"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Guardas Municipais são capacitados para uso de armas não letais


Turma com 46 guardas civis de sete municípios, incluindo Buriti, recebeu treinamento para manuseio e identificação de situações de uso de pistola que dispara choques elétricos, entre outras tecnologias não letais.
 Um grupo de 46 guardas civis de vários municípios da região participou nos últimos três dias, 20, 21 e 22 de julho, de um Curso de Nivelamento Operacional (CNO) que visa a capacitação para o uso de armas não letais, como a Spark, pistola que dispara choques elétricos, Taser, agentes químicos, munições de impacto controlado (balas de borracha), bastão Tonfa, espargidores de pimenta, entre outras. O treinamento foi aplicado pela Survive Consultoria, empresa formada por guardas municipais de São Luís (MA) e que tem instrutores devidamente credenciados pela PF para treinamento na área de gerenciamento de crise, uso proporcional da força, noções de primeiro socorros, técnicas de algemação e uso de tecnologias não letais.  
Trechos de Vídeos dos treinamentos

A capacitação é fruto da parceria entre Survive Consultoria e o Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão - SIGMEMA e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Buriti na logística, hospedagem e alimentação dos consultores. A capacitação foi realizada no Centro de Apoio Pedagógico – CAP, em Buriti, e também em ambiente externo, e contou com participação de guardas civis de Buriti, Afonso Cunha, Araioses, Brejo, Santa Quitéria, São Bernardo e Tutóia. 

Na parte teórica, os guardas receberam todas as informações sobre o equipamento, as situações de uso e a forma de abordagem. Já na prática, os guardas testaram os efeitos do uso das armas e da sua eficácia em preservar a integridade física dos envolvidos, situações de uso e forma de abordagem também fizeram parte do treinamento prático.

De acordo com o instrutor N. Filho, o objetivo deste curso é “capacitar guardas municipais para que estejam melhor preparados para utilização dos seus serviços junto à comunidade em que a Guarda atua. Ensinamos a manusear com eficiência a tecnologia não letal no combate a violência, criminalidade urbana e também na preservação da vida. “O guarda municipal hoje já é um agente de segurança, citado na Constituição, além de outras leis específicas a exemplo daquele que instituiu o SUSP”, concluiu ele.
VEJA NO VÍDEO A FALA DO INSTRUTOR GUARDA N. FILHO

Ao final do curso, o guarda Greyton, da GCM de Buriti, enfatizou a importância da união das guardas municipais, das prefeituras e dos políticos para olhar para seu povo. Para ele, a integração dos órgãos de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil, como diz a Constituição, é de fundamental importância para enfrentar o crime. Veja vídeo abaixo.

Em vídeo enviado aos Guardas em capacitação, o Coronel Pereira, ex-comandante da PM do Maranhão, também congratulou a todos pelo curso. Veja no vídeo:
MAIS IMAGENS DO TREINAMENTO



9 comentários: Leave Your Comments

  1. Todos com o primeiro grau incompleto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo pro seu saber todos os guarda tem nível superior agora vc, que critica vai ao menos procura estuda sio inveja não leva ninguém a luga nem um,vontade de tá no luga deles vc tem, vá procura estudar, voce e muito tolo

      Excluir
  2. Vejo pelo nível do seu português que você não tem nem o primário incompleto. Para o seu conhecimento eu sou pós-graduado em processo penal e estou no segundo semestre do curso de mestrado em direito penal. Ter inveja de guarda municipal é algo bem irônico para o meu currículo não acha?

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKK....SÓ SE FOR VC MEU AMIGO POIS SE TIVER ALGUM GUARDA COM NIVEL SUPERIOR, ESSE AINDA NÃO SE APRESENTOU NÃO...POIS VC É MUITO MAL IMFORMADO .

    ResponderExcluir
  4. isso ai vai dar merda!!! Não é colocando armas não letais nas mãos de guardas municipais que as coisas vão se resolver da noite para o dia. podem ter ensino médio, superior ou pós graduação que a merda vai sair do mesmo jeito. Quem anda com urubus nunca vai ser águia. A polícia tá tirando o dela da reta e pondo esses pobres coitados, que o mínimo que eles deveriam fazer era zelar pelo patrimônio da cidade, ou eu estou enganado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo. O sonho de todo guarda e ser policial militar...

      Excluir
  5. Vão estudar bando de inverjoso.

    ResponderExcluir
  6. ACHO ENGRAÇADO QUE ESSE POVO DE BURITI NÃO QUEREM ESTUDAR, E QUANDO TEM CONCURSO NA SUA CIDADE NÃO FAZEM OU PORQUE NÃO QUEREM,OU PORQUE SÃO BURRO,QUEREM SÓ CRITICAR O TRABALHO DA GUARDA MUNICIPAL E DE OUTRO CARGOS, OU SÓ PORQUE QUE OS TRABALHADORES SÃO DE OUTRAS CIDADES,TEM ALGUMAS PESSOAS DE BURITI DIZENDO QUE TEM FACULDADE,DIZENDO QUE TEM GUARDA MUNICIPAL QUE SÓ TEM ENSINO FUNDAMENTAL,ANALFABETO E ESSES QUE ESTÃO FAZENDO FACULDADE SÓ VIVE EM FRENTE DA PREFEITURA DE BURITI BABANDO O PREFEITO POR EMPREGO,E FIZERAM O CONCURSO DA GUARDA MUNICIPAL E NÃO PASSARAM PORQUE,E ELES OLHAM OS GUARDA DE OUTRA CIDADE,E SINAL QUE Á MAIORIA DO POVO DE BURITI SÃO BURRO,NEM O TRANSITO RESPEITA E PAGAM PELA PROPRIA VIDA.

    ResponderExcluir
  7. Não sou de buriti e vejo que a instituição serve para toda a população!!! E o q vejo é apenas críticas...insultos e acusações.... Argumentos vazios... E sem fundamentos... Lamentável!! ...

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Postagens populares