"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

URGENTE: Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota, confirma primeira morte por Covid-19 em Buriti (MA) nesta segunda-feira (11)


A Secretaria Municipal de Saúde - Semus confirmou a primeira morte por Covid-19 em Buriti (MA) nesta segunda-feira 11/5. Este é o primeiro óbito registrado no município decorrente da infecção pelo novo coronavírus. A confirmação da morte só foi divulgada por meio de uma nota de pesar da Prefeitura de Buriti após o Comitê de Prevenção à Covid-19 já ter liberado o Boletim Epidemiológico de hoje (10) e, portanto, a informação ainda não consta lá.  A Semus não repassou nenhum detalhe sobre o paciente.
De acordo com o boletim de hoje da Semus, o número de notificações passou de 36 para 39, sendo 12 registros confirmados da infecção, destes, 5 são considerados recuperados e 7 (sete) continuam ativos, 11 exames de pacientes de Buriti aguardam análise no Laboratório Central do Estado (Lacen) e 16 (dezesseis) casos descartados.
  ISOLAMENTO SOCIAL E DECRETOS
 Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de um novo decreto publicado pelo prefeito de Buriti Naldo Batista na última segunda-feira 4/5.
Instalação de barreiras sanitárias, férias de profissionais da educação antecipadas, aulas suspensas até 3 de junho, uso obrigatório de máscaras, interdição de vias próximas à lotérica, comércio não essencial fechado, sob pena de multa e interdição total, são algumas das novas determinações. (CLIQUE AQUI E VEJA O DECRETO)
 ORIENTAÇÕES PARA FICAR EM CASA
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
CUIDADOS BÁSICOS
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

10 comentários: Leave Your Comments

  1. E onde está o dinheiro para combate a COVID19, cadê as ações desse governo municipal? só divulgar nota de pesar não adianta nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dinheiro está servindo para pagar aquele monte de contratado que eles colocar naquele posto de saúde. A aglomeração é cada vez maior. Aí está o resultado de uma Boa administração do prefeito do secretário de saúde diplomado, mestrado, doutorado e alfabetizado.

      Excluir
  2. E o Lockdownzinho do Naldo Batista e Secretário de Saúde todo diplomado do Buriti, não surte efeito?

    ResponderExcluir
  3. Ja era de se esperar infelismente pois sempre que posso vou onde meus pais e qd chego ai as ruas parece 25 de março lá de São Paulo triste situação.

    ResponderExcluir
  4. Deveria ter era vergonha na cara! E não publicar nota de pesar.

    ResponderExcluir
  5. Ainda fala de respeito, quando na verdade ele não tem respeito por ninguém! Hipócritas!!!

    ResponderExcluir
  6. O Buritiense está sozinho e desamparado, não há assistência a saúde, nem antes e nem durante a pandemia, somente Deus por nós!

    ResponderExcluir
  7. Prefeito Naldo Batista errou em derrubar um Hospital, o único que havia, para fazer uma praça no local.

    ResponderExcluir
  8. Prefeito Naldo Batista está fazendo tudo certo quem está errando são os eleitores.

    ResponderExcluir
  9. Seria uma benca se o povo desse uma respostar nas eleicoes para esse prefeito corrupto. E vergonhoso um municipio como esse nao ter uma saúde pelo menos razoavel para a populacao. Dinheiro e recurso tem, mas ele nao tá nem ai. E lamentavel a situcao desse municipio que tem mais de 80 anos de existencia e clntinua na mesma sem qualidade nos servicos publicos. É nojento

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES