"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

quinta-feira, 13 de abril de 2017

39

JUSTIÇA DETERMINA FIM DO REPASSE DE VERBA PÚBLICA AO HOSPITAL DO TRABALHADOR BURITIENSE (HTB); SEM RECURSOS, HTB FECHA AS PORTAS E NÃO HÁ MAIS ATENDIMENTO ALGUM.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Prefeito Naldo Batista (PC do B) já havia se negado a fechar contrato com o diretor da Clínica, Dr Alan Novais, apontando dificuldades jurídicas.
Usuários do SUS do município seguem agora completamente à deriva e desprotegidos.
Cartaz indica fim do atendimento no HTB.
A Justiça de Buriti-MA, por determinação do Juiz José Pereira Lima Filho, titular da Comarca do município, intimou, por meio do Ofício nº 58/2017, datado de 08 de março deste ano, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, para que interrompesse qualquer repasse de verba pública ao Hospital do Trabalhador Buritiense - HTB, conhecido também como “Clínica”, que é particular, inaugurada em 1992, e estava sendo administrado pelo médico e ex-prefeito de Buriti Dr. Alan George Novais Viana.
A decisão do juiz de Buriti é no sentido de cumprir a Sentença que condenou o ex-prefeito por improbidade administrativa, numa ação civil movida pelo Ministério Público Estadual em 2001 registrada sob o Processo 21-52.2001.8.10.007(212001).
Após notificação dos órgãos competentes feita pela justiça, o diretor administrativo decidiu por fechar a Clínica e encerrar, por tempo indeterminado, os serviços médicos realizados no estabelecimento.
 Na audiência em que foi convocado pela Câmara Municipal (CLIQUE E RELEMBRE), no dia 17 de março deste ano, Dr Alan Novais disse que o HTB mantinha uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para prestação de serviços de internações para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Buriti-MA e que em 1998, quatro anos após a implantação do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIASUS) para financiar os atendimentos ambulatoriais nos estados e municípios, o HTB recebeu de AIH (Autorização de Internação Hospitalar) um adiantamento de R$ 5.100,00 (cinco mil e cem reais), em valores da época, que fora repassado para a prefeitura municipal, então comandada pelo ex-prefeito Neném Mourão que estava em seu 1º mandato.
Ele explicou, ainda, que foi estabelecida uma parceria entre a Clínica e a prefeitura, na qual o município contratava e pagava os médicos enquanto o HTB realizava serviços ambulatorial e laboratorial, consultas, urgência e emergências. Porém, desde setembro de 2016, quando o ex-prefeito Rafael Mesquita havia deixado de pagar os honorários médicos o serviço de atendimento do município virou o caos que todos os usuários estão presenciando.
Quanto ao impasse no contrato com a gestão municipal, o diretor esclareceu que tudo se deu porque a prefeitura quis impor um contrato de locação do prédio clínico, o que, para ele, seria praticamente impossível para o SUS e propôs ao prefeito uma Parceria Público-Privada (PP) nos mesmos termos contratuais da proposta anterior.
 OITIVA DO PREFEITO NALDO BATISTA (PC DO B) NA CÂMARA DE VEREADORES
 Já na audiência do dia 24 de março quando o convocado para se explicar sobre o impasse na saúde foi o prefeito Naldo Batista, este afirmou que agia dentro lei e que, portanto, os recursos deveriam ser aplicados de acordo com a legislação.  Naldo chegou a citar, nominalmente, que os ex-prefeitos Dr Alan, Zé Vilar (aliado), Neném Mourão (ex-aliado) e Rafael Mesquita foram alvos de processos por improbidade administrativa.
O prefeito ainda disse ter uma parcela de culpa na situação caótica na saúde do município porque acompanhou por dois mandatos, na Era Neném Mourão, a administração do grupo que teria arrastado ao nível que hoje está o atendimento hospitalar de Buriti.
Ele destacou ainda que o Posto de Saúde Oswaldo Faria, localizado no Centro, está passando por uma reforma que deveria durar 90 dias e deixar o espaço em condições de atendimento 24h; que reabriria cinco UBS´s (Unidade Básica de Saúde) nos povoados e colocaria três ambulâncias para atender a demanda.
Por fim, Naldo Batista reforçou sua promessa de campanha e disse que até 2020 o município terá um hospital equipado, fruto da sua administração e com o apoio da Câmara.
VEJA VÍDEOS COM TRECHOS DA FALA DO PREFEITO:
A SITUAÇÃO DA SAÚDE MERECE MAIS EMPENHO DA GESTÃO
 Passaram-se três meses da nova gestão, e o que vimos que já estava ruim antes (este Correio há anos vinha mostrando) está piorado ainda mais. A população que necessita de saúde e atendimento imediato não pode ficar a espera de uma reforma ou pior ainda, de ser atendida em meio à poeira como vem ocorrendo atualmente no Posto de saúde quando a secretaria anunciou que já estaria fazendo plantão 24h, que, por sinal, nem sempre tem médico.
Situações de mau atendimento, descasos e despreparo se avolumam quando o assunto é saúde pública municipal. Só para ficar num exemplo mais recente, um vídeo que circula nas redes sociais mostra o total despreparo da nova equipe da Samu no atendimento a três jovens que sofreram um acidente grave, sendo que um deles faleceu, o irreverente e adorável Rodriguinho, ocorrido no último domingo 9/4 (RELEMBRE AQUI). Para agravar ainda mais, quando os jovens em estado grave são levados para o Posto de Saúde não havia nenhum médico plantonista, só técnicos, e coube a um enfermeiro experiente realizar os primeiros procedimentos padrões, detalhe: ele foi a pedido da família, porque não havia naquele momento alternativa oferecida pelo município para atendimento imediato.
É certo que não podemos esperar milagres em poucos meses, porém não se deve esquecer que o atual prefeito montou uma equipe de transição que já deveria ter apontado uma solução para a questão dos atendimentos de urgência, emergência e internações logo no início do seu mandato.
Quando em seu discurso o prefeito de Buriti diz que é necessário fazer tudo dentro da lei está corretíssimo, mas essa regra deve ser aplicada a todas as áreas do seu governo e não somente àquela em que a população cobra soluções imediatas. Para que isso não fique parecendo apenas um discurso retórico.
Este Correio Buritiense reitera seu compromisso de manter-se vigilante sobre a administração pública e é importante que o gestor municipal e seu secretariado entendam que a saúde é um dos direitos essenciais de todo cidadão e a população buritiense precisa receber melhor atendimento e, sobretudo, agora que não há mais a Clínica para internações, faz-se necessário a construção de um novo hospital no município.  
← Anterior Proxima → Página inicial

39 COMENTÁRIOS:

  1. Uma vergonha, isso sim , agora todo mundo reclamava do Htb e agora ruim com pior sem , virao como foi o socorro do samu ao acidente dos jovens , sem nenhum preparo , cadê pelo ao menos um médico para dizer alguma coisa nessa hora , não tem né mas para reforma de pousada e carrões tem dinheiro e a inauguração do shopping dá cidade e tem , reforma dá Prefeitura denovo? Meus amigos buritiense novo tempo e a pior história.

    ResponderExcluir
  2. Cidadão Buritiense13/4/17 16:00

    A situação caótica não é de hoje. E o excelentíssimo juiz foi sábio em cumprir a lei, e impedir que um condenado por roubar o dinheiro público continuasse a prestar serviços para o município(governo). Se a situação ficou pior, não vamos culpar somente o prefeito, que está somente há pouco mais de cem dias embora ele tinha conhecimento da situação mas sim, todos os envolvidos neste caos, como os dois últimos prefeitos, o dono do hospital e o atual prefeito. Em todo o município há prédios com condições de prestar serviços básicos nessa área, como consultas e exames. Para isso basta usá-los. O que eu percebo é que o atual prefeito está pecando muito no quesito planejamento(gestão). Um desses erros foi nomear pessoas com condenações por também roubar os cofres públicos, ao invés de nomear pessoas realmente com méritos e honestas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe. O médico Alan não é dono do hospital.

      Excluir
    2. Babão...no mínimo mora em uma capital,comendo moli aqui na vaquinha leiteira!

      Excluir
  3. Nosso Buriti está agonizando, estamos sem tudo, falta energia, agua, não tem segurança, não tem saúde, e a única secretaria que funcionava mais ou menos não estar mais funcionando que era da educação, botaram muita gente sem experiência na Semed que era está uma tremenda bagunça.

    ResponderExcluir
  4. Hoje podemos dizer sem medo de errar "Naldo Batista não sabe administrar"

    ResponderExcluir
  5. Bando de Canalhas despreparado.É uma vergonha Buriti se encontrar em uma calamidade dessa.

    ResponderExcluir
  6. ACABOU A FARRA DA NICE DO PIDA NO BACANABAR.AGORA VAI TER QUE TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo vc está mal informado essa atitude do juiz condenar o ex prefeito não foi por roubar dinheiro público e sim por ter empregado dos pessoas o Sr.Mocego e uma professora na época que nem existia concurso público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te informa idiota ele quando prefeito ficou ficha suja sabe o que é isso procura um dicionário e ler idiota analfabeto.Onde já se viu empregar uma pessoa e ser processado.Acorda analfabeto.

      Excluir
    2. Nenhum prefeito até hoje na história sofreu uma penalização de perder e até sofrer um processo administrativo por dar emprego para alguém, logo pq os órgão funcionam com pessoas a prestam serviços. Essa desculpa burra deve ser de alguma desententid
      tentando arrumar desculpa para não arranjar emprego para alguém e aí se aproveitam da situação para arranjar esse tipo de desculpa

      Excluir
    3. Te informa jovem. Ninguem e processado por improbidade por dar emprego. Essa desculpa ta querendo o que mesmo, jovem.

      Excluir
    4. Te informa jovem. Ninguem e processado por improbidade por dar emprego. Essa desculpa ta querendo o que mesmo, jovem.

      Excluir
  8. Vc é muito preocupado com NICE tem outras coisas no Buriti pra vc se preocupar.meu amigo quando vc for inaugurar o hospital da prefeita convida a população 2020 kkkk

    ResponderExcluir
  9. E ta piorando mais. Deve ter Unidade básica desativada porque os recursos estao diminuindo. ESF só ta recebendo 78 mil, Antes era 93 mil. Dos ACS tá 70 mil, antes o repasse era de 80 mil. Ja já estamos sem atendimento básico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vão condenar até os prefeitos que já morreram porque até eu sei antes do primeiro concurso que foi em 97 todos eram empregados era pelos prefeitos agora ficam procurando culpados pelos erros do dr Alan que foi improbidade administrativa sabe o que é isso anônimo? Pergunta o juiz? Deixa de colocar comentários sem fundamento você deve ser uma pessoa sem noção.

      Excluir
    2. O valor q é pra vim é de 92.270.00 vinha 80.106.00 se nao me engano desde a gestão passada agora so ta vindo 70.980.00 deste o mes passado q referente ao mes de fevereiro

      Excluir
  10. Clínica fechou só por causa que foi empregado pessoas kkkk pelo dr.Alan.

    ResponderExcluir
  11. Prefeito junto com seus advogados e o procurador do município agora vcs estão de parabéns,conseguiram fechar a clínica e deixar a população de Buriti sem atendimento de internação.agora lascou com a povo Buritiense.

    ResponderExcluir
  12. Eh bando de 28 envejoso lá no posto faz o mesmo atendimento k fazia na clínica, e internações,pois fui hj sou a prova viva e fui bem atendida não só pelos enfermeiros como pela médica k está de plantão,pois na clínica era presimo o atendimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois fica vc seu babão louco o mesmo atentamente está doente ou louco

      Excluir
  13. 👍👍👍👍

    ResponderExcluir
  14. 👍👍👍👍

    ResponderExcluir
  15. Essa clinica que tem um péssimo atendimento pelo ao tinha , o posto tá sendo reformado é para lavar lavar e lavar e tome reforma, peça a Deus para não adoecer Deus olhe para esse povo dessa cidade, aqui pode qualquer coisa menos adoecer.

    ResponderExcluir
  16. O Centro de saúde está internando como se não tem estrutura de um hospital,tem sala de parto,centro cirúrgico, Enf pediátrica, Enf.masculina,Enf.feminino gente vamos denunciar para a secretaria do estado. Isso é uma VERGONHA

    ResponderExcluir
  17. Eh tu só pode ser uma pessoa que não tem um pingo de discernimento das coisas,porque tu achar que ser atendida em meio a tanta poeira, e dizer que está bom!!tu deve ter bosta na cabeça em viés de miolo,só deve ser mesmo imbecil, te toca babão,põe os pés no chão,com certeza tu estás comendo do bolo.

    ResponderExcluir
  18. Hoje passando em a clínica, e vendo aquele nome fechada!! A única coisa que senti foram muita revolta!!em pensar que lutamos tanto por uma mudança!!e tai a mudança que ganhamos!! O fechamento total da única coisa que ainda tínhamos!!podia não ser tão boa como falam, mais mesmo assim serviu muito pra toda população, e agora o que faremos???? Quando precisarmos de um atendimento?? Pra onde vamos correr?? Pra lugar nenhum! É morrer mesmo amíngua.

    ResponderExcluir
  19. SENHORES BURITIENSES

    A MOTIVAÇÃO QUE ENSEJOU AO JUIZ DE BURITI, AO PEDIR A SUSPENSÃO DO CONTRATO QUE TINHA COM A SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO, NÃO TEM NADA HAVER COM O PREFEITO NALDO E OS ADVOGADOS DA PREFEITURA, FOI SIMPLESMENTE CUMPRIR UMA DECISÃO JUDICIAL QUE CONDENOU O DR, ALAN DE CONTRATAR COM SERVIÇO PUBLICO, EM PROCESSO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DE 2001, QUANDO EXERCEU O MANDATO DE PREFEITO DE BURITI. PORTANTO SENHORES, SO TEMOS A LAMENTAR O OCORRIDO

    ResponderExcluir
  20. O Dr. Alan vive aqui em Buriti a mais de 40 anos,servindo toda essa população,e hoje o mesmo vem sendo alvo de críticas e chacotas, por aqueles que talvez mais precisaram dele. Quantas vidas eles salvou, talvez até mesmo desses que hoje lhe jogam pedras e cospem na prato que comeu,deveriam estar muito resistente por ele,sei que como prefeito ele ruim, muito como medico é uma grande profissional,deveriam levar isso em consideração,ficam criticando porque ele bebe, mais quem no bebe??? Quem não bebe mais tem alguém na família que bebe. Pois hoje por melhores que sejam as famílias,sempre tem uma pessoa errada,então que atire a primeira pedra aquela que no errou, e ponham a mão na consciência, e vejam o quanto este homem que hoje se tão criticado já muito útil pra toda população buritiense,procure respeitar-lo como ele merece, e não esqueçam, um dia poderão ainda precisarem desde.

    ResponderExcluir
  21. Dr Alan é um grande profissional todos sabem disso agora querer culpar pessoas que não tem nada a ver com o fechamento dá clínica aí já é burrice.Quem pode ir contra a ordem do juíz quer ser preso idiota?

    ResponderExcluir
  22. Dr. Alannta colhendo o que plantou, traiu então tem que ser traído e também como foi condenado qdo prefeito então tem que pagar, está CLINICA não é de Dr Alan está clinica é de uma associação registrada como APAMES feita pelo governo do estado na época Edson Lobão É a verba saiu de uma secretaria de ação social por nome SEDES na época administrada ela atual esposa do governador lobão dona Nice Lobão hoje deputada federal o pior é que o Alan e a Nice se acham os donos

    ResponderExcluir
  23. Não sei dizer nada sobre o acidente em questão DO seu que o município perdeu um ótimo proficional .enfermeiro pátrio isso posso afirmar com segurança já trabalhei com ele e sei que e um exelebte profissional. Que pena que os políticos não pensam na população so em puliticagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você no mínimo trabalhava na equipe de PSF dele, pois ele não era nada do que falas.

      Excluir
    2. Mostra tua cara anônimo, a inveja mata mesmo, esse enfermeiro que o comentário anônimo de cima fala é o melhor enfermeiro de buriti ! Pena que você não tem a mesma competência profissional que ele .

      Excluir
    3. Ele não é só o que o comentário de cima está falando, ele é muito mais o melhor enfermeiro e profissional de buriti ! Pena de quem inveja pois a maioria aqui não sabe nem aplicar uma injeção , você seu invejoso deve ser um desses.

      Excluir
  24. Verdade!! Conheço muito bem essa história,pois lembro até do dia da inauguração da clínica,pois quem veio inaugurar foi a então Sra. Nice Lobão na véspera da eleição que ele Dr.Alan foi eleito. O então presidente da associação confiando nele Alan o nomeou diretor, e a entregou a ele. E é por isso não o nome é Hospital do Trabalhador Buritiense. Pois se fosse realmente dele com certeza seria outro nome e não esse.

    ResponderExcluir
  25. Falo de dr mas não falo de desrespeito ao nosso pacientes que foram mal atendendo quando chegava na clínica foi a melhor coisa foi o fechamento pq só assim fachada que não tem nome só assim as autoridade preciona o gorveno para construí um hospital de desrespeito para buriti

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Buriti. Mais quarto anos na lamúria. Incrível a capacidade de alguns eme chacotar o nome de uma pessoa. Não apenas a pessoa Alan, mas sim o profissional que certamente já cuidou de você ou algum familiar seu.
    Quanto a fechar, bom, isso é fato. Ordem judicial não se discute, se acata. Agora, médico e bom médico como Dr Alan é...haaa, isso ele é em qualquer lugar, certamente quem está perdendo não é ele. Espero realmente que o município tenha o que merece, apesar de ter e ser amigo de alguns. Bola pra frente buritienses, mas não esqueçam que " a vida é uma consequência de erros e acertos, onde pela lógica devemos acertar mais que errar ".

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online