"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Biblioteca on-line da CNM soma mais de 47 mil downloads em dezembro


Biblioteca virtual da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reúne notas técnicas, cartilhas, estudos, informativos, livros e outros materiais, teve 47.320 arquivos baixados em dezembro de 2019. Esse é o maior número de downloads dos últimos doze meses. A maior procura foi pela estimativa do 1% adicional de dezembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que somou 5.968 downloads.
As notas sobre os repasses ao Fundo são de grande apoio para a gestão municipal e auxiliam no planejamento financeiro das prefeituras. Prova disso é que o tema é um dos mais acessados pelos visitantes – outras quatro notas sobre as transferências de dezembro do FPM também figuram entre as dez publicações mais baixadas. Juntas, elas representam 32,8% do total de downloads da Biblioteca no mês.
Em seguida, conteúdos sobre a cessão onerosa tiveram destaque. Os Municípios receberam R$ 5,3 bilhões do recurso. A nota técnica 24/2019, por exemplo, foi acessada 3.204 vezes. O material explica como deve ser feito o tratamento contábil da receita oriunda da cessão onerosa. Após o repasse da verba, em 31 de dezembro, para as contas municipais, a Confederação atualizou a publicação. Há novas informações sobre o Pasep, uma vez que o valor do tributo foi retido na fonte, e orientações sobre como fazer a publicação contábil. Já a nota com os valores estimados para cada Município após o leilão da cessão onerosa contabilizou 2.898 arquivos baixados.
Ainda na área de Contabilidade, houve 1.992 downloads da nota técnica Procedimentos contábeis de encerramento do exercício de 2019 e abertura do exercício de 2020. Disponibilizado em meados de dezembro, o material é uma importante ferramenta para que os gestores atendam às regras de prestação de contas. Apresenta ainda calendário de ações e prazos na preparação das contas para a elaboração das demonstrações contábeis anuais.
Por fim, entre os dez mais baixados, estão o informativo Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o estudo Pagamento do 13º Salário pelos Municípios brasileiros em 2019. Todo o conteúdo da Biblioteca on-line da CNM é gratuito.
Clique no link abaixo e visite a biblioteca virtual:



0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Brasil 24/7

CartaCapital