"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

77

APÓS DECRETO MUNICIPAL, AUDIÊNCIA DISCUTE ATRIBUIÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL NA SEGURANÇA PÚBLICA EM BURITI (MA)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Mudanças nos serviços executados causaram insegurança na população.
Prefeito e secretaria de administração explicam que decreto é legal e sujeitam a GCM à carga horária de 40h e à proteção do patrimônio e da integridade física dos servidores nos locais públicos.
Sem executar rondas ostensivas nem preventivas, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Buriti (MA) teve suas atividades mais limitadas a guardar o patrimônio público por meio de um Decreto Municipal Nº 163/2017-GP, publicado dia 01 de setembro deste ano, que afixou para GCM o horário de funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, acabando com os plantões de 24horas. A partir de agora, a Guarda não trabalha mais a noite, nem aos finais de semana, feriados e datas comemorativas do município e, por meio da Portaria Nº 09/2017, da Secretaria de Administração e Finanças, os Guardas Civis foram lotados nos prédios públicos, segundo a administração, para prover a prestação de serviços e a integridade física dos seus servidores e do patrimônio municipal. (Veja abaixo)
 A mudança desagradou aos componentes da GCM que acionaram a Justiça contra o decreto baixado pelo prefeito. Moradores da cidade ouvidos pelo Correio Buritiense também relataram sensações de insegurança depois que os guardas deixaram de patrulhar as praças e ruas durante a noite no município.
Criada há 02 anos, a Guarda Municipal, que conta com 19 membros, a princípio tinha mais atribuições no campo da segurança pública, aliás, garantidas em Lei federal Nº 13.022/2014 (veja abaixo), sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, do PT. 
Sempre em parceria com as Polícias Militar e Civil, a GCM atuava no combate ao tráfico de drogas, na organização do trânsito local, no atendimento de pequenas ocorrências de furtos e roubos ao patrimônio público, a comércios e residências, na caçada a criminosos em fuga e no cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão. Tudo isso trouxe bons resultados para população que pode sentir um pouco mais de tranquilidade na cidade. Com o decreto municipal, praticamente, extinguiu-se a ronda e limitaram-se as funções dos guardas.
 Diante da polêmica gerada em torno do decreto, a Promotoria de Justiça da Comarca de Buriti (MA) realizou uma reunião na última terça-feira 26/9, no Plenário da Câmara Municipal, com o objetivo de debater “a utilização ou não da Guarda Municipal em apoio ao reforço da segurança pública”.
Na reunião estiveram presentes o prefeito Naldo Batista (PCdoB), o delegado da cidade Dr Josemar Rocha, o comandante do DPM, Sgt Alcinézio, o presidente do Sintasp Alex Borges, o assessor jurídico Djelson, do SIGMEMA (Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão), da Secretária Municipal de Educação Profa. Rosinalva, o Chefe de Gabinete do prefeito Dr Júnior, os vereadores Jorge do Sindicato (PDT), Vanusa Flora (PCdoB), Robert Almeida e Hélio Flora (PCdoB), do Promotor de Justiça Dr. Clodoaldo Nascimento, que mediou o debate, e da população em geral.  Todos, ao serem questionados pelo mediador, destacaram a importância do retorno da Guarda Municipal como patrulhamento ostensivo no município em parceria com as polícias.
Naldo Batista disse que pode rever o decreto e a lotação dos guardas, pois, segundo o prefeito, se a população deseja a Guarda trabalhando na segurança pública ele vai acatar a vontade popular; e também frisou que vai manter a parceira da GCM com a PM e a Polícia Civil no município. O prefeito disse ainda que vai encaminhar ao legislativo a lei de criação da Guarda Civil, baseada na Lei Federal 13.022/14, além, também, da elaboração do plano de cargos, carreira e salários da GCM.
No final, o prefeito revelou que a Guarda de Buriti vai receber uma Viatura própria graças a uma emenda do deputado federal Aluísio Mendes (Pode/MA).
Mais imagens da reunião
← Anterior Proxima → Página inicial

77 COMENTÁRIOS:

  1. aliandro quando os outros prefeitos peidavao vc ja botava no blog e o gato da picina o que ouve vai dizer que nao sabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o da escola mundo infantil?

      Excluir
  2. plano de carreira tem que sair é pra todos os servidores!!!!o que isso?cadê nossos direitos também????essa "guarda" é melhor que os demais servidores do município???tem servidor que trabalha de verdade, esses sim merecem reconhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro os Guardas Municipais possuem suas atribuições e não queremos ser melhor que outras categorias. Temos um estatuto Nacional, sancionado pelo Governo Federal em 2014. Desta forma o Sindicato Estadual da categoria vem trabalhando na aprovação em várias cidades do Maranhão e vamos trabalhar neste sentido. Assim acredito que todos devem se organizar e lutar pelos seus direitos.
      Weber Henrique N Marques
      Presidente da Central Sindical UGT- União Geral dos Trabalhadores e Sec de Finanças do SIGMEMA.

      Excluir
    2. 👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽🙄👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽👎🏽

      Excluir
    3. Se vcs querem plano de carreira, é só irem atrás, assim como nós estamos indo!

      Excluir
  3. Pois quando se quer corre atrás e e o que eu vejo vocês falam muito ao invés de procurar bom a justiça para resolver a situação é esses guardas aí tem meu respeito pois são pessoas de coragem que correm atrás dos seus DIREITOS NINGUÉM ESTA ACIMA DA LEI.

    ResponderExcluir
  4. Arrocha prefeito que foi eleito por voto de protesto e agora tá pior que o seus antecessores ao invés de trabalhar pelo bem comum ficar atacado servidores públicos bom vc lembra bom que só falta três anos e dois meses e quando não conseguir se reeleger.eu vou e rsrss pé de banana kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Quando o cara é analfabeto faz isso por vingança contra a guarda Municipal que em lugar nenhum do Brasil vigia escola e prédios públicos até mesmo porque nesses prédios velhos ladrão nenhum entra pra roubar o que? Máquina de xerox quebrada ou papel,guarda municipal tem que está nas ruas da cidade fazendo a devida fiscalização dos transportes irregulares e dando apoio a Polícia Militar, a promotoria deveria fiscalizar mas fica sem fazer nada a favor da Guarda que procurou o ministerio público mas ele e nada é a mesma coisa,o povo é que fica sofrendo nas mãos da bandidagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você sabe que eu não significado da palavra analfabeto??.... Só para você saber, a vigilância do guarda municipal pode ser realizada nas escolas, hospitais, prédios e prédios públicos municipais (Prefeitura, Câmara dos Vereadores).SEU CAVALO

      Excluir
    2. Analfabeto de conhecimento,um bossal que não sabe nem atender um telefone,não tem nem nivel médio.esse é o cara que está hoje cono prefeito de BURITI
      M

      Excluir
  6. O prefeito esta certíssimo, trabalhar na segurança de prédios públicos faz parte das funções da guarda municipal, Naldo Batista esta amparado na lei e não pode ceder a desejos pessoais dos guardas e familiares setores públicos estão cada vez mais visado por bandidos pois sempre ha arrastões em repartições publicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu só deve ser babão do prefeito para falar tanta besteira. Uma pessoa que prefere guarda sendo vigia ao invés de estar nas ruas fazendo a segurança do povo Buritiense, é muita falta do que fazer mesmo, vai procurar uma lavagem de roupas infeliz..
      A Guarda é a polícia do município seu burro (a)

      Excluir
    2. Cite um arrastão abestado que dia foi e qual escola

      Excluir
    3. Capitulo II
      Dos Princípios
      Art.3º Sao princípios MÍNIMOS de atuação das guardas municipais
      I- Proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades publicas;
      II-Preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;
      III-Patrulhamento preventivo;
      IV-Compromisso com a evolução social da comunidade e
      V-Uso progressivo da força.

      Capitulo III
      DAS COMPETENCIAS
      Art.4º É competência das guardas municipais a proteção de bens , serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município.
      Art.5º Sao competências especificas das guardas municipais respeitadas as competências dos orgaos federais;
      I-Zelar pelos bens e equipamentos dos prédios públicos do Município.
      II-Prevenir e inibir pela presença e vigilância, bem como coibir infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentam contra os bens serviços e instalações.
      Esta lei eu não fiz mas é lei, agora aprende a diferenciar PRINCÍPIOS MÍNIMOS e COMPETÊNCIA que você vai entender.


      Excluir

  7. 🚨Decreto do prefeito Naldo e secretário de administração que coloca a Guarda Civil Municipal de​ Buriti como Guarda de patrimônio gera insegurança na população, pois a Guarda Civil já está a 2 anos fazendo segurança pública no município em parceria com a polícia militar e Polícia Civil no combate direto ao crime e vem tendo bons resultados e trazendo paz para o povo Buritiense, Agora com o decreto colocando os guardas para trabalhar como vigias de prédios públicos, só durante o dia, a noite não e também não trabalham finais de semana e nem feriados datas comemorativas, joga no lixo a segurança pública municipal❗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🙄 os Guadinhas querem ser polícia 👮🏿...
      Vão fazer o concurso da PM rapaz.
      O prefeito tá certo!
      Tem que ser vigia mesmo.
      Onde já se viu uma asneira dessa😮
      Vão ficar:
      • nas portas das escolas
      • na Rodoviária
      • no posto de saúde
      • na prefeitura
      • SEC. De educação
      • na feira
      • nas praças
      “ tem muito lugar legal para eles”
      O negócio é que eles querem ser PM...😊
      Vão estudar para o novo concurso da PM👮🏿

      Excluir
    2. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼Falou tudo anônimo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

      Excluir
    3. 👍🏼👍🏼👍🏼👏🏼Pura verdade!
      Falou tudo e mais um pouco.

      Excluir
    4. Verdade, pelo o que eu estou sabendo,eles teriam que ter no mínimo 1200 Hora/aula de formação em SSG ( serviço de segurança de guarda ) com formação técnica em segurança pública. Coisa que no curso de formação da polícia militar é ministrado para os recrutas no processo de formação para Soldado.
      Ainda tem outras matérias que têm na grade currícular do curso, como por exemplo: estande de tiro,maneabilidade,abordagem tática,patrulhamento e muitos outros...
      Pura verdade anônimo; “ não se pode sair por aí brincando de polícia” . Tem que ser guarda patrimônio mesmo.
      Apoio à iniciativa da atual gestão.👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

      Excluir
  8. 🚨A Guarda Civil Municipal está no capítulo da SEGURANÇA PÚBLICA no artigo 144 parágrafo 8* da constituição federal‼ e a lei Federal 13.022/14 disciplina as atividades da Guarda Civil de forma mais concreta. As atribuições são bem claras na Lei Federal onde todo o conteúdo da lei para as Guardas é de atividade policial dentro do município❗ Pois a guarda civil é segurança pública e é serviço essencial e de interesse público , e por isso deve funcionar 24horas por dia.os prédios públicos já tem seus vigias, Guarda é para está nas ruas da cidade fazendo a segurança do povo , esse atitude do prefeito é do Jenilson é irresponsável e imoral, quem está correndo riscos são os guardas em prédios públicos a qualquer momento ser atacados por bandidos....

    ResponderExcluir
  9. 🚨A Guarda Civil Municipal está no capítulo da SEGURANÇA PÚBLICA no artigo 144 parágrafo 8* da constituição federal‼ e a lei Federal 13.022/14 disciplina as atividades da Guarda Civil de forma mais concreta. As atribuições são bem claras na Lei Federal onde todo o conteúdo da lei para as Guardas é de atividade policial dentro do município❗ Pois a guarda civil é segurança pública e é serviço essencial e de interesse público , e por isso deve funcionar 24horas por dia.os prédios públicos já tem seus vigias, Guarda é para está nas ruas da cidade fazendo a segurança do povo , esse atitude do prefeito é do Jenilson é irresponsável e imoral, quem está correndo riscos são os guardas em prédios públicos a qualquer momento ser atacados por bandidos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns prefeito botou os guardas no devido lugar.

      Excluir
  10. Um recadinho para os guardas municipais...atençao seus guardinhas de nada. Parem de querer ser policiais....se vcs realmente querem ser policiais de verdade...vem ai o concurso da pm...estudem seus bandos de analfabetos....ta dado o recado....falou...

    ResponderExcluir
  11. O prefeito agiu dentro da legalidade se os guardas querem ser policiais que façam concurso pra Polícia.Estes guardas de Buriti não sabiam que eram subordinados ao poder Executivo Mucipal.Achavam que eram subordinados ao Delegado e promotor.Não votei no NALDO e nem votarei.Você acertou.Parabéns NALDO

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS PREFEITO VC BOTOU ESSES GUARDAS QUE NÃO FAZEM NADA, PRA TRABALHAR DENTRO DA LEGALIDADE...CONCURSO DE 40 HORAS E AINDA POR CIMA NÍVEL FUNDAMENTAL!!!!!!QUEREM SER POLICIA.....KKKKKK FALA SÉRIO!!!!!MAIS UMA VEZ MEU PREFEITO O PARABENIZO!

    ResponderExcluir
  13. Olá meus vereadores vamos deixar esses guardinhas trabalhar nos seus postos indicado pelo prefeito que está fazendo sua parte e vamos fazer algum projeto na cidade porque está na hora de mostrar trabalho na cidade, projetos projetos...

    ResponderExcluir
  14. Esse prefeito podia se preocupar em chamar os excedentes do concurso .em vez disso fica caçando o que fazer e contratando milhares de pessoas.cadê a justiça que não vê isso aí.Naldo tu pode é contratar até o povo do buriti todo ,mas enquanto não chamar os concursados teu nome tá sujo.

    ResponderExcluir
  15. Esses q falam nunk passaram em nada... Vivem d migalhas... A cidade é um lixo msmo... Só deve ter gente da mesma qualidade... Sem princípios.. Leigos...

    ResponderExcluir
  16. Todo o povo de bem de Buriti apoia a Guarda Civil Municipal na segurança pública municipal, os guardas vem defendendo o povo dos bandidos, parabéns guardas pelo grande serviço prestado aos Buritienses ao longo de 2 anos. Quem defende os guardas trabalhando como vigias são bandidos disfarçados de cidadão de bem, pois o verdadeiro cidadão quer os Guardas continuando na segurança pública porque a lei federal diz que os guardas têm poder de polícia e devem proteger o povo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai procurar passar no concurso da PM👮🏿!!!
      Queres ter o poder de polícia?
      👉🏽PASSA NO CONCURSO DA PM 2017👈🏽

      Excluir
  17. Razões pra votar em Bolsonaro:

    1- Pabllo Vittar deixará o Brasil caso Bolsonaro seja eleito Presidente
    2- O Lula odeia ele
    3- A Dilma odeia ele
    4-A Maria do Rosario odeia ele
    5-O Jean Willys odeia ele
    6-O Ciro Gomes odeia ele
    7-O PT e o PSDB odeia ele
    8-O Aécio odeia ele
    9-O PSOL odeia ele
    10-O STF odeia ele
    11-A GLOBO odeia ele
    12-A RECORD odeia ele
    13-O FHC odeia ele
    14- ele é cristão ;
    15- é militar;
    16- é honesto;
    17- fala a verdade doa a quem doer;
    18- é armamentista;
    19- defende a família e os bons costumes;
    20- é contra a legalização das drogas;
    21- é de direita;
    22- tem os melhores projetos para segurança pública;
    23- é a favor da diminuição da maioridade penal;
    24- é totalmente contra o fim da PM;
    25- é contra a legalização do aborto;
    26- defende um País com mais setores privados e menos estado;
    27- menos interferência do estado na vida das familias;
    28- é favor do aumento de pena para menores e castração química para estupradores;
    29- apoia o fim do MST e sindicatos pelegos e subservientes;
    30- é contra a ideologia de género e kit gay nas escolas;
    31- é contra a lei de migração;
    32- é contra o bolivarianismo
    33- o único que tem ideias para geração de empregos, usando os minérios que existem em abundância no Brasil ;
    34- projetos pra criar excludentes de ilicitude, com objetivo de proteger o cidadão de bem e a policia;
    35- nunca teve seu nome envolvido em corrupção;
    36- é a favor de trabalho forçado pra criminosos;
    37- é contra doutrinações nas escolas;
    38- contra a implantação de religiões anti-cristãs nas escolas;
    39- esta preocupado com as escolas e hospitais, não com presídios.
    40- não vai sustentar ONGs que defendem a bandidagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caçador de hipócritas7/10/17 17:07

      Eu sei quem colocou esse comentário aqui.
      Amigo, você se tornou exatamente aquelo que tanto você combatia. Você se tornou o contrário dos esquerdistas extremistas que tanto você criticava. Você se tornou um seguidor cego de Olavo de carvalho e Bolsonaro.

      Excluir
  18. Em memória dos melhores Guardas Municipais de Buriti,os senhores CAZER e LIGA.Esses foram os caras sem orgulhavam de serem Guiadas Municipais e os autuais querem se Policiais sem ser.

    ResponderExcluir
  19. A única coisa que os Guardas Municipais de Buriti não querem ser é Guardas.Querem ser policiais sem ser.Usurpação de profissão é crime é o que os Guardas de Buriti estão cometendo,já deveriam estarem PRESOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  20. Esses guarda serve pra que mesmo.

    ResponderExcluir
  21. A única cidade que vejo a VAIDADE de Guardas quererem ser policiais sem SER.Grande besteira desses guardas,irao aquetar quando forem presos.

    ResponderExcluir
  22. Alô seu guarda por favor socorro roubaram minha bicicleta você ligou para o setor errado ligue para PM lá tem dois PM de plantão.qualquer coisa va estudar para poder passar no concurso da PM para ver se aumentar o contingente do município .eu como cidadão buritiense fico triste pois vejo pessoas que escrever errado dessa forma imagine falando ao invés de fazerem comentários grotesco e sem fundamentação alguma deveria era estudar.vcs já preucuraram sabe o que os guardas municipais faziam e fizeram acho que não no município que tem um agente da civil e dois PM de plantão e triste e vcs que ficam postando miolo de pote.sabe quem ia Revistar as selas da delegacia, vocês sabem que vai com o delegado buscar presos nos sistema prisional para audiência em Coroatá e Chapadinha, vocês sabem realmente quem é solicitado para ajudar nos dias de visitas fico muito triste e de acordo com o CP. Brasileiro qualquer um dos povos podem da voz de prisão em fragrante delitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anónimo discoreu querendo ser intelectual não sabendo que o flagrante delito que qualquer um do povo pode prender é facultativo e não obrigatório como o dever de policiais e não de Guardas Municipais.

      Excluir
    2. GIATEI ANONIMO VOCE SABE TUDO SOBRE O CP.REALMENTE QUALQUER UM POVO PODE PRENDER MAIS NÃO TEM O DEVER COMO POLICIIAIS.GUARDA MUNICIPAL NÃO TEM O DEVER DE PRENDER E NEN O POVO,NESTA CASO O FLAGRANTE É FACULTATIVO E O FLARANTE OBRIGATRIO E PARA POLICIAIS EFETUAR PORQUE TEM O DEVER.

      Excluir
    3. Vai estudar seu desenformadoDAS COMPETÉNCIAS

      Art. 4o É competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município.

      Parágrafo único. Os bens mencionados no caput abrangem os de uso comum, os de uso especial e os dominiais.

      Art. 5o São competências específicas das guardas municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais:

      I - zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;

      II - prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;

      III - atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;

      IV - colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;

      V - colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas;

      VI - exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal;

      VII - proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;

      VIII - cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades;

      IX - interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades;

      X - estabelecer parcerias com os órgãos estaduais e da União, ou de Municípios vizinhos, por meio da celebração de convênios ou consórcios, com vistas ao desenvolvimento de ações preventivas integradas;

      XI - articular-se com os órgãos municipais de políticas sociais, visando à adoção de ações interdisciplinares de segurança no Município;

      XII - integrar-se com os demais órgãos de poder de polícia administrativa, visando a contribuir para a normatização e a fiscalização das posturas e ordenamento urbano municipal;

      XIII - garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas;

      XIV - encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário;

      XV - contribuir no estudo de impacto na segurança local, conforme plano diretor municipal, por ocasião da construção de empreendimentos de grande porte;

      Excluir
  23. Essas pessoas que falam mal dos guardas, tem que estudar para passar no concurso,eu sou de buriti mas eu trabalho em chapadinha,o que tem haver com isso.

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pal nas policia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  26. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK bando de burro laga de babar o prefeito.

    ResponderExcluir
  29. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bando de pucha saco do prefeito.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Nossos Guardas municipais eu estou com vcs, a pete mesmo esses bandidos mesmo de buriti, quem tiver sendo incomodado e bandido.

    ResponderExcluir
  31. Acho que essas pessoas que falam mal dos guardas municipais, pode olhar que todos fizeram a prova e nao passaram,Eu vejo que essas pessoas tem e inveja,deles falam que foi ensino fundamental porq nao passaram vao estudar que e melhor,porq no buriti so tem analfabeto vai do prefeito ao eleitor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é falar mal dos Guardas anônimo,o problema que os Guardas não querem ser Guardas,querem ser policiais sem SER.Se não esclarecemos daqui uns meses querem ser Delegado,Promotor e Juiz.

      Excluir



    2. Presidência da República
      Casa Civil
      Subchefia para Assuntos Jurídicos
      LEI Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014


      Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

      A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

      Excluir


    3. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

      Art. 1o Esta Lei institui normas gerais para as guardas municipais, disciplinando o § 8o do art. 144 da Constituição Federal.

      Art. 2o Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.

      Excluir
    4. CAPÍTULO II

      DOS PRINCÍPIOS

      Art. 3o São princípios mínimos de atuação das guardas municipais:

      I - proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;

      II - preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;

      III - patrulhamento preventivo;

      IV - compromisso com a evolução social da comunidade; e

      V - uso progressivo da força.

      Excluir

    5. CAPÍTULO III

      DAS COMPETÉNCIAS

      Art. 4o É competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município.

      Parágrafo único. Os bens mencionados no caput abrangem os de uso comum, os de uso especial e os dominiais.

      Art. 5o São competências específicas das guardas municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais:

      I - zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;

      II - prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;

      III - atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;

      IV - colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;

      V - colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas;

      VI - exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal;

      VII - proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;

      VIII - cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades;

      IX - interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades;

      X - estabelecer parcerias com os órgãos estaduais e da União, ou de Municípios vizinhos, por meio da celebração de convênios ou consórcios, com vistas ao desenvolvimento de ações preventivas integradas;

      XI - articular-se com os órgãos municipais de políticas sociais, visando à adoção de ações interdisciplinares de segurança no Município;

      XII - integrar-se com os demais órgãos de poder de polícia administrativa, visando a contribuir para a normatização e a fiscalização das posturas e ordenamento urbano municipal;

      XIII - garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas;

      XIV - encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário;

      XV - contribuir no estudo de impacto na segurança local, conforme plano diretor municipal, por ocasião da construção de empreendimentos de grande porte;

      XVI - desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros Municípios ou das esferas estadual e federal;

      XVII - auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignatários; e

      XVIII - atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local.

      Parágrafo único. No exercício de suas competências, a guarda municipal poderá colaborar ou atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal ou de congêneres de Municípios vizinhos e, nas hipóteses previstas nos incisos XIII e XIV deste artigo, diante do comparecimento de órgão descrito nos incisos do caput do art. 144 da Constituição Federal, deverá a guarda municipal prestar todo o apoio à continuidade do atendimento.

      Excluir
    6. Estude o. Estatuto aí sim vocês que protegem bandidos vão ter Moral para falar bem de pessoas que pessoalmente conheço e são cidadão país de família e a maioria graduado que estão fazendo o que o povo daqui nunca. Teve. Coragem de brigar pelos seus direitos boa sorte guerreiros a sociedade digna vós apoiar..

      Excluir
  32. kkkkkkk quero ver o neto do Sr. Abraão na porta de uma escola vestido de bolicial do BOBE kkkkkkkk ele só quer ser policial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk o robô COP ele estar no posto de saúde,

      Excluir
    2. aprende pelo o menos a escrever rato de prefeitura babão de prefeito

      Excluir
  33. Para quem não sabe, alguns guardas continuam atuando como "polícia ", pois os guardas de fora, os forasteiros estão dando plantões. Afinal de contas eles precisam continuar o trabalho deles na cidade de origem.
    É o mesmo para todos os forasteiros da saúde, da educação, da prefeitura, enfim, todos os forasteiros. Quarenta horas de trabalho só serve para os residentes e eleitores do Naldo Batista Mesquita Machado Mourão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém está dando plantão, procurem saber das coisas antes de falarem besteira.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      tomar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  34. O povo besta kkkkkkkkkkkkk passaram a vida babando o nenê mourao agora o prefeito poposta vão trabalhar cambada de babão é só falta três anos e dois meses kkkkkkkkkkkkk aí vcs vão ficar na merda igual cebola cambada de babão rsrs

    ResponderExcluir
  35. Se os " forasteiros" estão trabalhando aqui, é pq os daqui não têm capacidade de passar em um concurso público.
    E não são todos os guardas que querem ser policial, as pessoas generalizam tudo.
    A maioria desses comentários pejorativos são de contratados têm inveja dos concursados e vivem com o rabo preso com o prefeito por medo de serem demitidos.
    Procurem estudar e parem de se importar com a vida alheia.

    ResponderExcluir
  36. Quando a Guarda Civil voltar a atuar na segurança pública, os guardas vão ter muito trabalho, pois a cidade vai estar cheia de bandidos novamente.
    🚨Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil no combate ao crime em Buriti..
    Os bandidos de Buriti e região devem estar muito felizes por a Guarda Civil está sendo vigia de prédios públicos, pois agora são 19 GUARDAS a menos nas ruas, aí fica fácil para os bandidos voltarem a botar o Pânico na população.. ontem já teve roubo na pizzaria tataia....

    ResponderExcluir
  37. Tudo que a Guarda Civil de Buriti fez na segurança pública, no trânsito, fazendo a segurança de grandes e trabalhando em parceria com a PM e PC está tudo amparado na constituição federal e na lei federal 13.022/14.
    Esses comentários criticando a Guarda Civil Municipal não representam a grande maioria do povo Buritiense, o povo Buritiense tem orgulho de ter Guardas corajosos​ e que estão fazendo a segurança da população, desejamos que os guardas retornem a fazer o policiamento da cidade. Aqui em Buriti só tem dois Polícia Militar de plantão por dia e um policial civil por semana não tem como combater o crime com esse contingente de policiais a guarda civil são 19 GUARDAS mais que o triplo dos PM's e PC, a parceria entre a guarda, pm e PC deu certo e os bandidos estão presos graças a Guarda Civil...
    Os argumentos dos anônimos que só sabem crítica são argumentos sem fundamentação e mostra o tamanho da ignorância desses pessoas burras.....

    ResponderExcluir
  38. A lei questionada pela Guarda Municipal não diz que eles são policiais,diz que eles são guardadas.Bando de bestas se não querem ser Guardas vão estudar para outros concursos de profissões diferentes.

    ResponderExcluir
  39. Vou mandar um recado para esses contratados da prefeitura,cuidado.laga de babar esse prefeito vao estudar bando de babao,pucha saco.Cuidado prefeito com á cadeia,olha com o ex prefeito.

    ResponderExcluir
  40. Acho que essas pessoas de buriti tem inveja do povo de fora por. vao estudar babao do prefeito ,bando de pucha saco,todos povos de buriti sao burro,

    ResponderExcluir
  41. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mete papai com madeira no povo de buriti bando de burro,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkja´falei vou falar vao estudar povo de buriti ,bando de babao ,.

    ResponderExcluir
  42. A lei questionada pelo os Guardas Municipais não diz que eles são Policiais também.Diz que eles são Guardadas Municipais.

    ResponderExcluir
  43. Quero saber como esse prefeito vai fazer para pagar esses contratadinho pucha saco. Por q ele sabe disso que foi um ex prefeito prezo ,cuidado prefeito pé de bananeira laga os guardas de mao vc está plantando pra vc mesmo,um dia vc vai colher.

    ResponderExcluir
  44. Laga nosso prefeito babao de buriti,eu sei que ele nao presta ,mas um dia ele vai da prefeitura ,por q nao é´dele´.

    ResponderExcluir
  45. bando de babao do prefeito vai tomar banho seu pucha saco do prefeito ,bando de lixo de buriti ,sindicato pucha saco .

    ResponderExcluir
  46. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk arochakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cabarer do buriti kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkbando de babao kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online