"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

Prefeitura Municipal de Buriti

RESPLANDES TRANSPORTES - Viagens Diárias

RESPLANDES TRANSPORTES - Viagens Diárias

VENDE-SE UMA FAZENDA - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

AÇÚCAR PODE SER USADO NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS QUASE INDESTRUTÍVEIS


Um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia apresentou resultados interessantes sobre como o açúcar poderia ser usado para a fabricação de uma série de materiais e tecidos, que seriam quase que indestrutíveis.
Como em tantos outros casos, essa não foi uma “descoberta criada” a partir de um laboratório: foi a Natureza quem desenvolveu tudo. O problema é que a resposta era quase inacessível, já que estava muito bem guardada em banhos borbulhantes de ácido.

ORGANISMOS ULTRARRESSISTENTES
Os pesquisadores descobriram que em determinadas fontes termais extremamente ácidas e até mesmo nas fontes termais vulcânicas existem alguns organismos unicelulares muito antigos que não têm problemas para viver em ambientes que seriam a destruição total para a maior parte das demais formas de vida.
Esses tipos de organismos possuem algumas estruturas chamadas de pili, tão complexas e resistentes que os cientistas nunca conseguiram separá-las para estudar o que escondiam.
De acordo com o pesquisador Edward H. Egelman, do Departamento de Bioquímica e Genética Molecular da UVA, separar esses apêndices não foi possível com soluções de detergente fervente: eles permaneciam intactos. A partir disso, coisas mais drásticas como hidróxido de sódio e lixívia, também foram tentados. O resultado foi o mesmo.
Foram usadas muitas outras abordagens até que os cientistas decidiram fazer análises com microscopia de crioeletrônica. Foi aí que perceberam o real motivo das falhas ao visualizar as imagens submicroscópicas: as estruturas que constituíam os apêndices tinham toda sua superfície coberta por açúcar.
Foi algo inédito, pois, até então, não se tinha conhecimento de um organismo que passou a usar açúcar, em algum momento de sua evolução, para se proteger e, ainda, torná-lo tão resistente a ponto de permanecer ileso nos ambientes extremos em que vivem.
(Fonte: Eurekalert/Divulgação)
MATERIAIS INDESTRUTÍVEIS
Trazendo essa descoberta para algo mais próximo do dia a dia, Egelman aponta que lições de design poderia ser inspiradas na natureza. Roupas, equipamentos de proteção e equipamentos eletrônicos poderiam contar com uma cobertura de açúcar para poderem resistir a exposições extremas adversas. Imagine, por exemplo, uma roupa que duraria toda uma vida ou uma residência construída com materiais a partir dessa ideia.
 Do site Tecmundo 

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Naldo Nero Batista: Incêndio no Fórum de Buriti (MA)
    Fórum é incendiado após juiz indeferir cassação de prefeito no MA

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.