"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

MARANHÃO JÁ REGISTROU 985 CASOS DE DENGUE EM 2020

Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti — Foto: Getty Images/BBC

Paralelo à luta contra o novo coronavírus (Covid-19), o Maranhão também lida com as notificações dos casos de dengue. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 985 casos da doença já foram confirmados no estado, até o dia 18 de abril. Enquanto isso, o Ministério da Saúde especula 1.819 possíveis casos de dengue no estado. Só na capital, 466 casos já foram confirmados.
De acordo com esse último boletim do Ministério da Saúde, 221 óbitos por dengue foram registrados no Brasil e 208 seguem sendo investigados. O Maranhão ainda contou nenhuma morte por dengue, porém, três estão em estágio de investigação. No Brasil, a faixa-etária mais acometida é de idosos a partir de 60 anos, com 58,4% (129) dos casos confirmados.
De acordo com o Ministério da Saúde, a região Centro-Oeste do país é a que mais apresentou incidência de notificações, são 709, 5 casos por 100 mil habitantes. O Nordeste fica em última colocação quanto à notificação de casos de dengue, 73,9 casos por 100 mil habitantes o que equivale à 42.202 pessoas.
Os dados mais recentes da dengue no Maranhão estão disponíveis no 17° Boletim Epidemiológico de Monitoramento de casos de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes Aegypti (dengue, chikungunya e Zika). Esses boletins tão atualizados constantemente.
TIPOS DE DENGUE
Existem quatro sorotipos da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, e todos podem causar a forma clássica da doença quanto mais graves. Até a semana epidemiológica 16, 140.572 amostras foram testadas para DENV e 65. 290 (46,4%) tiveram resultado reagente/detectável.
Dessa quantidade de amostras positivas, foi possível fazer a sorotipagem do vírus em 9.612 (14,7%). O sorotipo predominante no país, no momento, é o DENV-2 um dos mais agressivos, no Nordeste o DENV-1 é predominante, no entanto, no estado do Maranhão só foram testados casos de DENV-2.
Por G1 MA 

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES