Trending

Governo Bolsonaro propõem extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e de baixa arrecadação

No caso do Estado do Maranhão, quatro municípios seriam atingidos com a PEC.
Na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, enviada hoje (5) ao Senado, o Governo Bolsonaro propõe extinguir municípios pequenos considerados inviáveis financeiramente. Pela proposta apresentada pelo Ministério da Economia, municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total serão incorporadas pelo município vizinho. Além disso, haverá restrições para a fundação de novos municípios.
A incorporação dos municípios valerá a partir de 2025, e caberá a uma lei ordinária definir qual município vizinho absorverá a prefeitura deficitária. Uma lei complementar disciplinará a criação e o desmembramento de municípios.
O plano precisa da aprovação do Congresso Nacional, com duas votações na Câmara e no Senado. Por se tratar de uma emenda constitucional, são necessários os votos de três quintos dos deputados e senadores para ser aprovado.
Quem pode ser impactado?
O governo não informou se tem estudo sobre quantos municípios estão nesta situação e seriam atingidos pela medida. De acordo com o IBGE, pelo Censo de 2018, dos 5.570 municípios brasileiros, 1.257 têm menos de 5 mil habitantes, 22% do total, onde vivem 2% da população brasileira (4.234.044 habitantes).  A maioria está concentrada nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
No caso do Estado do Maranhão, quatro municípios seriam atingidos com a PEC, são eles
Nova Iorque - 4.683 habitantes
São Pedro dos Crentes   - 4.651 habitantes
São Félix de Balsas  - 4.609 habitantes
Junco do Maranhão - 3.506 habitantes
*Com informações da Gazeta do Povo/Brasil247/Agência Brasil

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads