"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

BURITI (MA) REGISTRA PIORA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SOB GOVERNO NALDO BATISTA, APONTAM DADOS DO IDEB


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da cidade caiu de 3,4 para 3,2 entre 2015 e 2017, nos anos finais do ensino fundamental (9º ano). MEC divulgou dados nesta segunda-feira 3/9.



A rede pública municipal de educação de Buriti registrou queda no indicador de qualidade do governo federal em todo ensino fundamental. Nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, a diminuição fez com que a cidade registrasse, em 2017, um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,2, ante 4,3 em 2015, em uma escala que vai de 0 a 10.  Os números dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, são ainda piores — de 3,4, em 2015, para 3,2 no ano passado. A meta prevista para o ano era de 4,4 para fundamental menor e de 4,1 para fundamental maior.
Ideb dos anos finais do Ensino Fundamental.
Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
 Nos anos finais, esta foi a primeira queda sofrida na qualidade do ensino desde que o indicador foi adotado em 2005. Já nos anos iniciais, de 2007 a 2015, entre as administrações dos ex-prefeitos Neném Mourão e Rafael Mesquita, todas as metas estipuladas pelo Mec foram superadas e só agora, em 2017, sob a gestão de Naldo Batista, pela primeira vez o município não atingiu o indicador.
A rede municipal atende 10.366 alunos em 67 unidades públicas de ensino, sendo a maioria das escolas, 58, rural. Faltam bibliotecas e laboratórios.
Com 28.306 habitantes, Buriti tem o menor orçamento de educação per capita do país, praticamente todo vindo Fundeb. Segundo dados de 2015, eram R$ 2.911,94 no ano, o que equivale a apenas R$ 246,66 por mês por aluno para todas as contas da educação. (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS)
O Ideb consiste em um índice calculado a partir da relação entre taxas de rendimento escolar e média de desempenho em português e matemática medidos em uma prova nacional. Divulgado a cada dois anos, o indicador estabelece metas até 2021.
Os números enfraquecem o argumento de priorização da educação.  Não basta investir em pinturas de prédios ou apenas equipar as salas de aula com ar condicionado. É necessário investir na valorização dos profissionais da educação e na formação continuada dos professores, além da adoção da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que define aquilo que os estudantes da educação básica devem aprender. (A Base já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, em 2017, e as escolas públicas e particulares devem adotar novas referências para seus currículos até início do ano letivo de 2020)
 Os gestores precisam compreender que a educação é a espinhal dorsal para desenvolvimento econômico e para ter melhores cidadãos.
O QUE É O IDEB
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.
ORIGEM DO IDEB
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos. O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.
Há um indicador calculado para cada nível do ciclo básico: o ensino fundamental I (avaliando os estudantes do 5º ano), o ensino fundamental II (avaliando os estudantes do 9º ano), e o ensino médio (avaliando os estudantes do 3º ano).

53 comentários: Leave Your Comments

  1. Naldo Batista é semi-analfabeto, então não poderia ser diferente.

    ResponderExcluir
  2. Naldo o melhor prefeito de Buriti...kkkk

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a secretária competentíssima. Parabéns é o resultado do seu brilhante trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. predators lectures, nao sou a favor nen contra nenhum gestor, mas enwuanto nao se levar a sério a EDUCAÇÃO, sempre vai ser assim esses numeros. A politica partidaria esta acabando o municipio em todos is sentidos, nao se adota uma prática de ao memos contratar atraves de SELETIVO, mais aqui só se pensa no voto .Pior q tudo isso só recai p os professores, mais cabe também ver o papel e responsabilidade da familia q mts vezes nao esta ligando p seu importante papel na EDUCAÇÃO dos filhos. Cabe tbm saber reclamar os seus direitos p q tenhamos uma sociedade com os cidadãos q sabem realmente ser cidadao

      Excluir
  4. parabens ao blog ta voltando

    ResponderExcluir
  5. E parabéns aos gestores anteriores que diziam não valer nada.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Secretária mestra!!! Pelo belíssimo trabalho, e pela competência impecável kkk kkk kkk kkk kkk kkk kkk kkk.

    ResponderExcluir
  7. Ele nao valoriza os profissionais... Os da saúde penam na mao dele. Concursado tambem. A Saúde vai de mal a pior. Basta pesquisar e ver os recursos cortados. Triste Buriti! A populaçao padece.

    ResponderExcluir
  8. Competente mesmo é o Secretário de Saúde...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Porquê o correio buritiese nào ouviu a Secretária de Educação,agora mesmo teve uma reportagem na Folha de São Paulo.Assim que faz jornalismo.

    ResponderExcluir
  10. Prefeito Naldo Batista organizador de eventos como festas, etc...agora educação, administração da coisa pública vc não tem capacidade e aguarde q verá como o TCE vai bater nas prestações de contas.

    ResponderExcluir
  11. É por isso que saiu na veja, a professora de português que não sabe falar corretamente. Eu não sei falar o português correto, como vou ensinar se não sei falar corretamente? Que doído não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo professor tem que saber falar direito, independente da disciplina que leciona

      Excluir
    2. todo professor tem que saber falar direito, independente da disciplina que leciona

      Excluir
  12. E alguns ficam felizes porque, saiu na Folha de São Paulo, e ja ficam achando legal.

    ResponderExcluir
  13. DESDE O PRIMEIRO DIA COMO PREFEITO SEU NALDO BATISTA QUIZ TRATAR OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO COM FOSSEM SEUS "EMPREGADOS" NÓS SOMOS É CONCURSADOS E MEREÇEMOS SER RESPEITADOS. VOCÊ ESTÁ SENDO PREFEITO HOJE E AMANHÃ NINGUÉM SABE, NÓS NÃO, HOJE SOMOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E AMANHÃ TAMBÉM SEREMOS. ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê o Sindicato que recebe pra reevindicar estes direitos? Se houver injustiça o Sintasp com 10 funcionários lotados lá pra atendimento e o MP deveria ser acionado por eles,pois o MP só age se for provocado.

      Excluir
  14. A nossa "MESTRA": Um bom profissional não se faz com títulos e diplomas, e sim com humildade e trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Aos vereadores, e principalmente aquele que foi eleito com os votos dos professores, estamos esperando o senhor de novo na nossa porta pedindo votos.

    ResponderExcluir
  16. A Educação de Buriti, virou um "CABIDE" de empregos para parentes de vereadores e amigos.

    ResponderExcluir
  17. esses indicadores ruim da educaçao do nosso municipio tudo se leva por falta de investimento nos proficionais mais ele pensa que investimeto e so passa cal nas paredes da milho para os alunos vou dar um exemplo no ano passado um professor do margisterio que dar aula na zona rural ganhava 10050 reais este ano caio para 840 reais sem ter deslocamento sem ter condiçoes de trabalho se nao investir vai ser sempre assim.

    ResponderExcluir
  18. NALDO é um perseguidor mandou derrubar o bar do senhor MORENO,um pobre pai de família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Decisão Judicial,seu moreno queria tomar o que não era dele,conhecer pra falar é melhor do que falar sem conhecer

      Excluir
    2. Nao ta certo tirar o meio de vida das pessoas, mais nao é certo tbm sair ai construindo em local q nao lhe pertence. Ali faz parte da MA034, pensj

      Excluir
    3. A rodoviária também estar sendo tomada pelo abutres. Ali não é garagem de caçamba.

      Excluir
  19. Gente esse resultado fala muita coisa.Competência e Conhecimento não é pra todo mundo e quem tem nem diz que tem, mostra onde quer que vá.

    ResponderExcluir
  20. Correio Buritiense matando as nossas saudades, voltando a ser como era nos tempos em que era atuante. Que não pare.
    Parabéns!!
    Att:
    Leandro

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus❕❕❕ Quanta barbaridade❕❕ Isso não é um ser humano, é um bicho. É o que o Moreno tá recebendo por ter ajudado eleger esse monstro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Moreno se apossou do terreno que não era dele,e outra informação pra você e decisão judicial e o prefeito não tem autorização pra derrubar ou invadir propriedade particular pois o terreno lá onde o bar estava localizado é do seu Edi Barbosa.O prefeito leva culpa até do que não fax

      Excluir
  22. Mais tudo que você faz um dia volta pra você!!!!

    ResponderExcluir
  23. É a retribuição que esse ditador prepotente tá dando pra quem ajudou a se eleger.Mais a dor de cagar não dá só uma vez.

    ResponderExcluir
  24. Uma coisa que se viu na história do Buriti, foi prefeito ficar com a renda dos jogos de futebol do estádio, e agora é ele quem fica.Essa é boa.

    ResponderExcluir
  25. O interessante disso tudo é que ontem fizeram uma reunião com os gestores e veio um senhor dizer que!!a culpa não é do prefeito e muito menos Da secretaria,a culpa é dos professores.kkkkkkkk quer dizer que os professores estão trabalhando sozinhos é isso kkkkk kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  26. Quer dizer que se estivesse tudo ok!estavam parabenizando prefeito e secretária certo!como deu negativo a culpa é só dos professores!estão defamando os professores e issso não é correto.

    ResponderExcluir
  27. Rindo muito de vocês que queriam a mudança kkkkkk.ta aí o resultado da mudança.kkkkkkkk kkkkkkkkkkk.muda buriti essa é a Nova historia com certeza kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Ano de eleição e o prefeito com a secretária de educação colocando faltas nos professores por não quererem trabalhar no dia de sábado.
    Os poucos votos que tinha dos professores e parentes se evaporaram desta vez. Só os babões com cargo de confiança que ainda dizem que tá tudo bom na educação que talvez votem nele.
    A diferença entre os candidatos da oposição e aos dele vai ser grande. Aguardem pra ver...

    ResponderExcluir
  29. SECRETÁRIA COMO SUGESTÃO FAÇA UMA VISITE EM SOBRAL NO CEARÁ VEJA SUA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  30. Como é que o idebe vai melhorar se contrata gente. Seme analfabetos para dá aula só pra agradar veriador e sem falar que vai pra escola no dia que quer e agora? As coordenação da SEMED passa o tempo todo na formação fazendo celf.é. lamentável a realidade atual

    ResponderExcluir
  31. A palavra era equipe competentekkkkk estou cansada de procurar e vcs acreditam? ??ainda não soube nem notícias Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  32. e vamos de eleição. campanha do atual prefeito tá dando só o pessoal que tá indo aqui de buriti com ele para os interiores. Efeito da ação e reação já aparecendo

    ResponderExcluir
  33. Kkkkk kkkkk kkkkk.logo se vê pois estão todos muchos kkkkkkkkk se estivesse sendo às mil maravilhas logo os baboes colocariam nas redes sociais,como na campanha dele em 2016 aguenta Nova historia kkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  34. Como éque vai pra frente, meu povo?se professores não tem com promissor!faltam direto!tem que ter uma fiscalização em cima desses que só ganham dinheiro e não exercem de forma competente seu cargo! pouquíssimos trabalham, agora o resto.kkkk só enrolam.fiacalize senhor prefeito!

    ResponderExcluir
  35. Como éque vai pra frente, meu povo?se os professores não tem compromisso!faltam direto!tem que ter uma fiscalização em cima desses que só ganham dinheiro e não exercem de forma competente seu cargo! pouquíssimos trabalham, agora o resto.kkkk só enrolam.fiacalize senhor prefeito!

    ResponderExcluir
  36. Isso é verdade!! Tem mais! Tem gestor aqui que chega na 8 horas e os professores esperando para começar seu trabalhos, pois a secretaria está fechada. Fiscalizem.

    ResponderExcluir
  37. Se a educação tá uma Merda, a saúde nem se fala porque é uma vergonha. E as pessoas que recebem da prefeitura,pra presta atendimento à população não fazem.

    ResponderExcluir
  38. À uma semana tive que ver uma funcionária do posto de saúde, tratando um paciente com arrogância,o pior é que o paciente era uma criança. Ela não queria aplicar o remédio. Tivemos que comprar o remédio p/ ela poder colocar no soro pois ele preciso desse remédio.

    ResponderExcluir
  39. A minha indignação é pôr se tratá de uma criança especial. A minha pergunta é; essa atende está ai por competência ou p/ precisa do salário? Prefeito, fiscalize seus funcionários públicos, talvez seja por causa deles que sua reputação como prefeito esteja tão baixa.

    ResponderExcluir
  40. Onde está o respeito pelas: crianças, principalmente as especiais e os idosos, cade os direito deles? E o estatuto do idoso,da criança e adolescente.QUE MERDA!!😱😱😱

    ResponderExcluir
  41. Isso que dá colocar pessoas incompetentes em cargos que deveriam ter pessoas capacitadas na área.(Secretário de Educação)
    E a saúde??? Segurança ???
    Infelizmente enquanto haver essas "brigas partidarias" entre lado A e B a população vai ficar a mercê por causa dessas pessoas que só querem roubar o dinheiro que chega pra envestir em Educação,Saúde e Segurança.

    "Um novo tempo, uma nova história"?? É isso Sr• Naldo Baptista??? Responde ai a população

    ResponderExcluir
  42. Isso que dá colocar pessoas incompetentes em cargos que deveriam ter pessoas capacitadas na área.(Secretário de Educação)
    E a saúde??? Segurança ???
    Infelizmente enquanto haver essas "brigas partidarias" entre lado A e B a população vai ficar a mercê por causa dessas pessoas que só querem roubar o dinheiro que chega pra envestir em Educação,Saúde e Segurança.

    "Um novo tempo, uma nova história"?? É isso Sr• Naldo Baptista??? Responde ai a população

    ResponderExcluir
  43. Galerinha não percam o tempo de vcs, como eu perdi hoje lendo esses comentários.... Lembre-se a vida por si só faz a Justiça acontecer. Agora relaxa!

    ResponderExcluir
  44. Pra resolver de vez esses problemas. Alex Motor.dep.estadual

    ResponderExcluir
  45. Tem uns babaca soltando foguetes o dia todo, enquanto isso quantos buritiense ñ tem um centavo pra comprar um pão pra comer. Esse ė o Buriti que não QUEREMOS mais.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Postagens populares

Postagens mais visitadas

Seguidores

CORREIO TV