"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

FESTEJOS DE JULHO: 6º Encontro dos Filhos e Amigos de Buriti (FAB) terá tradicional partida futebolística, reencontro com “Embalos da Discoteca” e a Festa da Leitoa


Neste ano de 2018, será realizado o VI ENCONTRO DE AMIGOS E FILHOS DE BURITI, evento em que são homenageados atletas, ex-atletas e desportistas que contribuíram e ainda contribuem com o esporte no município.
Todos os anos os organizadores do evento realizam um jogo em que na camisa das equipes vem estampada a imagem dos homenageados que, nesta 6ª edição serão quatro: ARARA, RAIMUNDINHO SUZANA, ZIZINHO e JOÃO DE DEUS.
Após o jogo tradicional de sábado, será promovido um churrasco de confraternização no Recanto do Talarico. Para participar do evento você precisa apenas adquirir a camisa que homenageia os escolhidos deste ano.
Além do jogo entre os Filhos e Amigos de Buriti que moram aqui e fora do município, neste ano também vai acontecer a Festa da Leitoa e a 2ª Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos.
PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS
Dia 20/7 -  Missa em ação de graça aos homenageados e a todos desportistas. 
Dia 21/7 - Popular encontro dos atletas com uma partida de futebol, em seguida confraternização no Recanto do Talarico com música ao vivo, regada a Chopp e churrasco.
Dia 23/7 - Festa da Leitoa, a partir da 10h no bar do Careca (Bar do Trump) no Balneário Municipal (Piscina).
Dia 24/7 - Os bons tempos estão de volta - festa com o melhor dos bons tempos na Churrascaria Brasil.
A FESTA DA LEITOA
A Festa da Leitoa é um evento novíssimo deste ano e nasceu a partir de uma brincadeira do grupo de whatsapp dos Filhos e Amigos de Buriti quando um dos membros protestou em áudio pelo sumiço de uma leitoa sua e que teria sido morta e comida para celebrar um aniversário. A forma como se expressou levou todos ao riso e a partir daí muito se fez para descobrir sobre o sumiço da leitoa. Solucionado amigavelmente a situação da morte da leitoa, todo o enredo virou diversão com direito até a cordel escrito pelo buritiense Reginaldo Veríssimo.  Não deu outra: veio logo a ideia da leitoada que será a partir da 10h no bar do Careca (Bar do Trump) no Balneário Municipal (Piscina).
A abdução de uma leitoa à la Buriti
Por Reginaldo Veríssimo
I
É uma história engraçada
Esta é de forno e fogão
Que nas festas portuguesas
Entra carnes e sai o feijão
Não é como na Rede Globo
Que porca se chama Leitão

Nas terras de Inácia Vaz
Que se deu esta questão
Nos dígitos do WhatsApp
Deu briga e confusão
Pois a leitoa do Odair
Se desfez por abdução

No chiqueiro de engorda
Pra um assado a pururuca
O prato foi antecipado
Na roda de outra infuca
Disseram que foi roubada
O dono engrossou a cuca

Chegou a turma da pressão
Com Odair muito zangado
Diz ele: --quero outra leitoa
Tenho que ser indenizado
O negócio vai ou racha, ou
Eu comunico ao delegado

II
Todo mundo deu pitaco
Até quem não era do meio
O cassete cantou grosso
Pintou todo nome feio
Com áudios desaforados
Cada um disse a que veio

Tinha gente de Brasília
Falando da Asa Leste
Recife, Teresina e São Luís
Era de todo o Nordeste
Para encontrar o gatuno
Prender o cabra da peste

Isso não tinha sentido
Vamos buscar um atalho
Logo a leitoa do Odair
Que deu tanto trabalho
Ela tem que aparecer
Não pode ter ato falho

-- Deve ser um desordeiro
Um malandro sem noção
Quem furta uma leitoa
Rouba carro e caminhão
Bradava Odair dizendo
Ao compadre Televisão

III
Neste ambiente de estresse
Com os ânimos exaltados
A chapa foi esquentando
E Maspim do outro lado
Com David de aniversário
Deixou seu pai enrascado

Os fatos vieram à tona
Largados sem piedade
Um cagoete delatou
O ocorrido na cidade
Maspim chamou Odair
E contou logo a verdade

O grupo se solidarizou
Com a verdade do fato
A festa agora é de todos
Picanha, galinha e pato
É lá no Bar do Careca
Que a leitoa vai pro prato

Marcada para 23 de julho
Terá até um churrasco
Disseram que vai ter boi
Com cabeça chifre e casco
Não é festa do Flamengo
E também não é do Vasco

IV
Assim disse Maspim: --Odair.
É o seu compadre de guerra.
O que você fez comigo!
Esse velho aqui não erra
Jamais faria isso com você
Ainda um parente da terra

--Sua leitoa não foi roubada
Isso não passa de fofoca
E de gente sem vergonha
Ela não saiu aqui da toca
Mesmo que tivesse sido
Era só uma pequena troca
 
--Ouvi tudo que disseram
E permaneci bem calado
Pois só queria lhe falar
Depois de outro comprado
Me desculpe meu amigo
Um beijão de seu amado

Eis a muvuca da leitoa
Do WhatsApp do Odair
A culinária será especial
Contém arroz com pequi
Uma leitoa à portuguesa
Todos lá com certeza
Na festança em Buriti

 
Teresina (PI), 13 de junho de 2018.

II Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos de Buriti
No dia 24 de julho, os FILHOS E AMIGOS DE BURITI se reencontram para relembrar os velhos tempos de discoteca e celebrar a amizade. Este será o 2º reencontro, pois em 2017 foi realizada a primeira edição do gênero e que está viva até hoje na mente e no coração dos que viverão aquele momento.
“A gente se reabastece. É revigorante o prazer de voltar à terra natal, rever a casa que morou na infância, esbarrar em um grande amor ou provar uma receita de família. Reencontrar amigos significa localizar a nós mesmos, e está alinhado com uma porção de nós que existiu e se diluiu, mas necessita ser ativada de tempos em referencial, o pedaço de nossa história que virou mera comparação e entender que, se algum dia fomos tocados, essa relíquia permanece conosco.”, disse um participante de 2017.
A festa ocorrerá na CHURRASCARIA BRASIL, a partir das 21 horas, onde será resgatado o tempo dos embalos, relembrar a época em que nos reuníamos na discoteca do TONIQUNHO, na KATISPERO, por exemplo, e dançávamos pra valer, vivendo os melhores dias da nossa juventude. O local vai estar totalmente decorada de neon e pronto para receber os amigos. Os organizadores preveem um público em torno de 400 pessoas entre filhos e amigos de Buriti que moram na cidade e outros que virão de todos os cantos do Brasil.
Como atrações musicais vão se apresentar FREITAS MARANHÃO&BANDA (de São Luís), RENARDO ALMEIDA (filho de Buriti) e BIDÔ & AMIGOS (grupo musical da cidade), que vão sacudir nossos ossos até de manhã. Mas a principal atração mesmo serão os próprios participantes da festa que vestidos à moda da discoteca dos anos 70/80 e envolvidos em carisma, emoção e amizade, vão dançar até o dia raiar. 
O público é composto de rapazotes e moças de mais ou menos 50 anos de idade, que passaram o começo de sua juventude nas discotecas de Buriti. Muitos deles estão espalhados pelo Brasil inteiro MAS ESTÃO SEMPRE VOLTANDO À SUA TERRA. Hoje são emancipados, graduados e muitos são concursados. Eles conhecem muita gente na cidade e são bastante influentes. Eles tendem a ser mais animados até mesmo que os jovens de hoje, porque só querem saber de se divertir, sem ligar para julgamentos. Gostam de uma cervejinha, mas sem se embebedar, e também apreciam vinho e whisky. Nesta festa também estarão seus filhos, que são essenciais para perpetuar o espírito de amizade dos buritienses e propagá-lo para as próximas gerações.

ORIGEM E HISTÓRICO DO ENCONTRO DOS AMIGOS E FILHOS DE BURITI
O evento surgiu em 2013 a partir de um diálogo casual entre dois esportistas da cidade de Buriti, Alan Borges e Evaldo Freire, que idealizaram uma forma de reunir amigos que um dia fizessem parte do futebol e da história do município. Daí, os dois começaram a elaborar um projeto denominado ENCONTRO DOS FILHOS E AMIGOS DE BURITI que se realizaria todo mês de Julho, com objetivo de agregar o maior número de Buritienses e amigos, presando pela amizade e companheirismo.
No segundo ano do evento, outro objetivo foi acrescentado ao projeto que era homenagear atletas e dirigentes que de alguma forma tenham contribuído ou que fazem parte da história no futebol em nossa cidade, desde a primeira geração a quarta geração (esta a dos idealizadores).
No primeiro ano do encontro, 2013, o evento foi pouco divulgado e nenhuma personalidade foi homenageada. Em 2014, DOMINGOS FRANCES, ex-atleta do Cruzeiro exemplo de garra. Em 2015, MANOEL FERREIRA, um craque com o brilho nos pés, e o PIABA, o craque polivalente.
Em 2016, os dirigentes homenageados foram: ZÉ ERNANDES, presidente da associação, exemplo até hoje na luta por nosso esporte; DONA HILDA, uma mulher como tantas outras, guerreira e esportista; ZUCA MARQUES, uma história no esporte buritiense; e DEUSANIRO FREITAS, um guerreiro que nunca deixou o amor pelo esporte, pai de tantos craques.
Em 2017, os  homenageados foram quatro guerreiros que têm o esporte como paixão: MARINHO, do povoado Saquinho, com 70 anos demonstra um vigor físico e uma vontade enorme de fazer o que mais gosta, ou seja, praticar o futebol, sendo exemplo para muitos;  PATRIARCA, dirigente da LIGA esportiva, como muitos em Buriti nunca deixou o esporte morrer;  Prof. ANTONIO LUIS (BEC) um amante do esporte,  que sempre contribuiu para o crescimento da modalidade; e  DIAR BACURI,  mesmo com todas suas limitações,  nunca desistiu de fazer do esporte uma válvula de escape para os mais jovens.
Associado ao momento do evento futebolístico, em 2017, iniciou-se a realização da Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos de Buriti (MA), onde gerações relembram a delícia da amizade e das aventuras das gerações da cidade. 
IMAGENS DO JOGO DE 2017
Organização
Alan Karter,
Evaldo Freire,
Mário Freire
Colaboração
Ana Baldez,
Suzanne,
Theo produções
PATROCINADORES
Jenilson Gouveia,
Jean Freire,
Arnaldo Cardoso,
Cid Gaúcho,
Prefeitura de Buriti,
Deusaniro Filho,
Kauta,
Rafael Mesquita,
E todos os atletas e Filhos de Buriti
Apoio:
Zé Alberto, Deca e Raimundo
Chiquinho Chaves
Deusanirinho
Vilmar Filho
Anísio Mídias
AMIB (Associação dos Amigos de Buriti)
COBERTURA TOTAL
Correio Buritiense



0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Postagens populares

Postagens mais visitadas

Seguidores

CORREIO TV