"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

TVT: LULA, CIRO E DILMA na inauguração popular da transposição das águas do rio São Francisco

sábado, 18 de fevereiro de 2017

0

“AVENTURAS LITERÁRIAS”: AMIB LANÇA NESTE SÁBADO (18) LIVRO QUE REÚNE POESIAS DAS QUATRO EDIÇÕES DOS FESTIVAIS POÉTICOS DE BURITI (MA)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Associação dos Amigos de Buriti – AMIB fará neste sábado (18/2), a partir da 18h30, um grande evento de lançamento do livro intitulado “Aventuras Literárias - Festival Buritiense de Poesia”, uma coletânea das poesias dos quatro festivais já realizados em Buriti-MA nos anos de 2010, 2012, 2014 e 2016. O evento contará com a presença dos atores Tourinho, Cássia, Wilson Chagas e do cordelista Moizeis Nobre, e também de um belíssimo show de MPB.
Buriti é uma terra de poetas, a maioria anônima, e nas décadas de 50 e 60 eventos literárias eram realizadas na cidade. Naquela época, nas escolas se declamavam poesias nas datas cívicas e comemorativas e no Cine Teatro Municipal, inaugurado em 1950, artistas também recitavam poemas, havia cânticos e danças que expressavam a riqueza cultural da Terra de Inácia Vaz.
Reconhecendo a poesia como traço marcante da expressão cultural de Buriti-MA, a Amib realizou em 2010, durante o festejo da padroeira Sant’Ana, o 1º Festival Buritiense de Poesia. O projeto nasceu da conexão entre o incentivo do poeta Francisco Luís das Chagas Rocha, conhecido como “Lulu”, e a missão da AMIB – congregar e mobilizar buritienses e amigos de Buriti para fortalecer o sentimento nativista e de amor à terra, de modo a contribuir, com ações de cunho social, para o desenvolvimento local sustentável.
A partir do êxito da primeira edição e com o crescente engajamento de apoiadores, poetas e poetisas, o festival se consolidou como uma atividade permanente, com realização a cada dois anos. De 2010 até 2016 já foram realizados quatro festivais e para entidade, fica a certeza de estar contribuindo para uma “cultura de paz”, para a elevação da autoestima e valorização das capacidades e potencialidades das pessoas de Buriti e da região do Baixo Parnaíba, fazendo o contraponto com a desafiadora realidade de insegurança vivenciada, marcada por baixos indicadores socioeconômicos.
Além da coordenação do festival, a AMIB é mantenedora do Centro Cultural Adélia Moreira Martins Ferreira. Trata-se de um espaço de vivência comunitária onde são apreendidos conhecimentos teórico-práticos, com ações continuadas ou pontuais que contribuem para o fortalecimento de valores culturais e humanos. A Biblioteca Bernardete Cunha, que funciona regularmente no Centro, tem ainda um considerável acervo de poesias, pois este é um gênero literário que desperta interesse dos usuários.
Você é convidado especial para este lançamento, participe e garanta o seu exemplar por apenas R$ 20,00.  O evento ocorrerá no Centro Cultural Adélia Moreira Martins Ferreira, sede da Associação, localizada na Avenida Coronel Lago, centro da cidade.
← Anterior Proxima → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online