"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

COMPRE JÁ

COMPRE JÁ

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

sábado, 7 de outubro de 2017

1

MAIS EDUCAÇÃO E CULTURA: CRIANÇAS DO JARDIM PICUCHINHA APRESENTAM O I SARAU DE CANTIGAS DE RODA, EM BURITI (MA)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Na quarta-feira 27/9, às 18 horas, o Centro de Apoio Pedagógico – CAP teve o privilégio de receber as crianças do Jardim de Infância Picuchinha com o I SARAU DE CANTIGAS DE RODA, envolvendo atividades culturais e educativas que foram desenvolvidas durante o 3º bimestre letivo no bojo do projeto didático “CANTIGAS DE RODA, BRINCADEIRAS CANTADAS”, que relaciona sua proposta de ensino com as canções populares e as brincadeiras que fazem parte da nossa cultura.  Esse I SARAU foi a culminância do projeto trabalhado com a criançada.
ORIGEM DAS CANTIGAS DE RODA
As cantigas de roda fazem parte do folclore brasileiro e se caracterizam por canções de letra simples e fácil melodia que encantam as crianças. Elas, normalmente, falam sobre animais, sobre o dia a dia e sobre o universo da fantasia.
Feitas para as brincadeiras infantis, as cantigas de roda são, normalmente, cantadas em roda e têm uma coreografia.
As Cantigas de Roda nascem da cultura popular. Elas são fruto da sociedade e existem em todos os Estados do Brasil, reforçando a cultura local e a imaginação. As cirandas apresentam caráter totalmente folclórico.
Existem letras clássicas, que passam de geração para geração, e a criança do Picuchinha apresentou “Boi da Cara Peta”, “Pai Francisco”, “O Cravo e a Rosa”, "Linda Rosa Juvenil", “Capelinha de Melão” e “1, 2, 3, Indiozinhos”. (Veja nos vídeos abaixo)
APOIO
Yara Cardoso
(Coordenadora Técnica da Educação Infantil)
Secretaria Municipal De Educação (Semed)
Prefeito Naldo Batista
Vice-prefeito Antonio Flora
Pais dos alunos
Equipe Docente
Equipe Pedagógica
O Sarau foi um sucesso e emocionou alunos, pais e professores. Um verdadeiro trabalho de harmonia e carinho com as crianças que se sentiram únicas e capazes de ir bem além da imaginação...
Ao final, a Coordenadora Municipal Yara Cardoso parabenizou a todos que fizeram possível “esse lindo momento” e fez um agradecimento todo especial à mentora do projeto, a professora Débora Castro, “a qual tenho muito respeito, amizade e admiração”, falou ela; à Diretora da escola Jardim de Infância Picuchinha, Bernardete Castro Mota; às professoras Ana Lúcia S. Moraes, Cristiane A. de Sousa, Maria Dalva C. Silva, Maria Telma Viana, Ronaldina T. Brito, Uricelia L. Costa, Kátia Maria S. Freire e Conceição de M. O. Silva; e às auxiliares Antônia C. Costa, Pauliana O. Moraes, e Francisca Regimeire L. Aguiar.
 
← Anterior Proxima → Página inicial

1 COMENTÁRIOS:

  1. Ótima iniciativa! Muito importante esse resgate das cantigas de roda em um momento em que crianças e jovens são alvo do que há de pior na mídia e internet. Parabéns, prof Débora e aos demais que ajudaram nesse lindo projeto.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online