"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

Prefeitura Municipal de Buriti

RESPLANDES TRANSPORTES - Viagens Diárias

RESPLANDES TRANSPORTES - Viagens Diárias

VENDE-SE UMA FAZENDA - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Em sua 7ª edição, tradicional partida futebolística promove Encontro dos Filhos e Amigos de Buriti (FAB) no Festejo de Sant’Ana

Foto/crédito: LIMA K LIMA
Aconteceu durante a manhã do último domingo 21, o VII ENCONTRO DE FILHOS E AMIGOS DE BURITI, evento em que são homenageados atletas, ex-atletas e desportistas que contribuíram e ainda contribuem com o esporte no município. A partida, organizado por Alan Karter, foi realizada no Estádio Municipal, popular “MACHADÃO”.
Este evento é feito todos os anos e os envolvidos confeccionam duas equipagens temáticas onde vem estampada a imagem dos homenageados que, nesta 7ª edição foram:  FERRO VELHO, MARILAN, FÁTIMA MARACÁ e JOCA DO MOCAMBINHO.
Foto/crédito: DUXMARIO

Foto/crédito: DUXMARIO


Em 2019, novamente marcaram presença no encontro duas lendas do futebol maranhense, o lendário goleiro Juca Baleia e o atacante Paulo César, além de amigos e filhos de Buriti que vieram das cidades mais longínquas do nosso país, para prestigiarem este 7° Encontro. Com bom público no estádio, homenageados e famílias ali presentes puderam reviver grandes momentos do nosso futebol, rever ex-atletas e filhos de Buriti, que abrilhantaram mais ainda esse grandioso evento, como: Arara, Chagas Campos, Murad, Mano, Kauta, Cid Gaúcho, Frande, Cemar, Marilan, Ferro Velho, Peruca, Odair, Iran, Bene, Zé Ernandes, Chico Coco, Deusanirinho, Evaldo, Nildo, Nenenzinho, Zeba, Itaperuna, Miguel, Edilson raposo, Romualdo, Zé Alberto, Marrom, Toinho Francês, Bingo, Didi, Weskley e tantos outros de diversas gerações, sem esquecer do nosso lendário árbitro Zé do Socorro.
“Vemos aqui no semblante das pessoas o grande prazer de estar participando desta festa. Isso é muito importante, porque além da oportunidade de rever os amigos estamos assistindo uma belíssima partida de futebol. Os organizadores estão de parabéns”, disse o ex-goleiro do Sampaio Correia, Juca Baleia, que na partida atuou na posição que lhe projetou no futebol brasileiro.
“É um jogo que virou tradição, reunindo os filhos e amigos de Buriti, que são aqueles que vêm prestigiar nossa festa e mantém esse laço com a cidade”, explica o secretário de Esporte de Buriti, Toinho Francês.

Paulo César, que jogou no Vasco da gama ao lado de Romário e tantos outros craques, parabenizou o Tenente Alan Carter pela organização e pelo projeto, pois essa homenagem em vida a atletas é o reconhecimento a essas pessoas que tanto fizeram e fazem pelo futebol amador daqui de Buriti. “Me sinto honrado pelo convite, esse foi o segundo ano que participo ao lado do Juca Baleia e por onde ando venho falando desse grandioso evento, de como aqui estão valorizando os atletas. Obrigado a todos os buritienses e amigos de Buriti pela acolhida e receptividade, agradecer ao Cid Gaúcho, Evaldo, Alysson, Aliandro e Alex, irmãos do Alan, ao Toinho Francês, a todos, em especial a esse grande homem, o Tenente Alan", disse ele.
Foi mais um evento emocionante e grandioso que vem fazendo a diferença nos festejos de julho em Buriti.
Logo após o jogo, foi realizada a resenha no Recanto do Talarico, à base de música ao vivo, churrasco e muita amizade.

Origem e Histórico do Encontro dos Amigos e Filhos de Buriti (MA)
O evento surgiu em 2013 a partir de um diálogo casual entre dois esportistas da cidade de Buriti, Alan Borges e Evaldo Freire, que idealizaram uma forma de reunir amigos que um dia fizessem parte do futebol e da história do município. Daí os dois começaram a elaborar um projeto denominado ENCONTRO DOS FILHOS E AMIGOS DE BURITI que se realizaria todo mês de julho, com objetivo de agregar o maior número de buritienses e amigos, presando pela amizade e companheirismo.
No segundo ano do evento, outro objetivo foi acrescentado ao projeto que era homenagear atletas e dirigentes que de alguma forma tenham contribuído ou que fazem parte da história no futebol em nossa cidade, desde a primeira geração a quarta geração (esta a dos idealizadores).
No primeiro ano do encontro, 2013, o evento foi pouco divulgado e nenhuma personalidade foi homenageada. Em 2014, DOMINGOS FRANCES, ex-atleta do Cruzeiro exemplo de garra. Em 2015, MANOEL FERREIRA, um craque com o brilho nos pés, e o PIABA, o craque polivalente.
Em 2016, os dirigentes homenageados foram: ZÉ ERNANDES, presidente da associação, exemplo até hoje na luta por nosso esporte; DONA HILDA, uma mulher como tantas outras, guerreira e esportista; ZUCA MARQUES, uma história no esporte buritiense; e DEUSANIRO FREITAS, um guerreiro que nunca deixou o amor pelo esporte, pai de tantos craques.
Em 2017, os  homenageados foram quatro guerreiros que têm o esporte como paixão: MARINHO, do povoado Saquinho, com 70 anos demonstra um vigor físico e uma vontade enorme de fazer o que mais gosta, ou seja, praticar o futebol, sendo exemplo para muitos;  PATRIARCA, dirigente da LIGA esportiva, como muitos em Buriti nunca deixou o esporte morrer;  Prof. ANTONIO LUIS (BEC) um amante do esporte,  que sempre contribuiu para o crescimento da modalidade; e  DIAR BACURI,  mesmo com todas suas limitações,  nunca desistiu de fazer do esporte uma válvula de escape para os mais jovens.
Em 2018, 6ª edição, foram homenageados: ARARA, RAIMUNDINHO SUZANA, ZIZINHO e JOÃO DE DEUS.
Neste ano, 7ª edição foram homenageados:  FERRO VELHO, MARILAN, FÁTIMA MARACÁ e JOCA DO MOCAMBINHO.
Para o próximo ano de 2020, 8ª edição, os organizadores já definiram quais serão os homenageados, são eles: MOZAR, ZÉ ALBERTO, CHICO FORTUNATO e LEONDA.
Associado ao momento do evento futebolístico, em 2017, iniciou-se a realização da Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos de Buriti (MA), onde gerações relembram a delícia da amizade e das aventuras das gerações da cidade. 
A Festa da Leitoada, que tem agora sua 2ª edição, surgiu em 2018, quando a indignação pelo sumiço de uma leitoa, que teria sido morta e comida para celebrar um aniversário, fez o dono protestar no grupo de whatsapp dos Filhos e Amigos de Buriti. O áudio viralizou e não deu outra: festa entre os amigos para desfazer o mal-entendido.

APOIO AO EVENTODE 2019
Prefeitura de Buriti- prefeito Naldo Batista
Cid Gaúcho
Genilson Gouveia
CORREIO BURITIENSE
Família Pacheco- Kauta
Toinho Francês
Alysson Borges
Alex Borges
Chagas Campos
Evandro peruca
Bar Espaço da Fama
Robert Almeida
Didi
Evaldo
Jorge Talarico
Mario

ORGANIZAÇÃO:
Alan Karter

MAIS IMAGENS DO EVENTO

Fotos/crédito: DUXMARIO & LIMA K LIMA 

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.