"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

LUTO EM BURITI (MA): Morre, aos 85 anos, MARIA DO SOCORRO COSTA MOURÃO, matriarca da tradicional Família Mourão

Socorro Mourão, uma estrela que iluminará nosso céu eternamente.
A matriarca da família MOURÃO, Maria do Socorro Costa Mourão, Dona Socorro, como costumava ser chamada, morreu na madrugada desta sexta-feira 15/5, no HSLZ - Hospital dos Servidores, em São Luís/MA. Ela estava internada há alguns meses lutando contra um quadro de pneumonia que se agravou para septicemia e, às 3h de hoje, não resistiu. Ela tinha 85 anos de idade.
O corpo segue da capital para sua residência em Buriti, na Praça Constâncio Carvalho, no centro da cidade. O enterro está previsto para às 17h desta sexta-feira no Cemitério Municipal São José.

Biografia de Socorro Mourão: A Matriarca dos Buritienses  
Maria do Socorro Costa Mourão, Dona Socorro, nasceu em 29 de novembro de 1934, em Buriti. Casada com Francisco Pereira MOURÃO, com quem teve dez filhos (destes, três falecidos), entre eles o ex-prefeito de Buriti Neném Mourão.  Ela teve também 16 netos (três homens e onze mulheres) e 13 bisnetos (sete homens e seis mulheres).
De origem simples e sempre dedica aos estudos, Dona Socorro formou-se em Magistério, com o 4º ano adicional, habilitando-se, dessa forma, para tarefa de ensinar e educar. Foi diretora do Polo Nordeste, no prédio da clássica Escola Reunida Municipal. Em 1982, foi nomeada professora estadual, lecionando na Unidade Integrada Antônio Faria, escola onde, em 1999, assume a função de diretora adjunta, ficando até sua aposentadoria.  Além de trabalhar na educação, Dona Socorro também contribui com a população, atuando como vereadora por três mandatos consecutivos, de 1971 a 1973, 1973 a 1977 e 1977 a 1982.
Sempre muito querida entre os familiares, amigos e toda comunidade buritiense, Dona Socorro Mourão deixa um modelo de fortaleza, vigor e brandura, sempre firme no momento certo, e, simultaneamente, doce e maternal em cada situação. Mesmo nas horas mais difíceis, ela, como pilar da Família Mourão, agia pela união, solidariedade e respeito, vestindo o manto da serenidade e da harmonia.
Uma mulher guerreira, destemida, amorosa, paciente, honesta, digna e de caráter. Um exemplo de esposa, mãe, avó e bisavó. Dela emanam sabedoria, honestidade, paciência, força, fé e coragem, virtudes caras nos tempos desta pós-modernidade.
  Sua determinação a fez resistir às intempéries e dificuldades da vida, fazendo dela uma buritiense exemplar, uma mulher forte, experiente, batalhadora e vencedora. Uma heroína, iluminada e referência para a família Mourão e para sociedade buritiense. Mulher com extraordinária capacidade de acolher, cuidar, proteger, educar e amar.
Esposa leal, mãe batalhadora, avó amorosa, bisavó paciente. A vida de Dona Socorro sempre foi marcada pela sua fé, alegria, brandura, companheirismo, paciência, olhar harmonioso, voz aprazível e respeitada em todas as circunstâncias familiares.
Neste momento, não há de se falar em morte, mas em passagem para eternidade do ser humano maravilhoso que nos deixa em corpo e viverá em espírito entre nós, porque seu legado não é apenas um quinhão familiar, é uma reserva moral de valor inestimável para todas as gerações.
IMAGENS DE MOMENTOS VALOROSOS DE DONA SOCORRO MOURÃO 
























0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES