"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

Prefeitura Municipal de Buriti

RESPLANDES TRANSPORTES - Viagens Diárias

RESPLANDES TRANSPORTES - Viagens Diárias

VENDE-SE UMA FAZENDA - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

FESTEJOS DE JULHO: 7º Encontro dos Filhos e Amigos de Buriti (FAB) terá tradicional partida futebolística, reencontro com Uma noite de Cinema” e a 2ª Festa da Leitoa


Neste ano de 2019, será realizado o VII ENCONTRO DE AMIGOS E FILHOS DE BURITI, evento em que são homenageados atletas, ex-atletas e desportistas que contribuíram e ainda contribuem com o esporte no município.
Todos os anos os organizadores do evento realizam um jogo em que na camisa das equipes vem estampada a imagem dos homenageados que, nesta 7ª edição serão quatro: FERRO VELHO, MARILAN, FÁTIMA MARACÁ e JOCA DO MOCAMBINHO.
Após o jogo tradicional de domingo 21, será promovido um churrasco de confraternização no Recanto do Talarico. Para participar do evento você precisa apenas adquirir a camisa que homenageia os escolhidos deste ano.
Além do jogo entre os Filhos e Amigos de Buriti que moram aqui e fora do município, neste ano vai acontecer a Festa da Leitoa e a 3ª Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos.
PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS
Dia 20/7 -  Missa em ação de graça aos homenageados e a todos desportistas. 
Dia 21/7 – Popular Encontro dos Atletas com uma partida de futebol, em seguida confraternização no Recanto do Talarico com música ao vivo, regada a Chopp e churrasco.
Dia 23/7 – 2ª Festa da Leitoa, a partir da 10h no bar Recanto do Talarico.

Dia 24/7 -  Uma Noite de Cinema, 3ª Festa do Reencontro, com o melhor dos bons tempos na Churrascaria Brasil.


A FESTA DA LEITOA 
A Festa da Leitoa é um evento que surgiu em 2018 e nasceu a partir de uma brincadeira do grupo de whatsapp dos Filhos e Amigos de Buriti quando um dos membros protestou em áudio pelo sumiço de uma leitoa sua e que teria sido morta e comida para celebrar um aniversário. A forma como se expressou levou todos ao riso e a partir daí muito se fez para descobrir sobre o sumiço da leitoa. Solucionado amigavelmente a situação da morte da leitoa, todo o enredo virou diversão com direito a um cordel, “A ABDUÇÃO DE UMA LEITOA À LA BURITI”, escrito pelo buritiense Reginaldo Veríssimo.  Não deu outra: veio logo a ideia da leitoada. Para este ano de 2019 o cordelista preparou “CABOCOS DA BOLA -  DE FICHA LIMPA A POLEIRO DE PATO”. Imperdível.

III FESTA DO REENCONTRO DOS FILHOS E AMIGOS DE BURITI
No dia 24 de julho, os FILHOS E AMIGOS DE BURITI se reencontram para relembrar os velhos tempos de discoteca e celebrar a amizade. Este será o 3º reencontro, pois em 2017 foi realizada a primeira edição do gênero e que está viva até hoje na mente e no coração dos que viverão aquele momento.
A festa ocorrerá na CHURRASCARIA BRASIL, a partir das 21 horas, onde será resgatado o tempo dos embalos, relembrar a época em que nos reuníamos na discoteca do TONIQUNHO, na KATISPERO, por exemplo, e dançávamos para valer, vivendo os melhores dias da nossa juventude. Os organizadores preveem um público em torno de 400 pessoas entre filhos e amigos de Buriti que moram na cidade e outros que virão de todos os cantos do Brasil.
A animação fica por conta das bandas LOS SANCHOS, fazendo o melhor do internacional e da música retrô, e BIDÔ & AMIGOS, tradição da nossa terra, que vão sacudir nossos ossos até de manhã. Mas a principal atração mesmo serão os próprios participantes da festa que, fantasiadas para desfile no Tapete Vermelho, irão viver o sonho de Uma Noite de Cinema, todos envolvidos em carisma, emoção e amizade para dançar até o dia raiar. 
O público é composto de rapazotes e moças de mais ou menos 50 anos de idade, que passaram o começo de sua juventude nas discotecas de Buriti. Muitos deles estão espalhados pelo Brasil inteiro, MAS ESTÃO SEMPRE VOLTANDO À SUA TERRA. Hoje são emancipados, graduados e muitos são concursados. Eles conhecem muita gente na cidade e são bastante influentes. Eles tendem a ser mais animados até mesmo que os jovens de hoje, porque só querem saber de se divertir, sem ligar para julgamentos. Gostam de uma cervejinha, mas sem se embebedar, e também apreciam vinho e whisky. Nesta festa também estarão seus filhos, que são essenciais para perpetuar o espírito de amizade dos buritienses e propagá-lo para as próximas gerações.

ORIGEM E HISTÓRICO DO ENCONTRO DOS AMIGOS E FILHOS DE BURITI
O evento surgiu em 2013 a partir de um diálogo casual entre dois esportistas da cidade de Buriti, Alan Borges e Evaldo Freire, que idealizaram uma forma de reunir amigos que um dia fizessem parte do futebol e da história do município. Daí os dois começaram a elaborar um projeto denominado ENCONTRO DOS FILHOS E AMIGOS DE BURITI que se realizaria todo mês de julho, com objetivo de agregar o maior número de buritienses e amigos, presando pela amizade e companheirismo.
No segundo ano do evento, outro objetivo foi acrescentado ao projeto que era homenagear atletas e dirigentes que de alguma forma tenham contribuído ou que fazem parte da história no futebol em nossa cidade, desde a primeira geração a quarta geração (esta a dos idealizadores).
No primeiro ano do encontro, 2013, o evento foi pouco divulgado e nenhuma personalidade foi homenageada. Em 2014, DOMINGOS FRANCES, ex-atleta do Cruzeiro exemplo de garra. Em 2015, MANOEL FERREIRA, um craque com o brilho nos pés, e o PIABA, o craque polivalente.
Em 2016, os dirigentes homenageados foram: ZÉ ERNANDES, presidente da associação, exemplo até hoje na luta por nosso esporte; DONA HILDA, uma mulher como tantas outras, guerreira e esportista; ZUCA MARQUES, uma história no esporte buritiense; e DEUSANIRO FREITAS, um guerreiro que nunca deixou o amor pelo esporte, pai de tantos craques.
Em 2017, os  homenageados foram quatro guerreiros que têm o esporte como paixão: MARINHO, do povoado Saquinho, com 70 anos demonstra um vigor físico e uma vontade enorme de fazer o que mais gosta, ou seja, praticar o futebol, sendo exemplo para muitos;  PATRIARCA, dirigente da LIGA esportiva, como muitos em Buriti nunca deixou o esporte morrer;  Prof. ANTONIO LUIS (BEC) um amante do esporte,  que sempre contribuiu para o crescimento da modalidade; e  DIAR BACURI,  mesmo com todas suas limitações,  nunca desistiu de fazer do esporte uma válvula de escape para os mais jovens.
Em 2018, 6ª edição, foram homenageados: ARARA, RAIMUNDINHO SUZANA, ZIZINHO e JOÃO DE DEUS.
Associado ao momento do evento futebolístico, em 2017, iniciou-se a realização da Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos de Buriti (MA), onde gerações relembram a delícia da amizade e das aventuras das gerações da cidade. 
A Festa da Leitoada, que tem agora sua 2ª edição, surgiu em 2018, quando a indignação pelo sumiço de uma leitoa, que teria sido morta e comida para celebrar um aniversário, fez o dono protestar no grupo de whatsapp dos Filhos e Amigos de Buriti. O áudio viralizou e não deu outra: festa entre os amigos para desfazer o mal-entendido.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.