"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

DISCURSO HISTÓRICO DE LULA: "Eu não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia."

Aposentadoria por idade só poderá ser solicitada por internet ou telefone


Fachada de agência do INSS em Buriti (MA) no dia de sua inauguração. 
A partir da próxima segunda-feira 21, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.
Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135. 
Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis: 
Alterar meio de pagamento
Atualizar dados cadastrais do beneficiário
Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
Cadastrar Declaração de Cárcere
Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
Cadastrar ou renovar procuração
Cadastrar ou renovar representante legal
Desbloqueio do benefício para empréstimo
Desistir de aposentadoria
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados
Pensão por morte
Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
Reativar benefício
Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho
Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
Transferir benefício para outra agência 
(Da Agência Brasil)

4 comentários: Leave Your Comments

  1. Parabéns pela inauguração, prefeito Naldo Batista. mais vale lembrar que isso é uma afronta para a população, pois nem energia tem nesta unidade.

    ResponderExcluir
  2. Já podemos agendar na agencia do INSS de Buriti? Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. E o que esse prefeito fez,o Inss,e da esfera Federal ele já encontrou o prédio feito,não vai funcionar tão cedo porque nem energia existe

    ResponderExcluir
  4. Aliandro, gostaria de te falar,que você é uma pessoa inteligente,mas fico triste pois es ignorante, deixa disso cara, enxerga cara, o PT acabou com nosso país, pois Lula é um comunista, é de esquerda, amigo de terrorista, porque que tu defende esse facisata? Ele é réu e tu não aceitas? Cara zela pelas as famílias Brasileiras e Maranhenses e por tua família cara, deixa de fazer incitação a criminosos. Lula;Michel Temer;Dilma; Rose Hoffman etc. São farinha do mesmo saco, são facitas cara, vc leu as dez leis de Lênin, O PT segue esta ideologia de Lênin, posta isso,eu te desafio, amigos leitores, não vão cair nessa, eu quero o bem das famílias Buritienses, Brasileiras, faz isso não cara, tu está sendo enganado,ou se enganando a si mesmo! Eu nao sou político e nao tenho grupo político, mais a justiça avançou quando pôs Lula na cadeia, esquerdista; comunista;fascista, criminoso...

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.