"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

19

BURITI COMEMORA 79 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA EM GRANDE ESTILO COM APRESENTAÇÃO DA NOVA BANDA FANFARRA DA CIDADE, BOLO DE 12 M, OBRAS DA GESTÃO NALDO BATISTA E SHOWS DE CHICABANA E ORIGINAIS DO FORRÓ

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A população do município participou na manhã dessa quarta-feira 6 do tradicional hasteamento das bandeiras, corte do bolo e, à noite, de uma grande festa na Praça Matriz.
A cidade de Buriti comemorou nesta quarta-feira, 06 de dezembro, 79 anos de emancipação política. O POVOADO que originou o município de Buriti/MA surgiu no período Imperial quando a senhora Inácia Vaz, cuja ascendência é controversa (alguns dizem que ela seria negra, índia ou ainda portuguesa), ao se fixar à margem do riacho Tubi, em um vale entre morros, fundou engenho de cana para a fabricação de açúcar mascavo, rapadura e aguardente.
Com abundância de água e a fertilidade das terras o engenho prosperou, atraindo diversas famílias para o local, que se constituiu em povoação, denominada Buriti, em razão do buritizal ali existente. Posteriormente, em homenagem à fundadora, o lugarejo passou a chamar-se Buriti de Inácia Vaz, como até hoje ainda é conhecida, apesar da denominação oficial ser BURITI, de acordo com a lei nº 159, de 06 de dezembro de 1938, que determinou a emancipação da cidade.
Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal preparou uma grande programação, incluindo atividades culturais, celebração religiosa, shows, apresentações, homenagens, desfiles e a montagem de Tendas onde as principais secretarias municipais com suas equipes faziam ações de atendimento e orientação à população durante todo o dia 6/12.
A programação teve início ainda no dia anterior ao aniversário, na terça-feira 5/12, com culto ecumênico e um desfile cívico e cultural lindíssimo que emocionou a todos os presentes e resgatou a história do município, de seus principais povoados e de personalidades que contribuíram ao longo destes 79 anos de luta e emancipação do povo buritiense. Inclusive, a atual gestão criou a Banda Fanfarra Municipal Elza Magaldi Machado - o nome é uma homenagem a ex-prefeita Dra Elza -que fez sua apresentação no desfile.
Veja abaixo como foi o desfile:
Na manhã da quarta-feira 6, às 7h, foi realizada a Missa em Ação de Graças pela cidade e estavam presentes os vereadores, prefeito Naldo Batista e seu vice Flora, secretários municipais e a população em geral. Após a missa, cerca de 9h30, houve uma apresentação da Banda Fanfarra Municipal Elza Magaldi Machado que também entoou o hino nacional durante a cerimônia de Hasteamento de Bandeiras e, em seguida, o corte do bolo de 12 metros que feito em parceria com a Rosa Branca e a Padanificadora Pata Pata.
Vídeos da Banda Fanfarra Municipal no hasteamento das bandeiras:
Hasteamento das Bandeiras
 
Discurso do prefeito Naldo Batista por ocasião do corte do bolo.
Discurso do vice prefeito Flora:
Discurso do vereador presidente da Câmara Robert Almeida
Após o corte do bolo, o prefeito Naldo Batista e os vereadores foram para tenda da Secretaria Municipal de Agricultura, montada na Praça Matriz, onde fez a entrega simbólica de mais 5 máquinas forrageiras, totalizando 25, outras 20 já foram distribuídas a pequenos criadores de caprinos e suínos. Cada criador também já teve sua primeira parcela do projeto, no valor de 780 reais, liberados para uso no preparo de meio hectare de terra para implantação da capineira. Segundo relatou o representante da Agerp, estas são ações fruto da parceria entre o Governo do Estado e a secretaria de Agricultura de Buriti, no âmbito do Programa Cadeias Produtivas.
Veja abaixo discurso da secretária de agricultura Santana Silva e do prefeito Naldo na entrega das forrageiras:
VEJA IMAGENS
Também havia ações sendo desenvolvidas em outras tendas, no contexto do 1º BURITI EM AÇÃO.
 Na área reservada à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), na Praça do Abrigo, a equipe de profissionais da pasta, conduzidos pela secretária adjunta e Diretora Geral do Posto de Saúde Iracema Lages, estavam desenvolvendo uma série de ações como Medição de Pressão Arterial, teste de Glicemia, distribuição de preservativos, consulta médica com o Dr. Pedro Rocha, distribuição de Kits de higiene pessoal, orientações no carro Odontomóvel, testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, e Sífilis, tipagem sanguínea, teste de PSA, entre outras.
VEJA IMAGENS
Na tenda da Secretaria de Assistência Social teve apresentação de Dança do Grupo Dançarte, exposição de trabalhos das Crianças do Serviço de Convivência, coral do Hino de Buriti e uma homenagem à saudosa professora Arina Melo.
Veja o vídeo abaixo de apresentação do grupo Dançarte
VEJA IMAGENS
Na tenda da SEMED, tinha uma área de jogos recreativos onde a criançada se divertia, exposição de fotos, homenagem da AMIB aos poetas buritienses, entre outros.  
VEJA IMAGENS
Já à noite, no encerramento das comemorações, no palco montado para os shows, estavam presentes ao lado do prefeito Naldo Batista, os deputados estaduais Fabio Macedo (PDT), Paulo Neto, o deputado Federal Aluísio Mendes (Podemos), o vice-prefeito Flora, os vereadores municipais, secretários, o ex-prefeito de Afonso Cunha José Leane, lideranças regionais e locais.
No telão foi mostrado ao público as mais de 100 obras já realizadas na nova gestão que mudaram, de fato, o visual da cidade. Foi também mostrado todo o projeto da Praça da Juventude, já em andamento em frente a rodoviária. Além disso, foi confirmado para 2018 o início da principal obra já esperada e sonhado há anos: a construção de um novo hospital municipal.
No discurso, Naldo Batista agradeceu o apoio dos deputados e do governador Flávio Dino neste seu primeiro ano de administração, e enfatizou que está trabalhando pelo município e que mais coisas novas virão nos próximos anos. Na mesma linha também discursou o pedetista Fábio Macedo que agradeceu os votos e apoio que teve na eleição de 2014 em Buriti e reafirmou seu compromisso de continuar colaborando com o progresso da cidade ao lado de Naldo Batista e Antônio Flora.
Discurso de Fábio Macedo:
Discurso de Final de Naldo Batista:
E para coroar as comemorações, Originais do Forró começaram a animação da multidão presente na Praça e, em seguida, a Banda Chicabana finalizou a festa dos 79 anos de Buriti.
Vídeos do show de Originais do Forró
VEJA IMAGENS
Prefeito Naldo Batista, primeira dama Gicele Lages e filho caçula.

← Anterior Proxima → Página inicial

19 COMENTÁRIOS:

  1. É uma tristeza, enquanto muitos buritienses estão passando fome, alguns poucos estão esbrangando dinheiro com coisa supérflua.

    ResponderExcluir
  2. A festa foi muito bacana. O Prefeito tá seguindo uma linha promissora. Mas...tem que fazer mais, não pode parar ou achar que só esse tipo de mudança é o suficiente. Tem que melhorar cada vez mais, CADA setor, CADA detalhe na cidade. Saúde, Educação, Saneamento, Concursos...e manter uma linha de progresso CADA ano tem que ser melhor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns senhor Naldo Batista, sua gestão vai ficar para a história. Se elegeu com mais de oito mil votos, mas na hora de retribuir preferiu dar empregos aos que forasteiros e para aqueles que votaram contra.

    ResponderExcluir
  4. Sempre foi assim agora que VCD vêem isso ..a gestão passada foi quem mais fez festas para ludibriar o povo e ainda dava bebidas e churrascos tudo a custo fo povo mas ninguém via só agora que os que viviam as custas do dinheiro publico e não ta mais ficam falando ai sempre foi assim deveria era o povo ai parar de besteira se são opositores fazer oposição sadia não espalhar o ódio a prefeitura e do povo não é de um ou uma minoria de partidos ou políticos não....parabéns prefeito VC ta mostrando para os faladores que buriti já cresceu 5 anos em um...

    ResponderExcluir
  5. essa montagen das fotos para dizer que o povo ta com o prefeito tao fraca demais kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. POVO BESTA DE BURITI DE INACIA VAZ.O DEPUTADO FEDERAL ALUISIO E DEPUTADO ESTADUAL PAULO NETO JA COMPROU VOCES PRA VOTAREM NESTES EM 2018.NALDO,ANTONIO FLORA,ZÉ VILAR E OS VEREADORES JA RECEBARAM O DINHEIRO E VOCES AINDA TEM COAREGEM DE IR APLAUDI-LOS EM PRAÇA PUBLICA.CADA POVO TEM OS REPRESENTANTES QUE MERECEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Arnaldo Cardoso,Zuca Marques já vender também uma parte de você eleitores para o Deputado DR.LEVI,como se vocês fossem cavalos,bois ou jumentos.

      Excluir
  7. A foto do prefeito com a esposa e o filho, ele ( o prefeito) está parecendo um sapo kkkkkkkkkkkk. É uma tristeza ver tanto exibicionismo em um município pequeno com uma população tão sofrida,

    ResponderExcluir
  8. Fez festa mas ainda não pagou os funcionários da saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha seu naldo quem estar falando que não pagou a saudé deve ser uns dos contrãs que VC colocou no posto kkkkk

      Excluir
  9. Oh povo feio. Foi a maior reunião de povo feio do ano!!!

    ResponderExcluir
  10. Gente,quanta pobreza de espírito! Isso no mínimo são reclamações de opositores falidos,aborrecidos por ñ t conseguido nada nesse governo atual. Quer dizer q os gestores anteriores ñ faziam eventos na cidade. Quanta hipocrisia. Essa dor no cotovelo de vcs vai doer muito mais pq o prefeito Naldo Batista ñ vai parar de trabalhar pelo povo de Buriti. Aceitem q doe menos.Naldo Batista ñ é prefeito só de quem votou para ele ñ. Prova disso é q tem muita gente da oposição trabalhando agora.

    ResponderExcluir
  11. Meu caro!! dor de cotovelos kkkkkkkkkkk parece piada, se exibir pra mostrar algo como se fosse o Paraíso e ele ( o prefeito) a madre Tereza de calcutar de cueca. Bizarrooooooooo

    ResponderExcluir
  12. Discursar é fácil mascarar a realidade da cidade é mais fácil ainda. Agora, mostra para o país inteiro as condições de um povo humilde que sofre por causa da ganância de poucos, a quêm eles deram um voto de confiança. E ter que ler alguém falar que é dor de cotovelo. Meu Deus SOCORROS!!!

    ResponderExcluir
  13. O Neném Mourao já vendeu também parte dos Eleitores de Buriti.O Paulinho tio no Neném Mourao juntamente com o Arnaldo Cardoso e Zuca já venderam também eleitores para Deputado Levi,em Chapadinha.

    ResponderExcluir
  14. Mulher mais bonita da festa è um travestir kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chora não bb
      Kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  15. Festa boa desfile bonito parabéns Naldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns naldo batista, a única coisa que VC tá fazendo errado e tá enpregando quem não queria ver vc Onde estar agora,Seja grato as pessoas que te elegeram
      Se vc estiver pensando que esses contras vai votar pra vc estar muito enganado,estam e rindo de vc e dos que votaram a seu favor.fica a alerta

      Excluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online