"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Boletim Epidemiológico aponta 13 casos confirmados da Covid-19 em Buriti (MA)


Na noite desta terça-feira 12/5, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do boletim da Vigilância Epidemiológico, divulgou que uma pessoa a mais foi diagnosticada com a Covid-19, a doença do novo coronavírus, em Buriti (MA). O número de casos confirmados de coronavírus passou para 13 na cidade. Nos últimos quatro dias o número de infectados tinha se mantido estável.

De acordo com a Semus, as notificações ao sistema de saúde totalizaram hoje 40 pessoas, sendo 16 (dezesseis) descartados, 7 (sete) casos ativos (contaminados e em recuperação) e 5 (cinco) pacientes já curados da Covid-19 na cidade. Buriti tem ainda uma morte confirmada pela doença, ocorrida ontem (12), e outros 11 (onze) casos suspeitos que estão sendo investigado.

Dos confirmados, há onze homens e duas mulheres. Quatro casos são na faixa etária de 20 a 29 anos, um caso na faixa de 30 a 39 anos, quatro entre 40 a 49 anos, um na faixa de idade entre 60 a 70 anos e três pacientes acima de 70 anos de idade. A maior parte, cerca de 61,53%, reside na zona urbana. As localidades notificadas são os bairros Santo Antônio (01), João Roberto (01), Bacuri (01), Alto da Moderação (02), Centro (03) e nos povoados Laranjeiras (02) e Gamelos (03). 
O caso do paciente que veio a óbito era do sexo masculino e apresentava as comorbidades hipertensão arterial e diabetes mellitus.  
 ISOLAMENTO SOCIAL E DECRETOS
Para evitar a contaminação pelo vírus, isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de um novo decreto publicado pelo prefeito de Buriti Naldo Batista na última segunda-feira 4/5.
Instalação de barreiras sanitárias, férias de profissionais da educação antecipadas, aulas suspensas até 3 de junho, uso obrigatório de máscaras, interdição de vias próximas à lotérica, comércio não essencial fechado, sob pena de multa e interdição total, são algumas das novas determinações. (CLIQUE AQUI E VEJA O DECRETO)
ORIENTAÇÕES PARA FICAR EM CASA
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
CUIDADOS BÁSICOS
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. 

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES