março de 2020, um total de 864 casos foram confirmados, sendo 806 recuperados e 20 óbitos. Outros 890 casos foram descartados.

POESIA MARANHENSE EM LUTO: AOS 35 ANOS, POETA CAXIENSE CARVALHO JÚNIOR MORRE VÍTIMA DA COVID-19

  

A poesia maranhense está de luto com a morte do poeta caxiense FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DA SILVA JUNIOR, popular Carvalho Júnior, 35 anos, ocorrida nesta terça-feira 30/3, devido a complicações decorrentes da covid-19. Ele lutava contra a doença na UTI do Hospital Macrorregional de Caxias, onde passou mais de um mês internado.

Carvalho Júnior, professor com cargo de gestor da escola estadual Gonçalves Dias, era membro-fundador da Academia Caxiense de Letras, ocupando a Cadeira nº 02, patronada por Clóvis Beviláqua Vidigal, e membro efetivo da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (Asleama). Vencedor do Troféu Nauro Machado no I Festival Maranhense de Conto e Poesia, promovido pela UEMA em 2015.

Publicou os livros de poemas Mulheres de Carvalho (Café & Lápis, São Luis, 2011), A Rua do Sol e da Lua (Scortecci, São Paulo, 2013), Dança dos dísticos (Editora Patuá, São Paulo, 2014), No alto da ladeira de pedra (Editora Patuá, São Paulo, 2017) e O homem-tijubina & outras cipoadas entre as folhagens da malícia (Editora Patuá, São Paulo, 2019). Tem poemas publicados em antologias e revistas literárias nacionais. Fica uma lacuna em Caxias e no universo cultural maranhense.

Carvalho Júnior deixa esposa e duas filhas, além de muitos amigos entristecidos com seu precoce falecimento.

A Academia Caxiense de Letras e a Asleama emitiram nota d pesar. Confiram abaixo.

Buriti (MA) tem forte alta nos casos positivos de COVID-19: agora são 39 pacientes ativos com a doença, 30 suspeitos e 20 óbitos, informa boletim epidemiológico desta segunda-feira (29)

     O Informe Epidemiológico nº 54/2021, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde – Semus nesta segunda-feira 29/3, às 18h, traz um aumento de 11 casos confirmados de covid-19, entre sábado (27) e hoje, o que elevou para 39 o número de pacientes ativos com doença em Buriti – MA.  Há ainda outros 30 suspeitos de terem contraído a doença do novo coronavírus. Dos internados, 1(um) paciente está em UTI e 1 (um) em clínica.

Em 2021, já foram anotadas 317 notificações sobre a covid-19. Do início da pandemia, em 11 de março de 2020, um total de 861 casos foram confirmados, sendo 802 recuperados e 20 óbitos. Outros 888 casos foram descartados.

URGENTE - EM COMUNICADO, SECRETARIA DE SAÚDE DE BURITI (MA) CONFIRMA MORTE DE CRIANÇA DE 1 ANO DE IDADE, VÍTIMA DE COVID-19

 Ela estava internada na cidade de Coelho Neto e morreu na tarde deste sábado (27) após parada cardiorrespiratória consequência da doença do coronavírus.

A Secretaria de Saúde – Semus de Buriti – MA confirmou, por comunicado publicado há pouco, o primeiro óbito em criança causado pela COVID-19. Segundo as informações do Comunicado, a criança tinha apenas 1 ano de idade e estava internada na cidade vizinha de Coelho Neto (MA), após regulação da equipe de da Semus de Buriti-MA.  Ela tinha comorbidades e o estado de saúde se agravou com parada cardiorrespiratória e insuficiência respiratória aguda causada pela COVID-19.  Não resistiu e morreu por volta das 13h de hoje (27).

A SEMUS diz estar incansavelmente em alerta a todos os casos de COVID.19. “Alertamos a toda sociedade a seguir os protocolos sanitários para evitar a proliferação do vírus e aqueles que apresentarem quaisquer sintomas gripais ou sintomas de dificuldade respiratória, procurem imediatamente o centro de Referência Municipal Contra a Covid-19.”, diz o informe.

Com este óbito, sobe para 20 o número de mortes por Covid-19 em Buriti (MA).  São 847 diagnósticos positivos, 28 ativos e 35 suspeitos de contraírem a doença. 

URGENTE - EM 24h, BURITI REGISTRA DUAS MORTES POR COVID; já são 19 vítimas fatais da doença, informa boletim de sexta-feira (26)

 INFORME EPIDEMIOLÓGICO nº 53, da sexta-feira 26/3, porém divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde – Semus somente neste sábado 27/3 por razões técnicas, segundo informou em nota o DECOM, registra duas mortes por covid-19 em 24h. Agora o total de óbitos pela doença do novo coronavírus chega a 19 (dezenove) em Buriti/MA, o que representa 2,24% dos casos posititvos. Não foi especificado nenhum detalhe sobre os dois óbitos pela Semus no boletim.  Também foram contabilizados 29 (vinte e nove) casos positivos ativos e mais 35 suspeitos de contraírem a doença.  Dois pacientes estão internados em clínica e um está internado em UTI do Hospital Regional de Caxias.

Em 2021, já foram registradas 292 notificações sobre a doença do novo coronavírus. Do início da pandemia, há pouco mais de um ano, em 11 de março de 2020, um total de 847 casos foram confirmados, sendo 799 recuperados (94,33%). Outros 882 casos foram descartados.


* Editado às 18h09 de hoje (27) para substituição do boletim corrigido pela Semus

BRASIL BATE NOVO RECORDE COM 3.650 MORTES REGISTRADAS EM 24 HORAS

É a segunda vez que o país registra mais de 3 mil mortes; cidades enfrentam dificuldades para conseguir medicamentos.

Coveiros vestindo roupas de proteção se preparam para enterrar no cemitério Parque Taruma, em Manaus. (Foto: Bruno Kelly/Reuters)

O boletim desta sexta-feira 26/3 do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) informa o registro de 3.650 novas vítimas da covid-19 no Brasil em um período de 24 horas, o equivalente a quase três mortes por minuto.

É o recorde de mortes registradas no período equivalente a um dia de todo o histórico do surto. Contudo, o recorde foi batido sem contar com os dados do Ceará, que não repassou as informações a tempo para o fechamento do balanço com os dados completos do país.

Foi a segunda vez desde o início da pandemia, em março de 2020, que o Brasil registra mais de 3 mil óbitos causados pela doença em 24 horas. A primeira foi em 17 de março, com 3.149 notificações.

Com os números de hoje, o Brasil chega a 307.112 mil mortos, de acordo com dados oficiais, sem contar com ampla subnotificação, reconhecida pelas autoridades sanitárias até do próprio governo.

Em relação ao número de novos infectados, o Conass informa o recebimento de 84.254 registros pelos estados, totalizando 12.404.414 casos. Na última quinta-feira 25, o Brasil bateu o recorde de registros em novos casos em um só dia, com 100.736 ocorrências.

Os dados da covid-19 desta sexta (26) confirmam que pandemia no país segue em total descontrole. É o pior momento do surto de covid no Brasil e epidemiologistas afirmam que a tendência é de agravamento.

Atualmente, mais de 25% das mortes por covid-19 no mundo ocorrem em solo brasileiro. Desde o dia 9 de março, o Brasil é o epicentro do vírus no mundo, com o maior média diária de vítimas da infecção respiratória.

Sem medicamentos

Enquanto isso, a situação da saúde pública é de colapso por todas as regiões do país. Apenas Amazonas e Roraima não estão com filas de leitos de UTIs. Mesmo com capacidade ampliada, a rede hospitalar do Brasil não comporta a demanda elevada, já que a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus está em patamar inédito na história.

Além de leitos e pessoal, faltam medicamentos. De acordo com a Confederação Nacional de Prefeitos, em levantamento divulgado também nesta sexta (26), 1.316 municípios estão no limite de medicamentos necessários para intubação.

Isso significa que 23% das cidades do Brasil, além de não possuírem mais UTIs suficientes para atender os pacientes com covid, também podem ser obrigados a suspender os tratamentos pela falta de medicamentos.

Medicamentos para dois dias

Enquanto cidades e hospitais correm para conseguir até mesmo anestésicos, o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dificulta o acesso e não garante o fornecimento dos medicamentos para intubação. O relato é do secretário da Saúde de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn.

“Cidades não tiveram as mesmas possibilidades de aquisição desses medicamentos, porque o Ministério da Saúde os requisitou dos estados e das empresas produtoras e isso ficou indisponível para a distribuição. O que foi enviado pelo Ministério da Saúde hoje dá para dois dias”, alertou.

Com isso, o governo federal, que não centraliza as decisões de combate à covid no Brasil desde o início do surto, agora impede também a organização pelos estados, a exemplo de São Paulo.

“O que fizemos ao longo dessa semana, principalmente entendendo uma demanda maior do estado: antecipamos compras. Fizemos compra emergencial e atingimos um certo nível de conforto em relação ao que se vê nas redes municipais, mas não temos mais”, completou o secretário.

O relato foi confirmado pelo vice-governador, Rodrigo Garcia. “Uma Santa Casa no interior tinha conseguido fazer uma compra de medicamentos do kit para intubação, mas logo em seguida veio a requisição federal e eles perderam esses medicamentos. A falta de coordenação nacional tem cobrado um preço alto do Brasil”, contou, sem detalhar o município.

  FONTE: Brasil de Fato

URGENTE – MORRE, AOS 54 ANOS, PADRE CLAUDINEI MELO, VÍTIMA DA COVID-19 EM SÃO LUÍS

Aos 54 anos de idade, morreu na tarde desta sexta-feira 26/3, por volta das 15h30, o Pároco Claudinei Pereira Melo, vítima de complicações da covid-19. Padre Nei, como era bastante conhecido, havia sido internado no hospital municipal de Magalhães de Almeida, no sábado (20/03/2021) com muito cansaço, pressão arterial alta e febre. Seu quadro clínico tinha piorado e foi levado para uma UTI no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, onde chegou a ser intubado para permitir ventilação mecânica, devido ao alto grau de comprometimento dos pulmões pelo novo coronavírus.

Padre Nei  era de São Paulo, chegou ao Maranhão, no final de 1998, foi ornadenado padre pela Diocese de Brejo e, em 1999, celebrou sua primeira missa na cidade de Buriti, onde permaneceu por 13 anos à frente da Pároquia de Sant'Ana. Daqui foi para as cidades de Mata Roma e Magalhães de Almeida. O sepultamento do padre deve ocorrer na cidade Brejo (MA).

A Diocese de Brejo confirmou a morte do pároco por meio de uma NOTA PÚBLICA DE FALECIMENTO.

 PESAR DO BLOG CORREIO BURITIENSE

O redator-chefe deste CORREIO BURITIENSE, Aliandro Borges, roga em orações para que Deus receba de braços abertos aquele que muito fez para espalhar a palavra divina em nossa cidade de Buriti e por onde mais dirigiu paróquias. Externo publicamente meu luto pelo padre Ney que tanto deu à nossa comunidade. Descanse em paz e na glória do Senhor Jesus Cristo.

CÂMARA MUNICIPAL DE BURITI-MA EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO BURITIENSE LUIZ GONZAGA SILVA CHAVES (“LUIZ TÉCNICO”)

 A Câmara de Vereadores de Buriti - MA divulgou NOTA DE PESAR pela morte do senhor LUIZ GONZAGA SILVA CHAVES, conhecido popularmente como LUIZ TÉCNICO, 67 anos de idade, ocorrida hoje, 26 de março de 2021. Ele foi vítima da covid-19.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DE PESAR:

NOTA DE PESAR DA PREFEITURA DE BURITI PELO FALECIMENTO DO BURITIENSE LUÍS GONZAGA SILVA CHAVES (“LUÍS TÉCNICO”)

  A Prefeitura Municipal de Buriti divulgou NOTA DE PESAR pela morte do senhor LUÍS GONZAGA SILVA CHAVES, conhecido popularmente como LUÍS TÉCNICO, 67 anos de idade, ocorrida hoje, 26 de março de 2021. Ele foi vítima da covid-19.

LEIA ÍNTEGRA DA NOTA DE PESAR:

JUIZ DA COMARCA DE BURITI (MA) EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR LUÍS GONZAGA SILVA CHAVES

 O Juiz da Comarca de Buriti-MA, Galtieri Mendes de Arruda, emitiu nota de pesar pelo falecimento do senhor LUÍS GONZAGA SILVA CHAVES, popular LUÍS TÉCNICO, 67 anos de idade, pai da servidora Joselina Oliveira Chaves Serejo.

Confira a íntegra da nota:

   "A Comarca de Buriti - MA, por meio de seu diretor do foro, juiz Galtieri Mendes de Arruda e em nome de todos os servidores, vem expressar o mais profundo sentimento de consternação pelo falecimento do pai da servidora Joselina Oliveira Chaves Serejo, senhor Luís Gonzaga Silva Chaves. 

  Em nome de todos os servidores da unidade jurisdicional, essa nota é emitida, em solidariedade à família e aos amigos."

Buriti, 26 de março de 2021.

Galtieri Mendes de Arruda Diretor do Fórum da Comarca de Buriti – Inicial

Vara Única De Buriti

Matrícula 183012



COVID-19: 27 casos ativos da doença e 37 suspeitos em Buriti (MA), aponta informe epidemiológico de quinta-feira (25)

O Informe Epidemiológico nº 52/2021, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde – Semus ontem, quinta-feira 25 de março, às 18h, registra 27 casos positivos da covid-19 em Buriti - MA e 37 suspeitos de terem contraído a doença do novo coronavírus.  Dos doentes, 2(dois) pacientes estão em UTI e 1 (um) em clínica.

Em 2021, já foram anotadas 290 notificações sobre a covid-19. Do início da pandemia, em 11 de março de 2020, um total de 843 casos foram confirmados, sendo 799 recuperados e 17 óbitos. Outros 880 casos foram descartados.

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - EU, BURITI E A SEMANA SANTA

 


Na Sexta-feira que antecedia o Domingo de Ramos, antes do início da primeira aula, todas as professoras do Grupo Escolar Antonio Faria, das Escolas Reunidas Municipais e da Escola Paroquial da minha Buriti querida, faziam uma preleção sobre o Ritual da Semana Santa, recomendando o cumprimento das regras da religião Cristã no período e aproveitavam para uma eloquente despedida que nos sensibilizava.

Daquele momento em diante, a concentração na aula era dificultada pela ansiedade do seu fim, haja vista as expectativas do recesso escolar e a CERTEZA de muita ALEGRIA que iríamos ter e vivermos nas nossas Casas durante os oito dias Santos.

O sábado era para nós, eu, o meu irmão Wilson, a minha irmã Erinda, o meu primo Francisco e a minha prima Mary, que morávamos com os nossos Avós, um dia aparentemente com mais horas diante do volume de expectativas, a começar pela espera dos condutores dos nossos transportes (cavalos, burros e jumentos) que os nossos pais mandavam para nos levarem até aos nossos Lares em Laranjeiras, o nosso Povoado Amado, o nosso Recanto PREDILETO.

A viagem era Domingo de Ramos depois da Missa, que também parecia, e era mesmo, a mais longa de todas.

Encerrada a Missa de Ramos, nos despedíamos dos nossos colegas e amigos, dos nossos Avós e pegávamos as nossas bagagens, montávamos nossos animais, comandados pelos nossos amigos Babá (Osmar) Chiqueta, ZÉ Loura ou Alfredim e com os Corações, Almas e Mentes em festa iniciávamos a nossa viagem rumo à FELICIDADE total!

Naquele dia, certamente um Capão ou uma Galinha caipira grande, cozida no leite ou assada/cheia, no azeite do babaçu seria o almoço. Só em relembrar, ainda sinto o cheiro e o sabor daquela delícia, feita pelas mãos da minha INESQUECÍVEL Mãe, assessorada pela fiel amiga e comadre Lourdinha.

Depois da refeição e do repouso da viagem pra evitar ISPARRELA, ou congestão digestiva, ciência cabocla corretíssima, o banho no colossal e imponente Rio Preto, com o seu manancial de água límpida, protegido por uma vegetação nativa, verdejante e preservada nas suas margens, incluindo os buritizais, juçarais, buritiranais e bacabeiras.

Mergulhos, nados de peito, de costas, pulos mortais de cima da ponte de pau-pombo e até de árvores que nasceram à beira das suas margens a propósito, para todos NÓS, por obra e bondade da MÃE Natureza, aquilo sim, era VIDA!

Ao anoitecer daquele dia, entremeado de tanta alegria, de tantas aventuras, logo após o jantar, a conversa sadia com parentes e amigos, no acolhedor Terreiro da nossa Casa. Assuntos variados e alegres sem faltar o plano estratégico da confecção do Judas, com o Testamento escrito para pessoas muito bem Escolhidas, que aceitassem as gozações respeitosas, a fim de que tudo acontecesse num clima de confraternização e o Sábado de Aleluia fosse de VERDADE uma Festa de União. Outro tema que não poderia faltar eram os bolos tradicionais, de puba, doces e naturais (sem açúcar ou rapadura), bolos de goma lisa, de caroços, manuês, petas, todos assados nos fornos de Barro e impreterivelmente na Quarta-feira de Cinzas à tarde, no entanto ao amanhecer, já deveria estar-se com todo o material armazenado, lenha seca e carvão, juntados na casa do forno, pois a partir desse dia, não se trabalhava a não ser no preparo dos alimentos, as imagens de Santos e de Santas eram cobertas com panos limpos, não se cantava, a não ser músicas sacras, não se assoviava(assobiava) não se brigava, nem se batia  nem  em animais e quem descumprisse esses regras estava fadado a ser punido severamente  nas primeiras horas de sábado de Aleluia.

Lembro-me que minha Avó paterna, muito católica e disciplinadora (com uma palmatória e um chiquerador de couro seco de boi), havia falado para todos nós, que na semana Santa não se podia Bater em gente e nem em animais, porque era o mesmo que Bater em JESUS Cristo.

E exatamente numa Quinta-feira Santa, o meu primo Luzimar deu um chute no TUPEGA, um cachorro nosso muito inteligente que cantava como Galo.

A minha prima Mary vendo a AGRESSÃO, gritou desesperada: mamãeeee, o Luzimar Bateeeeu em JESUS CRISTOOOOOOOO!

Todos, nós as crianças, sorrimos muito e até a minha tia Diquinha tentando ficar séria e relembrar a punição do faltoso, não segurou a Gargalhada, sendo o Pecador perdoado!

Eu adorava todos os Costumes ou Hábitos tradicionais da nossa Gente, praticados com respeito e devoção naquela época, no entanto um me tocava profundamente o CORAÇÃO, era a prática da Partilha ensinada por JESUS CRISTO no episódio bíblico da multiplicação dos Peixes e dos pães, que para nós em Laranjeiras e em todos os Povoados do nosso município era chamado de Vizinhança.

Consistia numa troca específica de alimentos na semana Santa, entre os moradores de uma mesma Comunidade.

Papai sempre se prevenia para esta prática divinal comprando um paneiro de peixes secos do LAGO, reservava da nossa pequena QUITANDA, trinta latas de sardinhas e Açúcar em porções de meio quilo e de um quarto de quilo para participarmos da Vizinhança.

  Eu sempre pedia que me deixassem receber e fazer a troca. Era emocionante e eu me sentia gratificado. Às vezes e quase sempre, a maioria dos vizinhos era de pessoas humildes, que traziam “úm-a provín-a dúr bôlus réis ladicáza”, que eu recebia agradecido e ficava muito Feliz, quando via o semblante dos visitantes transbordantes e suavizados, ao receberem a nossa “VIZINHANÇA” e com um gesto de gratidão sincera diziam contentes: “NÚM PRECIZÁVAA, ÔXÁAA, BRIGÁDÚ, MÊRMÚ FÍÍÍÍ!” Quanta Pureza!

Enfim, o esperado Sábado de ALELUIA!

O Papai ordenava o nosso amigo Babá a despertar os nossos parentes e amigos vizinhos com o ESTANPIDO de um TIRO de Ronqueira (um equipamento de Ferro em forma de um mini-canhão, carregado de pólvora e bucha) seguido do PIPOCAR de seis foguetes comuns, era também a chamada para a morte de um Boi, que seria uma Banda para o nosso consumo e a outra para os nossos parentes, que naquele tempo em nosso Povoado eram poucos e para os vizinhos bem próximos, previamente avisados. Era uma Vida em verdadeira COMUNHÃO!

Em seguida, a Morte do Judas, que tínhamos confeccionado e ESCONDIDO trancado num quarto à chave que ficava no bolso da calça do Papai sob a sua vigilância e de Mamãe, para que ninguém o roubasse.

Leitura do testamento com os herdeiros presentes, uma hora de muitas GARGALHDAS regadas a Tiquira para apreciadores dessa bebida, produção do nosso Alambique e churrasco para todos os presentes até às dez horas da manhã, menos para os que estivessem cumprindo o Sagrado JEJUM de Nossa Senhora.

À tarde, novamente de volta ao BONDOSO Rio Preto, para a pré-Despedida e o encerramento do dia, com mais momentos de pleno prazer naquele espaço abençoado.

Domingo de Páscoa, todos NÓS acordávamos muito cedo, seis da manhã, para o café matinal e aproveitarmos o último dia de mais uma SANTA SEMANA no seio da nossa Família, onde tudo foi Paz, Amor, integração e acontecimentos revigoradores de um sentimento de FÉ e AGRADEGIMENTO ao Cordeiro Imolado, pelo Seu Sacrifício e Morte em prol da Humanidade, o nosso Salvador JESUS CRISTO  Ressuscitado,VIVO  e  BONDOSO, que segue sendo a LUZ do Mundo e a nossa fonte de Força e de Proteção de toda a Humanidade .

Hoje, muitos anos depois, ainda ecoam na minha MENTE e na minha ALMA, o sopro do vento oriundo das águas do nosso Bravo Rio Preto mesmo sofrido, do que resta da nossa linda e protetora Floresta e da nossa outrora Rica Chapada, permeada de Pequizeiros, de Cajueiros, de Muricizeiros, de Bacurizeiros, de Araçazeiros, de Guabirabeiros, de Mangabeiras e de tanta VIDA.

Quantaaa SAUDADEDEEEEE!


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

SEMED REALIZA 1º CONGRESSO VIRTUAL DE EDUCAÇÃO EM BURITI (MA)

A temática “DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO EFICAZ EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BURITI” é o foco das discussões do 1º Congresso Virtual de Educação no município, que começou nessa quarta-feira 24/3 e vai até o próximo dia 27, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), comandada pela Profa Gabriela Chaves. A abertura do evento, ocorreu com vídeo institucional do prefeito Arnaldo Cardoso (PL), que desejou sucesso ao congresso e que os professores aproveitassem o momento para aprender e com isso melhorar a educação das crianças, jovens e adultos do município de Buriti.

A secretário de educação Gabriela Chaves enfatizou a importância do congresso como uma das ações da nova gestão educacional para o município avançar nos indicadores de aprendizagem. “Tem sido um prazer participar com excelentes palestrantes que nos incentivam a inovar o processo ensino aprendizagem, o aprender a aprender, que trouxeram contribuições para os professores e professoras bem como a todos que tem vivido esse momento de grande aprendizado, acompanhando com entusiasmo, renovando as energias para iniciarmos os trabalhos do ano letivo de 2021”, frisou. Ela declarou ainda está emocionada com a participação da comunidade escolar e que é bastante gratificante ver que todos estão gostando do evento.

Assistam às discussões do 1º dia:

Manhã


Tarde

O congresso conta com a parceria da Escola de Formação de Governantes (EFG), da Fundação Sousândrade (FSADU), da União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME), do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOP) e com a participação de conselheiros e dirigentes educacionais, doutores, mestres e especialistas nas mais diversas áreas, que durante os quatro dias debaterão e compartilharão práticas pedagógicas dentro do contexto educacional de pandemia com os professores da rede pública municipal.

Programação
                I CONGRESSO VIRTUAL DE EDUCAÇÃO - 2021 - BURITI-MA
 
TEMÁTICA: Desafios e possibilidades para uma educação eficaz em tempos de pandemia na rede municipal de ensino de Buriti

PERÍODO:   24 a 27/03/2021.



Na programação especial do último dia de Congresso, no sábado 28/3,  participarão Regina Faria, Beth Faria, Odilene Azevedo e  Wilson Chagas.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES

Aviso de Cookies