"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - Eu, Buriti e a Política

       É de suma importância a ciência política para que se avance no estudo dos mecanismos de Poder, haja vista que é esta ciência que lida especificamente com a atuação de governos e estadistas.

O Caminhar dos políticos, dos Poderes Executivo e Legislativo especialmente, está diretamente ligado ao Poder, é a regra geral.

É obrigação indescurável entender o Poder, para que haja avanço nas instituições políticas, a fim de que se evitem os Abusos de Poder, tão comuns, por parte do Estado, pelos Governantes ou pelas Instituições financeiras.

Os avanços nesse campo somente ocorrem, se as Cidades forem agrupadas por uma população humana através de uma estrutura jurídica sólida, bem definida, conscientizada do seu papel, e exerça de fato a sua Cidadania.

Lamentavelmente, a nossa Buriti, não possui esta estrutura e nem esta consciência, quer dos Governos (dos dois poderes) quer da sua População na sua totalidade, nem aqui e nem alhures.

Pra não ser impreciso nem desconhecido da nossa realidade, existe sim, uma parcela da população buritiense, com consciência e discernimento, na qual me louvo para ter Esperança de que haja mudança para melhor nos dois Poderes, num futuro não tão longo.

Hoje, com fundamento na atuação dos últimos comandantes do Executivo e do Legislativo respectivamente, assevero sem sentir-me injusto, não vislumbro diante do quadro político que se apresenta, não apenas Nebuloso, mas Escuro, qualquer possibilidade de transformação para melhor, com o resultado das Eleições do dia 15 de novembro próximo.

Ressalto, com respeito e reconhecimento, que no Poder Legislativo atual, existem valorosos parlamentares, no entanto, no Todo, ainda não perceberam de que lhes faltam maturidade e entendimento completo do seu potencial e das suas responsabilidades, para que tenhamos o Poder Legislativo, que queremos, fiscalizador dos atos do Poder Executivo, verdadeiramente legítimo representante do Povo, que defendam o seu GRUPO político dentro do princípio solidariamente PURO, sem ser meramente beligerante, todavia sem ser VASSALO do Chefe do Poder Executivo.

Eu sociologicamente sou político, vivo os acontecimentos políticos da nossa Terra, já subi em dois palanques e posicionei - me em favor de dois candidatos a prefeitos, clamando por mudanças estruturais do nosso município, porque naqueles dois momentos era necessário impedir que o pior candidato continuasse a premiar a nossa Gente e a nossa cidade, com títulos de CORRUPTO e de CONDENADO PRESO por Improbidade Administrativa, como se fosse uma Honraria.

Os dois Eleitos, no entanto, foram DECEPCIONANTES, não atenderam e não cumpriram os apelos da população e nem as suas próprias promessas.

Sufragarei, no próximo dia 15 de novembro, um voto válido para Vereador e um para Prefeito, Independentes e Honestos, fora das hostes que se julgam proprietárias do eleitorado buritiense.


 SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da minha terra, deu meus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antonio Faria, cursou o Ginásio Industrial na antiga Escola Técnica Federal do Maranhão, estudei o Curso Científico no Liceu Piauiense e o concluiu no Liceu Maranhense, militou na área de educação, orientando nas matérias português e inglês. Cursou a Faculdade de Direito de São Luís/UFMA, pós-graduado no primeiro Curso de Formação de Magistrado do Maranhão, Direito Civil e Penal, Delegado de Polícia Civil concursado, aposentado na Classe Especial, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública, inclusive o de Secretário. É advogado legalmente inscrito e em dia, na OAB/MA em atividade, detesta injustiça de qualquer ordem, principalmente praticada contra pobres e oprimidos, em favor dos quais atua! Adora minha Buriti e tudo o que ela ainda tem de bela, principalmente a sua gente!

10 comentários: Leave Your Comments

  1. Parabéns Dr. Djalma pelo amor que cultiva por sua terra natal. Sou testemunha de que vc realmente é um homem íntegro e amigo, e que odeia injustiças.
    Janio Miranda

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dr. Djalma pelo amor que cultiva por sua terra natal. Sou testemunha de que vc realmente é um homem íntegro e amigo, e que odeia injustiças.
    Janio Miranda

    ResponderExcluir
  3. Não parabenizo o Dr.Dalma! Pois há muitos anos ouvia falar no nome dele, mais nunca ouvi falar que ele fizesse nada pela querida Buriti como diz ele.Agora na pior idade ele vem querendo ser nem sei o que!

    ResponderExcluir
  4. Eu o parabenizo meu tio querido pois sou testemunha viva de que você intercede pelos pobres. Eu cresci vendo você ser quem é, um homem integro, horrado, honesto com um valores morais inquestionáveis
    e todos que carregam o sobrenome passos tem orgulho porque você é nosso TIO DJALMA que anciosos esperamos sempre de braços abertos em sua comunidade. E sabemos sim que você ama Buriti que pela posição social poderia morar em outos lugares mas prefere sua cidade natal.Amamos você QUERIDO TIO.Muita paz a você e sua família. E que continue assim do jeitinho que você .

    ResponderExcluir
  5. Parabéns TIO DJALMA pela sabedoria que você atrás consigo!

    ResponderExcluir
  6. Há uma visão equivocada, simplista, e não podemos exigir muito do Djalma, uma pessoa humilde intelectualmente, de que o indivíduo se torna corrupto após alcançar um cargo de vereador, prefeito, deputado, senador ou de presidente da República.

    Antes de ser político, temos o sindicalista, o policial, o religioso, o comerciante, o empresário, que já roubam ou cometem outros tipos de crimes no exercício dessas profissões, apenas se aprimoram na roubalheira ou na prática de diferentes delitos quando se tornam políticos. A análise criminosa da sociedade tem que ir além do período eleitoral e da atuação dos políticos.

    ResponderExcluir
  7. "Eu, Buriti e a Política", titulo do texto do Djalma, publicado no Correio Buritiense, mostra o nível de despolitização da sociedade buritiense. No alto de seu partidarismo ultrapassado, faz críticas e tenta apontar soluções superficiais para a gestão do município. Uma amontoado de parágrafos, sem coerência, sem sentido. Um texto ruim tanto na forma quanto no conteúdo.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Dr.Djalma,belo texto!!Você é DEZ!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES