"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Coluna ALÉM DO DIVÃ - Filosofia e Psicanálise – “O EU É O OUTRO”

·        Por Josealdo Silva, filósofo e psicanalista

“O EU É O OUTRO”

O sujeito busca o outro para descobrir o que lhe falta. ...Quem é você que está diante de mim, feito à imagem e semelhança, feito de um corporalidade que me faz crer até que somos irmãos?

E eu? Quem sou em relação ao outro? Que segurança tenho de que eu sou eu e não um outro? Freud nos despiu de nós mesmos ao mostrar que o "eu não é senhor em sua própria casa” e Lacan seguindo o passo do mestre desfez a ilusão de totalidade, em síntese, o eu é - antes de mais nada - outro.  Já dizia o filósofo Sartre: - Aquele que vejo na minha frente, como outro - foi a partir dele que eu fui feito. Eu é que sou feito a imagem e semelhança do outro.

É isso mesmo, eu projeto no outro conteúdos, intenções e até pensamentos meus. Eu me vejo nesse outro no qual identifico traços meus, eu o vejo como meu ideal, que tanto admiro -como eu gostaria de ser igual a ele!

Podemos afirmar que o eu está para o outro assim como o sujeito está para o outro. O sujeito é constituído pelo o significante do outro. A identidade do eu vem do outro; mas o sujeito é sem identidade.

O sujeito não é isso ou aquilo. Ele é um vazio, um furo no conjunto da linguagem, deslizado nas cadeias do significante. Podemos dizer que o eu é indissociável do outro. Um eu nunca vem sozinho - ele está sempre acompanhado do outro, eis porque a instância do eu é fundamentalmente paranoica. O outro é gêmeo do eu...

 SOBRE O AUTOR

JOSEALDO SOUSA SILVA, natural de Chapadinha/MA, é formado em Filosofia (UEMA), com licenciatura em Filosofia Cristã pela Faculdade Filadélfia (CE), e graduado em Psicologia (Faculdade Pitágoras), pós-graduado em Psicopedagogia Clínica (Faculdade FAMEP/IESF) e psicanalista praticante, membro da OrLa-Centro Psicanalítico do Maranhão.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES