"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

PROGRAMA DESTAQUE - Experiência exitosa do projeto Educanvisa em Buriti (MA) vai ser destaque na I MOSTRA MARANHÃO AQUI TEM SUS


A experiência exitosa da implantação no ano passado, em cinco escolas da rede pública de ensino, do programa EDUCANVISA pela Vigilância Sanitária em Buriti, coordenada pela Enfermeira Clennya Simão, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, foi selecionada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS/MA e vai ser destaque na I Mostra Maranhão Aqui Tem SUS que será realizada em São Luís no próximo dia 11 de abril no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
O trabalho de Buriti foi escrito com o tema “Vigilância Sanitária: Intersetorialidade e Transversalidade, uma relação possível e necessária”.
Entusiasmada com escolha desse belo projeto para Mostra, a coordenadora Clennya Simão agradeceu ao apoio e dedicação integral da equipe da Vigilância Sanitária Municipal, ao Secretário de Saúde, Rogério Viana, a Secretaria Municipal de Educação, diretores, professores, apoiadores, alunos e profissionais da saúde envolvidos. “Para fortalecer as ações do SUS, devemos andar de mãos dadas, enfatizou ao CORREIO.
  A MOSTRA tem o objetivo de propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS e estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam e visam à garantia do direito à saúde.

SOBRE O PROJETO
O Educanvisa - Educação em Vigilância Sanitária é um programa educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem por objetivo promover melhorias nas relações de consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, com a estratégia de formar educadores e outros profissionais das áreas da educação e da vigilância sanitária para trabalharem, nas comunidades escolares, ações educativas sobre o uso e o consumo seguro de medicamentos, alimentos, cosméticos, dentre outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.
Nos municípios, as ações são capitaneadas por profissionais da vigilância sanitária ou das secretarias de educação que fazem a interlocução com as escolas da rede de ensino, atuando como multiplicadores do conhecimento em vigilância sanitária. Os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos em salas de aula e na comunidade escolar.
Em Buriti o programa educativo alcançou o universo de 330 alunos, envolveu vários professores de 5 escolas na região. “Chegamos mais longe do que pensamos com esse projeto, levando saúde e educação como norteadores do projeto. E como resultado, temos crianças educando crianças, seus pais e se alimentando melhor”, avaliou Clennya Simão.
Com o destaque da experiência, o trabalho de Buriti ainda pode concorrer para participar da 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, na qual o COSEMS/MA tem direito a 17 vagas que serão selecionadas na Mostra Maranhão Aqui Tem SUS 2019.  Mostra Nacional ocorrerá no período de 02 a 05 de julho, em Brasília-DF, durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

2 comentários: Leave Your Comments

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Postagens populares

Postagens mais visitadas

Seguidores

CORREIO TV

Arquivos do blog