"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Ex-Prefeita de Buriti Dra Elza Machado morre aos 89 anos


A  ex-prefeita de Buriti Dra Elza Maria Magaldi Machado, de 89 anos, morreu na noite desta quarta-feira 13, por volta das 20h30, em decorrência de Insuficiência Renal Crônica, no Hospital Português, em São Luís.
 Nascida em 19 de fevereiro de 1930, em Juiz de Fora/MG, Dra Elza, como era mais popular, morou no Rio de Janeiro, onde conheceu o buritiense Benedito Machado, ex-prefeito da cidade. Após três anos de namoro, ela passou a viver em Buriti,  a partir de 1964, ano em que se casou com o ex-prefeito. O casamento foi celebrado pelo padre Júlio em 29 de junho daquele ano.
Em 1983, já com o título de cidadã buritiense, Dra Elza era vice-prefeita de Benedito Machado, este renunciou após 11 meses da posse, e ela assume o cargo de prefeita de 1983 a 1988 e cumpre os cinco anos e um mês restante do mandato de seis. Em 1992, ela tentou um segundo mandato, mas perde o pleito eleitoral por uma pequena diferença.
Entre as principais obras de sua gestão estão: a construção do Balneário Piscina Nova, do Complexo Educacional Professora Carmem Costa, do Estádio Municipal, da Praça do Estudante e da Igreja do bairro Bacuri, entre outras.
Além de vice-prefeita e prefeita da cidade, Dra Elza, dentista de formação, foi diretora do Colégio Carmem Costa, diretora-geral do Hospital Smith Braz, referência na região, e secretária municipal de saúde por oito anos durante o mandato do ex-prefeito José Vilar (1997 – 2004).
Ela foi uma política local reconhecida por sua dedicação à saúde e educação do município. Gestora de pulso firme, tinha da população buritiense o respeito pelo cumprimento de suas promessas. “Era mulher de palavra”, assim todos a definiam.
O corpo da ex-prefeita segue nesta manhã, às 5h, da capital para Buriti, onde será sepultado.  O corpo será velado, primeiro, em sua residência, na Avenida Condoca Machado, em Buriti, e, depois, na Igreja Matriz, de lá vai para o enterro, previsto para as 17h,  no cemitério municipal São José
O atual prefeito Naldo Batista lamentou a perda da política local através de nota de pesar. “Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com os familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências pela irreparável perda”, diz a nota.
Dra Elza Machado deixa uma filha, Patrícia Magaldi Machado.  

Um comentário: Leave Your Comments

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Postagens populares

Postagens mais visitadas

Seguidores

CORREIO TV

Arquivos do blog