"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

INSEGURANÇA TOTAL: ONDA DE ASSALTOS, ROUBOS, ASSASSINATOS E MUITA VIOLÊNCIA ASSUSTA MORADORES DE BURITI (MA); POPULAÇÃO COBRA UMA AÇÃO RÁPIDA DO GESTOR MUNICIPAL E DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA DO ESTADO

A insegurança em Buriti (MA) vem tirando o sono dos moradores e comerciantes do município. Nos últimos meses, a violência que assola tanto a sede quanto a zona rural tem sido discutida com bastante frequência nas redes sociais, nos círculos de conversas e bate-papos.
A população buritiense está aterrorizada com o aumento crescente de casos de violência e, para muitos, além deste ser reflexo do caos que assola a área da Segurança Pública no Brasil, o esvaziamento da Guarda Civil Municipal, que teve seu papel renegado apenas à vigilância de prédios públicos, agravou, sem dúvidas, o quadro de insegurança em Buriti. 
Atualmente, os cidadãos de bem sentem medo de transitar pelas ruas da cidade, de visitar e permanecer na Piscina Nova, um espaço de lazer que foi resgatado na nova gestão para voltar a atrair turistas, de caminhar até uma padaria, lanchonete, pizzaria, ou até mesmo de ir ao trabalho. Os comerciantes fecham cedo suas portas, o que gera prejuízo para economia local, bancos já nem dinheiro põem nos seus caixas. Enfim, os trabalhadores vivem trancados em suas casas, enquanto os criminosos seguem livres na sociedade e levam o terror por onde passam, não respeitando nem mais o espaço do lar.
Em novembro do ano passado, este Correio Buritiense já trazia uma reportagem abordando os roubos e furtos ocorridos em apenas três meses, entre setembro e novembro, listando 15 casos que aconteceram nesse período trimestral. Também já abordávamos a necessidade de se restabelecer o papel da Guarda junto à Segurança Pública, algo, inclusive, já pacificado em várias decisões da Suprema Corte do País e que tem lastro na Lei Federal 13.022/14, que dá o poder de polícia para as Guarda, responsabilizando-a também no papel na segurança municipal. (CLIQUE AQUI E RELEMBRE ESTA REPORTAGEM)
 Esta nova onda de violência, roubos e furtos se arrasta e atormenta a população de Buriti desde setembro de 2017 e reverbera até agora, já neste ano de 2018, e com força total. Todos os dias são relatos de motos suspeitas, de celulares roubados de pessoas sentadas em suas portas de casa e de assaltos a estabelecimentos comerciais.
Por exemplo, por volta das 21h de ontem, quarta-feira 9, a Panificadora  e Pizzaria Pata Pata, localizada próximo ao BB, foi alvo da ação de dois bandidos armados; e, nessa mesma noite, duas motos foram roubadas, uma no Posto de Saúde e outra em frente a Promotoria de Justiça. No último de 4 de janeiro, criminosos apontaram uma arma e levaram o celular de uma pessoa no “Atelier das Mulheres”, situado em frente ao INSS. Enfim, os casos de violência se avolumam e as vítimas vão de conhecidos, como a tesoureira da prefeitura, o ex-vice-prefeito, um irmão do atual prefeito, até buritienses com menos visibilidade e que, na maioria das vezes, sequer registram os casos.
O caso mais chocante e de extrema brutalidade aconteceu na virada do ano, quando uma idosa de 61 anos foi morta com várias facadas no pescoço dentro de sua própria casa, no povoado Todos Os Santos, interior de Buriti. (CLIQUE AQUI E RELEMBRE)
Em 2017, o salto no número de assaltos já vinha chamando a atenção de toda a sociedade. As ações criminosas, aliás, foram intensificadas após uma decisão equivocada da Prefeitura Municipal em tirar os Guardas Municipais do policiamento das ruas, onde atuavam conjuntamente com as polícias militar e civil, para lotá-los como vigias de prédios públicos. Todos sentiam o efeito benéfico para população na parceria que existiu por dois anos entre Guarda Municipal, PM e Polícia Civil: poucos assaltos e maior efetivo de agentes de segurança nas ruas da cidade.
Os moradores de Buriti reclamam, com razão, do baixo número de policiais que fazem patrulhamento no município, de responsabilidade do Governo Estadual. E sabendo do descontentamento e do clima de insegurança, o prefeito Naldo Batista (PCdoB) não pode desconsiderar o clamor dos buritienses por mais paz e ambiente seguro e deve rever, imediatamente, o papel central da Guarda Civil na segurança pública, sobretudo nos plantões de 24h, além de equipá-la para o enfrentamento da criminalidade local, sob pena de ter em seu governo a marca da violência.

25 comentários: Leave Your Comments

  1. "ACORDA BURITI" KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Oh!!! Amigo(a) não é pra rir, é pra chorar. Tá na hora de todos juntar-se. Os nossos representantes no governo e a população e juntos tentar achar uma solução, que seja boa pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E amigo ta na hora e de nos cidadão de si armar para pegar esses bandidos e matar matar. Si depender de jestores nos tamos fudidos e presos detro de nossas casas.

      Excluir
  3. Porque os políticos também perdem, no caso deles; perdem credibilidade e confiança.

    ResponderExcluir
  4. Só digo uma coisa!
    Quem apoia lula, não tem direito de reclamar quando for assaltado.

    ResponderExcluir
  5. O Buriti dormiu e não acorda nunca mais kkk kkk kkk kkk.

    ResponderExcluir
  6. Oh anônimo otário! O que que tem haver o Lula com a criminalidade daqui??? Por acaso ele veio aqui mandar assaltar ou matar alguém??? Te toca otário. Procura outra coisa pra dizer. Envies de ficar culpando quem não tem nada a ver com a bandidagem daqui.

    ResponderExcluir
  7. Ō e agora quem apoderar nos defende? Chama dona Santana, filho Canuto, professoras guerreiras, sargento vargner, o "acorda Buriti" o "queremo nosso Buriti de volta" ... Kkkk é TACA é TACA é TACA

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Buriti não está dormindo quem não dorme e deixa o povo dormir são os malas.

      Excluir
  9. o problema da segurança era o Rafael; e agora de quem é a culpa?

    ResponderExcluir
  10. É um equivoco grande do atual prefeito q deve ser revisto,pq buriti ha pouco contigente policial,e os guardas ja ajudariam muito! Aqui em chapadinha alem dos guardas municipal ajudarem,eles ainda contam com viaturas proprias e motos para circularem pelas ruas!

    ResponderExcluir
  11. Enquanto isso o prefeito estar acabando com os votos dele. Disse que ia fazer diferente esse ano, ia dar mais atenção aos seus eleitores.
    Resultado ele demitiu os eleitores dele e continuou deixando os da oposição e os forasteiros na saúde de Buriti.

    ResponderExcluir
  12. Flávio Dino disse: votem em Naldo Batista q ele vai resolver problemas da segurança

    ResponderExcluir
  13. Flávio Dino e Naldo Batista uma porcaria só

    ResponderExcluir
  14. O Buriti entrou em coma profunda, e Só vai despertar em 2020, kkk kkk kkk kkk.

    ResponderExcluir
  15. Aqui no Buriti a única secretaria que funcionava era da Educação, hoje nem isso presta mais, está um verdadeira bagunça, fui pegar o boletim do meu filho e só tinha uma pessoa pra atender mais de 100 pessoas, perguntei pela diretora e falaram que estava de "feria" ??????Não entendi nada, acho que falta uma secretária que sabe trabalhar

    ResponderExcluir
  16. Prefeito de Buriti convoca servidores da saúde para uma conversa em seu gabinete. Assunto exigindo apoio político.
    Agora tu lembrou, né? Mais na hora de ajudar mantei os forasteiros contratados e os adversários.
    O que é teu estar guardado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu também não voto mais no naldo batista. A secretaria de saúde é uma decepção. Quando se vai lá só encontra gente de fora e o pior é que ele só estar ajudando os que votaram contra ele e ainda brigava com os eleitores dele.
      Tem uma mulher que era secretaria do arcelino na gestão do Rafael Mesquita. Resultado o naldo colocou ela no melhor lugar. Tu traiu os teus eleitores Naldo Batista.

      Excluir
    2. Isso depois que ele demitiu muitos dos seus votos? Este prefeito é cego de consciência. Tem uma pessoa da saúde que trabalhou como secretária do secretário de saúde no último ano de gestão do Rafael Mesquita e ela dificultava tudo para os eleitores do Naldo.
      Resultado ela foi beneficiada pelo secretário atual e por Naldo Mesquita.
      E aqueles que tanto votaram e pediram votos o prefeito esnoba.

      Excluir
    3. É TACA, É TACA KKKKKKKKKKK

      Excluir
  17. kkkk, chora não beber, chora não beber

    ResponderExcluir
  18. CHAMA RAIMUNDO FILHO,SARGENTO VAGNER,SANTANA PARA SAIR NAS RUAS DE BURITI PEDINDO MAIS SEGURANÇA,SAÚDE, EDUCAÇÃO,JÁ SE PASSOU UM ANO SEM HOSPITAL E NEM UM MOMENTO A POPULAÇÃO RECLAMA DE NADA, VC SARGENTE VAGNER FALAVA QUE NÃO NASCIA MAIS BURITIENSE ME FALE QUAL FOI A PRODUÇÃO DE NASCIDO VIVO EM BURITI EM 2017.
    QUANDO ESTÃO DO OUTRO LADO TUDO FAZEM, QUANDO PEGAM O PODER SÓ FALAM QUE O DINHEIRO NÃO DAR PRA FAZER NADA.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

HISTÓRICO: "Eu não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia."