"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

FÓRUM DISCUTE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E DESENVOLVIMENTO NO BAIXO PARNAÍBA


Cerca de 90 pessoas participaram do I Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba.
 
 A regional do Sebrae em Chapadinha realizou nesta quinta-feira, 19, o "I Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba". O evento, que aconteceu no auditório da instituição, reunindo cerca de 90 pessoas, teve caráter técnico e o objetivo de disseminar conhecimentos relacionados à sustentabilidade dos pequenos negócios.
 Na plateia, diversas autoridades do município e região, como o secretário de Meio Ambiente de Chapadinha, Edgerson Cunha; o secretário de Agricultura de Anapurus, Gerverson Kerber; a secretária de Agricultura de Buriti, Maria Santana e a secretária de Agricultura de Urbano Santos, Priscila Faustino, dentre outros. 
 “A sustentabilidade não é apenas uma preocupação com o meio ambiente, mas é uma temática de interesse, também, dos pequenos negócios que têm apreendido a otimizar os recursos por meio de processos inovadores”, destacou o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim. 
  David Felipe Amorim, gerente da regional do Sebrae em Chapadinha, destacou a proposta do Fórum.
A gerente de Soluções e Interlocuções do Sebrae no Maranhão, Keila Pontes, representou a Diretoria Executiva da instituição e apresentou um painel sobre "Tecnologias Sociais, Gestão Ambiental e Sustentabilidade", que abordou sobre práticas sustentáveis e projetos de sustentabilidade que já são executadas pelo Sebrae. 

 O gerente do Sebrae, David Felipe Amorim e a produtora de Anapurus conhecida como Peruana, que falou no evento sobre as práticas sustentáveis que adota em sua propriedade.
 Ciclo de Palestras
A produtora da cidade de Anapurus, Rosário Del Pilar, mais conhecida como "Peruana", é atendida pela regional do Sebrae em Chapadinha e apresentou as práticas sustentáveis que fizeram sua propriedade crescer, como a adubação orgânica, o manejo de solo, a reutilização da água na irrigação, dentre outras.
 Reunião para elaboração do plano de ação em favor do desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis na região.
 Em 2005 comecei o cultivo em uma pequena horta, como forma de gerar renda, e vendia meus produtos de porta em porta.  Foi um período difícil e, por isso, busquei ajuda para me capacitar e saber como cuidar da minha propriedade. O Sebrae sempre me deu muito suporte, já participei de diversos cursos e até hoje recebo acompanhamento, que é fundamental para o meu aprendizado e o crescimento da minha produção. Hoje, cultivamos alface, cheiro verde, pimenta de cheiro, macaxeira, milho, quiabo, abóbora, maxixe, salsa, limão e outras culturas, disse a produtora
 Marcone Vieira Costa, de Chapadinha, também ministrou palestra contando a sua experiência com práticas sustentáveis na Agricultura. Houve ainda a palestra "Gestão da Água e Empreendedorismo", conduzida pelo presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Chapadinha, Carlos Barromeu.
 O Fórum contou também com a presença do pesquisador da Embrapa e inventor do Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa), prof. Dr. Luís Guilherme. Ele falou sobre a criação do projeto e como o mesmo tem transformado a vida de agricultores, como a de José Santos, de Parnaíba (PI), que participou do evento e compartilhou sua experiência sobre essa tecnologia que permitiu ter em sua propriedade hoje 28 árvores frutíferas e criação de peixes, galinhas e porcos que servem tanto para consumo próprio como para comercialização.  
 Plano de Sustentabilidade
Ao final do evento, foi elaborado um plano de ação em prol do desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis para Chapadinha e região. Entre as atividades propostas estão: a formação de gestores ambientais; palestras de sensibilização junto à comunidade; articulação de um Termo de Cooperação Técnica com a Embrapa para implantação do “Sisteminha Embrapa” na região; implantação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios; dentre outras.
 Da Assessoria de Imprensa do Sebrae no MA/Regional Chapadinha

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Postagens populares

Postagens mais visitadas

Seguidores

CORREIO TV