"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

30

COLUNA DOMINICAL - UM OLHAR LITERÁRIO DE BURITI

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


BURITI 79 ANOS, O QUE TEMOS A COMEMORAR.

*Por Djalma Passos

Ah, minha querida Buriti! 
A simples troca de idade, embora continues uma Jovem Senhora, é um acontecimento indelével na memória de todos os buritienses, até mesmo no meio dos mais insensíveis. Eu, um dos teus filhos orgulhosos deste privilégio, que acompanho consciente, o teu caminhar desde os meus sete anos de vida, já alfabetizado, posso afirmar, que apesar dos percalços na vida dos humanos, cuja falha não te atinge, ainda que tu sendo mãe, muito temos a comemorar. 
Nascestes gloriosa, provida de um manancial de águas puras, cristalinas, de uma Mata verdejante, cheia de uma variedade de árvores frutíferas de variadas espécies, de uma flora e de uma fauna que tanto encantou a todos os filhos teus, que em teu solo viviam felizes, mesmo distantes de um progresso, com o qual tanto sonharam. Era a época das lamparinas, do fogão de lenha, da água do pote mais frio, da bilha, do transporte no lombo dos cavalos, dos burros, dos jumentos, dos carros de bois, entretanto da Paz, da Alegria, da Confraternização entre irmãos. 
Alcançamos vagarosamente a evolução, a partir do filtro de barro para conservação da água que era naturalmente límpida, diminuímos o uso das lamparinas com a chegada do MOTOR DE LUZ, na área urbana, chegamos ao uso da bicicleta movida a tração humana, dos caminhões que juntavam os passageiros aos sacos de babaçu e de outros gêneros numa só carrada, e era a glória, era o progresso sonhado chegando devagarinho. Logo em seguida, aparecia uma novidade maravilhosa, a Política, através da qual iríamos escolher os nossos legítimos representantes, especialmente os governantes do município, do estado e da nação, muito especialmente os nossos PREFEITOS, que maravilha, mesmo que estas escolhas viessem envelopadas pelos chefes políticos com os nomes que só conheceríamos após a apuração das urnas indevassáveis. Assim pensavam os eleitores de outrora. 
Sempre evoluindo, a primeira JARDINEIRA entrou em ação,  como meio de transporte moderno, levando a nossa gente rumo à capital do estado, cruzando chapadas, com sete passageiros sentados num banco para sete pessoas, mas às vezes, pra colaborar, alojavam-se nove. Era ótimo! Era seu Bizé o dono desse maravilhoso meio de transporte, nosso herói. Adonias e Latenaide, já poderiam pensar em ficar livres de todos nós. 
Depois de muito viajarmos na saudosa JARDINEIRA, chegou finalmente a vez do EXPRESSO, Express Timbira, o apogeu nessa área. E a política, ah, a política agora estava mais modernizada, todavia evoluída da maneira mais cruel, mais dinheiro para município e seus habitantes, que aos poucos foram se tornando vítimas da Ganância dos seus Prefeitos e representantes. Eram todos corruptos? Quase todos, ou pelo menos alguns, mais comedidos. A história recente mostrou o terrível resultado desse meio maléfico de cuidar dos bens do PÚBLICO.
Tivemos progresso sim, mas tivemos mais dissabores. Temos o que comemorar? Temos sim, interrompendo a caminhada veloz de parte de um Grupo de Malfeitores que buscava a tua morte e a da tua gente, Buriti querida. 
Mudamos o rumo dessa história de Corrupção, ou no mínimo tentamos, descobrimos como dissolver QUADRILHAS. Adquirimos coragem para gritar aos quatro cantos do município, de olhar de frente para o Chefe do Executivo Municipal e dizer-lhe: estamos sabendo o que ocorre nos bastidores, sabemos o montante das dotações destinadas ao município, sabemos como estão sendo distribuídas e quem são os beneficiados,   o elegemos para ser o instrumento de restauração da nossa cidade, não para trocarmos de Quadrilheiro Chefe, o denunciaremos juntamente com sua equipe se assim agirem, na forma e sob os auspícios da Lei. 
Esses são os motivos concretos que temos para comemorar, Buriti de todos os buritienses, estamos ao teu lado, dentro de ti e CONTIGO. 
FELIZ ANIVERSÁRIO Buriti, com a proteção de SANT'ANA e do Senhor Nosso DEUS de bondade!

*DJALMA PASSOS: buritiense, ardoroso amante da minha terra, deu meus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antonio Faria, cursou o Ginásio Industrial na antiga Escola Técnica Federal do Maranhão, estudei o Curso Científico no Liceu Piauiense e o concluiu no Liceu Maranhense, militou na área de educação, orientando nas matérias português e inglês. Cursou a Faculdade de Direito de São Luís/UFMA, pós-graduado no primeiro Curso de Formação de Magistrado do Maranhão, Direito Civil e Penal, Delegado de Polícia Civil concursado, aposentado na Classe Especial, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública, inclusive o de Secretário. É advogado legalmente inscrito e em dia, na OAB/MA em atividade, detesta injustiça de qualquer ordem, principalmente praticada contra pobres e oprimidos, em favor dos quais atua! Adora minha Buriti e tudo o que ela ainda tem de bela, principalmente a sua gente!
← Anterior Proxima → Página inicial

30 COMENTÁRIOS:

  1. Muito bom, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. #BOLSONARO 2018!

    ResponderExcluir
  3. VIVEU SEMPRE AUSENTE DE BURITI.AGORA DEPOIS DE ANOS SE ACHA UM SALVADOR DA PATRIA.É FACIL ESCREVER FRASES BONITAS PARA ENGANAR "BESTAS" NA PRATICA É DIFERENTE.É CONFLITANTE ATÉ COM OS PROPRIOS PARENTES.

    ResponderExcluir
  4. Egoísta e besta.

    ResponderExcluir
  5. Nunca fez nada por Buriti.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Dr. Djalma! Você tem um currículo extraordinário, espetacular, maravilhoso e muito extenso, pena que hoje tenha caído no ridículo. O nobre Dr. Teve tanto prestigio, tanta oportunidade e nunca conseguiu nada pra nossa querida Buriti, e agora depois de tantos anos aparece para criticar, mais esse é um direito seu e de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr.Um grande Buritiense.O problema que vocês não gostam de gente honesta gostam é de ladrão.

      Excluir
    2. Cidadão Buritiense.8/12/17 18:35

      Tive o prazer de conhecer esta figura. Um grande cidadão, humilde e honesto. As oportunidades que ele não soube aproveitar, qua na sua interpretação seria concorrer a um cargo eletivo na política local, não fazia parte dos seus planos. Talvez, para ele, assim como alguns outros buritienses, para fazer algo por sua terra, não é necessário ser um político. A política está cheia de vícios. Eu não me misturaria com canalhas. Eu faria o mesmo que ele.

      Excluir
  7. Umas das melhores coisas que fez por Buriti foi ter indicado Geraldinho pra ser Delegado de Buriti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns tivemos paz.

      Excluir
  8. Existe um velho ditado que diz assim " quem tem rabo de palha não passa perto do fogo".

    ResponderExcluir
  9. Dr.Geraldinho meu candidato a Deputado.

    ResponderExcluir
  10. Geraldinho novamente para passar vergonha? Menino Geraldo você é um homem sem compromisso com o povo por isso os 145 votos ainda foi muito q você tirou, KKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora o Dr. GERALDINHO Vai ser candidato a deputado e votado em 217 municípios.Ele não passou vergonha em ter sido candidato a prefeito de Buriti,porém porque teve coragem de se candidatar não ficou na esquina falando de ninguém.Dr.Geraldinho é o cara não se julga inferior e nem superior todos nós somos iguais e direitos e deveres.

      Excluir
    2. Dr.Geraldinho é o meu candidato a deputado você já estar morrendo de raiva seu anónimo.Tome marajugina e vote no Dr.Geraldinho.

      Excluir
    3. Geraldinho não passou vergonha teve coragem de lutar e se candidatar.Não teve vergonha e nem falta de coragem de lutar,não fez como você pucha saco e sem compromisso com o povo e contigo mesmo.

      Excluir
    4. Geraldinho teve coragem de enfrentar os que se acham PODEROSOS em companhia de mais de 150 pessoas que acreditam em um Buriti melhor e que saia das mãos desses que pensam que o Buriti é patrimônio deles.

      Excluir
    5. É amigo eu não sou político e nem pretendo ser e tenho nojo de quem quer entrar no céu aforca, estamos em um país democrático mais temos de observar até onde vai nossas capacidades e também as nossas aceitações e o colega Geraldo não está preparado pra política e sim para polícia então procure se aperfeiçoar em sua área que você vai longe pois na política você não vai sair das centenas de votos

      Excluir
    6. Cadê estes vereadores que não disseram nada ao povo

      Excluir
    7. Concordo com você anónimo em parte e discordo em outra parte sobre meu candidato Geraldinho.Quanto a ser um bom policial é indiscutível.Na política ele é capaz também e vai passar das centenas de votos e vai ser eleito Deputado agora em 2018 aguarde.Sou apenas um eleitor não voto nestas pessoas viciados que se acham dono do povo.O Geraldinho é preparado para política moderna que é ter compromisso com o povo.



      Excluir
    8. Geraldinho está certo para se contar começa de um(1).Geraldinho está bem já consegui mais de uma centena de votos.

      Excluir
    9. Geraldinho não quer entrar no céu a força.O céu e todos nós cada faça a sua parte agradando Jesus que ele aceita.Assim é política quem vota deve ser votado,exceto os não alfabetizados.Geraldinho é capaz e vai se eleger Deputado para nos representar.

      Excluir
  11. Naldo Batista tu é doido é? Tu além de tá queimado que só pau de torar café você quer apoiar 2 deputados estaduais, tá doido homem that vai passar a pior vergonha da tua vida doido, tua história acabou PODEROSO, EGOISTA E SEM PRINCIPIO

    ResponderExcluir
  12. Buriti, Buriti aguarda de braços abertos a volta do nosso maior líder político Neném Mourão em 2020 e se Deus quiser, amigo neném caso não possa ser candidato esqueça este dissimulado traidor Arnaldo este é pior que Rafael disdobreiro todo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem Mourao se acabou,o povo deu oportunidade para ele trabalhar e fez só roubar.Agora não tem mais votos,nem o da IVONICE.

      Excluir
  13. Naldo tira a mão dos dinheiro dos funcionários rapaz tira o teu de outra fonte doido tu todos os dias diminuído o dinheiro do povo.

    ResponderExcluir
  14. O povo de Buriti estão acostumados com o que é ruim,chegam até aplaudir.Quando é mostrado pessoas boas que são exemplos eles não gostam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse lugar os valores se inverteram. Pessoas sem caráter e que tem oportunidade. Aqui a
      se encontra de tudo para uma cidade pequena. O que mais tem são pessoas dissimuladas de suas caras que moatram ser amigos só para se dar bem.

      Excluir
  15. Cidadão Buritiense.8/12/17 18:39

    Só em Buriti para o povo aplaudir ladrões. A Polícia Federal perdeu a oportunidade de prender tantos ladrões de uma só vez.

    ResponderExcluir
  16. Seu eleitor que vc não olhou9/12/17 20:43




    VOCÊS SÓ MOSTRAM COM ESSAS CONVERSAS E DESCURSÕES O PREFEITO QUE ELEGERAM.
    POIS NALDO BATISTA NÃO É O PIOR PREFEITO NEM O MELHOR PREFEITO,MAIS DE UMA COISA TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO VAI TIRAR O VÍCIO DE ELEITOR PIDÃO VÍCIO ESSE QUE SEMPRE VAI TER.
    VOCÊ JÁ ESTÁ PERDENDO ELEITORES,E COM ESSA DE GERAR EMPREGOS TIRANDO CONTRATADO COLOCANDO OUTROS.
    OU VOCÊ ACHA QUE O QUE VOCÊ TIROU VAI VOTAR NO SEU CANDIDATO?
    SEM DÚVIDA NENHUMA VOCÊ PRA MIM É O MELHOR PREFEITO ATÉ AGORA MAS ESTÁ DANDO UM TIRO NO PÉ,PENSE NISSO NALDO BATISTA.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online