"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

TVT: LULA, CIRO E DILMA na inauguração popular da transposição das águas do rio São Francisco

terça-feira, 31 de maio de 2016

0

ALIADO DE AÉCIO E ANASTASIA DESVIOU R$ 14 MILHÕES PARA CAMPANHAS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Ex-presidente do PSDB mineiro e ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Antonio Anastasia, além de político muito próximo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Nárcio Rodrigues foi acusado por um delator de ter cobrado propina no projeto Cidade das Águas, em Minas Gerais, com o objetivo de financiar campanhas políticas; no processo de impeachment, que foi relatado no Senado por Anastasia, o filho de Nárcio, deputado Caio Nárcio (PSDB-MG), afirmou que votava por "um Brasil da decência", como aprendeu com seu pai; assista.

Ex-presidente do PSDB de Minas Gerais, o ex-deputado Nárcio Rodrigues foi acusado por delatores da Operação Aequalis, deflagrada ontem, de liderar um esquema que desviou pelo menos R$ 14 milhões foram desviados das obras de construção da ‘Cidade das Águas’ de Frutal, no Triângulo Mineiro.
As investigações, lideradas pelo Ministério Público de Minas Gerais, motivaram seis prisões de políticos e empresários na manhã desta segunda-feira.
Segundo o MP, os desvios ocorreram entre 2012 e 2014 no estado, durante o governo de Antônio Anastasia, do PSDB, que é o relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado.
As fraudes tinham como objetivo levantar recursos para campanhas políticas no ano passado, segundo apontam as delações.
Ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Anastasia, Nárcio Rodrigues é também muito próximo ao presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Na Operação, foram presos Neif Chala, ex-servidor da Sectes, Alexandre Pereira Horta, engenheiro do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais, Luciano Lourenço dos Reis,  funcionário da CWP Engenharia Ltda e Maurílio Reis Bretas,  sócio administrador da CWP. A operação prendeu também Hugo Alexandre Timóteo Murcho, que é diretor no Brasil da da multinacional portuguesa Yser e da empresa Biotev Biotecnologia Vegetal ltda. Além deles, o português Bernardo Ernesto Simões Moniz da Maia, presidente da Yser, já é considerado foragido da Justiça. 
"Inventar culpados"
Ao ser questionado sobre sua prisão, Nárcio Rodrigues afirmou que o Brasil vive uma crise política e que, neste momento, é preciso "inventar culpados".
Ontem, o que viralizou na internet foi o voto do deputado Caio Nárcio (PSDB-MG), seu filho, durante a votação do impeachment na Câmara.
"Por um Brasil aonde meu pai e meu avô diziam que decência e honestidade não eram possibilidade, eram obrigação", disse Caio antes de votar a favor do impeachment. O deputado encerrou a fala com a citação: "Verás que um filho teu não foge à luta". Confira:

domingo, 29 de maio de 2016

1

ONU PEDE JUSTIÇA PARA ESTUPRO COLETIVO DE ADOLESCENTE DE 16 ANOS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O estupro coletivo aconteceu em uma favela na Zona Oeste do Rio.
A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu Justiça para o caso da menina de 16 anos estuprada por 33 homens no Rio de Janeiro. Eles também divulgaram um vídeo e fotos pela internet. O crime chocou o Brasil.
No frio de 14ºC, em Curitiba, na noite de quinta-feira (26), 40 pessoas se uniram para prestar solidariedade à jovem estuprada no Rio. Os organizadores disseram que a vigília é pelo fim desse crime.
Nas redes sociais, pessoas de todo o país pedem rigor nas investigações e na punição aos criminosos. "Não foram 30 contra uma, foram 30 contra todos. Exigimos justiça”. "Uma covardia o que fizeram com essa menina".
As mensagens são de indignação e também de apoio à vítima. "Essa notícia está doendo em mim". "Nojo desses 30 seres que se dizem homens".
O estupro coletivo aconteceu em uma favela na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Adolescente, de 16 anos, contou à polícia que no sábado 21/5 esteve na casa de um rapaz com quem tinha um relacionamento. Eles estavam sozinhos e que depois só se lembra de ter acordado no domingo (22) em uma casa na mesma comunidade com 33 homens armados com fuzis e pistolas. Ela estava dopada e nua.
A família só descobriu ontem quando soube do vídeo e das fotos na internet. Um parente dela falou, por telefone, sobre o que aconteceu: "Nosso sentimento é de tristeza, de indignação, nós estamos assim estarrecidos de ver até que ponto chega a maldade, né, humana, né?".
Na quinta-feira (26), a adolescente passou por exames e tomou um coquetel de remédios para evitar doenças sexualmente transmissíveis. Ela vai ter acompanhamento psicológico.
A polícia pediu a prisão de quatro homens que teriam envolvimento no crime. Um deles é Lucas Perdomo Duarte Santos, 20 anos, com quem a adolescente tinha um relacionamento. Os outros são Marcelo Miranda da Cruz Correa, 18 anos, e Michel Brazil da Silva, de 20. Os dois são suspeitos de divulgar as imagens na internet. O quarto é Raphael Assis Duarte Belo, 41 anos. Ele aparece ao lado da vítima em uma foto. Rafael trabalhou como apoio a operador de câmera nos Estúdios Globo, de onde foi desligado em agosto do ano passado. A polícia não tem a profissão atual dele.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) classificou o crime como uma barbárie. "É um crime que violenta todas essas mulheres, não apenas essa menina de 16 anos, mas é um crime contra todas nós. Quem tem essas imagens, quem distribui, todos cometem crime", diz Daniela Gusmão, presidente da comissão OAB-Mulher.

*G1

sábado, 28 de maio de 2016

1

DEBATE: O MODELO SOCIAL DA CONSTITUIÇÃO DE 88 AINDA É SUSTENTÁVEL?

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Jornal Nexo ouviu o advogado Oscar Vilhena Vieira e o economista Marcos Lisboa sobre a Constituição Federal, os direitos sociais à saúde, educação e previdência e o orçamento público.
VEJA O DEBATE NO VÍDEO ABAIXO
10

MAIS TRANSPARÊNCIA: Ministro Ricardo Lewandowski extingue tramitação oculta de processos no STF

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, assinou a Resolução 579/2016, pela qual fica "vedada a classificação de quaisquer pedidos e feitos novos ou já em tramitação no Tribunal como 'ocultos'".
Na resolução, o ministro Lewandowski considera que a medida atende aos princípios constitucionais da publicidade, do direito à informação, da transparência e aos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.
A norma não causa prejuízo às investigações criminais, uma vez que prevê especial proteção às medidas cautelares que devem ser mantidas em sigilo até a sua execução, a fim de que a coleta da prova não seja prejudicada. De acordo com a resolução, os requerimentos de busca e apreensão, quebra de sigilo telefônico, fiscal e telemático, interceptação telefônica, dentre outras medidas necessárias no inquérito, serão processados e apreciados, em autos apartados e sob sigilo, conforme previsto no artigo 230-C, parágrafo 2º, do Regimento Interno do STF.
Com o fim da tramitação oculta será possível verificar a existência de uma investigação, bem como a identificação dos investigados, seja nominalmente, ou por meio de suas iniciais, no caso de procedimentos sob sigilo. Além de satisfazer as garantias constitucionais e a transparência, a medida possibilita que o Tribunal tenha maior controle sobre seu acervo de processos, inclusive para produção de dados estatísticos internos e para pesquisadores externos. Desta forma, apenas as ordens de prisão e de busca e apreensão não conterão identificação daqueles contra quem foram expedidas, até que sejam devidamente cumpridas.

4

A FARSA DESMONTADA: MBL FOI FINANCIADO POR PMDB, PSDB, DEM E SD, MOSTRAM ÁUDIOS.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Reportagem revela que o Movimento Brasil Livre, que se dizia apartidário, recebeu apoio financeiro e material dos quatro principais partidos que se engajaram no impeachment da presidente Dilma Rousseff: PSDB, DEM, Solidariedade e, claro, o PMDB; a reportagem traz áudios em que se negocia o apoio financeiro a atividades do grupo.
Uma reportagem dos jornalistas Pedro Lopes e Vinícius Segalla (leia aqui) revela que o Movimento Brasil Livre, liderado por Kim Kataguiri, recebeu apoio financeiro e material dos quatro principais partidos que se engajaram no impeachment da presidente Dilma Rousseff: PSDB, DEM, Solidariedade e, claro, o PMDB.
A reportagem traz áudios em que se negocia o apoio financeiro a atividades do grupo, como a impressão de folhetos, cartazes, camisetas e a organização de manifestações pelo impeachment.
Um dos personagens citados é Moreira Franco, braço direito de Michel Temer, que teria ajudado a custear 20 mil panfletos para o MBL por meio da Fundação Ulysses Guimarães, com o lema "esse impeachment é meu" - Moreira nega ter feito pagamentos ao MBL.
Num dos áudios, Renan Santos, um dos líderes do MBL, confirma como o movimento se articulou com os partidos políticos.
Questionado sobre o apoio, o MBL não confirmou o custeio dos panfletos, disse apenas que o PMDB fazia parte da comissão pró-impeachment.
A reportagem também traz imagens que comprovam a proximidade entre integrantes do MBL e políticos que hoje simbolizam a corrupção, como Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 
VEJA TAMBÉM VÍDEO DO SITE DCM:
O FUNDADOR DO MBL EXPLICA O ESQUEMA DO GRUPO COM O PSDB

sexta-feira, 27 de maio de 2016

1

EM CARTA DE BH, BLOGUEIROS PROMETEM RESISTIR AO GOVERNO GOLPISTA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


CARTA DE BELO HORIZONTE

Nós, blogueir@s e ativist@s digitais, reunidos em Belo Horizonte, de 20 a 22 de maio de 2016, manifestamos nosso repúdio ao governo ilegítimo que se instalou no Brasil no último dia 12.
Sem crime de responsabilidade definido, conduzido pelo corrupto Eduardo Cunha e sob a chancela de um STF acovardado, esse impeachment é manifestação clara de nova modalidade de golpe já executada em Honduras e no Paraguai.
Não por acaso, a velha mídia cumpriu papel central na escalada que levou Temer e tucanos ao poder – sem passar pelas urnas.
A Globo, a Veja e seus sócios menores no oligopólio midiático deram cobertura a ações ilegais do juiz Sergio Moro que foram fundamentais para a condução do golpe.
A Globo e seus sócios menores ajudaram a arregimentar multidões que, em nome do combate à corrupção, saíram às ruas para pedir a derrubada de um governo eleito por 54 milhões de votos.
Chama atenção que os principais jornais do mundo – mesmo aqueles de linha conservadora – tenham noticiado o óbvio: o que se passa no Brasil é um golpe. Chama atenção também que os jornais, rádios e TVs do Brasil se desesperem quando mostramos o óbvio na internet: o governo Temer é ilegítimo e fruto de um golpe.
Desde nosso primeiro encontro de blogueir@s, em 2010, temos reforçado a necessidade de enfrentar o oligopólio midiático que – sob comando da família Marinho – ameaça a Democracia brasileira.
Foi o movimento de blogueir@s e ativist@s digitais que consolidou a ideia de que a velha mídia no Brasil cumpre o papel de PIG (Partido da Imprensa Golpista). Os governos Lula e Dilma, infelizmente, subestimaram a ameaça dessa máquina midiática a serviço do conservadorismo.
Nós, ativist@s digitais e blogueir@s, reafirmamos que estamos diante de um golpe parlamentar, com forte apoio jurídico-midiático, e que tem como objetivos: tirar direitos trabalhistas, reduzir os programas sociais, esmagar os movimentos sociais e sindicatos, atacar a liberdade da internet e a comunicação pública, além de destruir e entregar as principais empresas estatais brasileiras e especialmente os recursos do Pré-Sal, recolocando o Brasil na órbita dos Estados Unidos.
É um golpe conduzido por corruptos que nem disfarçam seu viés conservador, ao formar um ministério interino em que não há nenhuma mulher, nenhum negro, nenhum representante do povo trabalhador.
Diante dessa ameaça à Democracia, aos direitos sociais e que põe em xeque até mesmo a ideia de um Estado Nacional autônomo, consideramos que são ações prioritárias no próximo período:
a) combater nas ruas e nas redes o governo ilegítimo; não reconhecemos Michel Temer como presidente do Brasil; ele é um traidor e um golpista a serviço das elites, nada mais e nada menos que isso;
b) apoiar as ações que permitam o retorno ao cargo de Dilma Rousseff, a única presidenta legítima do Brasil;
c) manifestar nosso repúdio à intervenção ilegal dos golpistas na EBC (Empresa Brasil de Comunicação), exigindo o cumprimento integral das regras que levaram à criação dessa instituição que (apesar de suas limitações) é símbolo de construção democrática na comunicação;
d) denunciar o ataque à Cultura e aos direitos sociais, apoiando as ocupações das sedes do IPHAN e da FUNARTE e participando da resistência contra o governo golpista;
e) denunciar o caráter machista e preconceituoso de um governo ilegítimo que expulsa as mulheres do centro do poder, tratando-as como “segundo escalão” da sociedade;
f) apoiar todas as ações nas redes que permitam furar o bloqueio midiático, dando ampla cobertura às manifestações contra o governo golpista;
g) denunciar a onda de perseguições aos blogueir@s e ativistas digit@is; deixamos claro que um dos objetivos do governo ilegítimo é priorizar a comunicação chapa-branca, favorecendo a Globo na distribuição das verbas públicas e usando dinheiro do contribuinte para salvar organizações moribundas como a editora Abril e o ex-Estadão;
h) fortalecer o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), participando e ajudando a dar visibilidade às lutas desenvolvidas pelo Fórum; apoiar e participar, nos estados, dos comitês locais do FNDC, integrando assim a blogosfera e o ativismo digital às ações concretas de luta por mais diversidade e pluralidade na mídia;
i) denunciar ao mundo, através de textos traduzidos em vários idiomas, o caráter corrupto do governo Temer, que tem ao menos 7 ministros investigados pela Justiça e nomeou vários aliados de Cunha para postos chaves;
j) mostrar que mulheres, jovens negros, trabalhadores que lutam pela Reforma Agrária e povos indígenas são as vítimas mais imediatas da escalada autoritária;
k) lutar contra o desmanche dos programas sociais – indicando que o governo ilegítimo significa ameaça frontal ao Bolsa-Família, ao Minha Casa Minha Vida e a programas públicos de Educação e Saúde, tendo como centro a ideia de privatizar universidades e reduzir o papel do SUS;
l) resistir ao desmonte da Previdência Social, à terceirização e às mudanças nas leis trabalhistas já anunciadas pelo governo golpista;
m) denunciar as intenções autoritárias do novo Ministro da Justiça, um homem que transformou a PM de São Paulo em polícia política;
n) denunciar a presença, no STF e no TSE, de juízes que atuam como militantes partidários, apontando a ação nefasta de Gilmar Mendes;
o) lutar pela universalização do acesso à internet, e combater i) o desmonte da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), ii) os ataques ao Marco Civil da Internet, iii) os projetos aprovados na CPI dos Crimes Cibernéticos, iiii) e a imposição de limites à franquia de dados;
p) denunciar ao mundo que as famílias que controlam jornais, TVs, rádios e portais no Brasil são beneficiárias de contas suspeitas em paraísos fiscais, conforme apontado nas investigações do “Swissleaks” e do “PanamaPapers”; são parte do sistema corrupto de poder que tenta se perpetuar sob a presidência de Temer;
q) somar esforços com movimentos de ativistas digitais na América Latina, para denunciar que o golpe no Brasil é parte de uma estratégia de recolonização de nosso continente; a maior prova disso é a nomeação de José Serra, conspirador parceiro da Chevron, para chefiar o Itamaraty; é preciso deixar claro que o golpe faz parte, também, de uma estratégia para desestabilizar os BRICS, que movimentam 46% da economia mundial;
r) lutar contra as tentativas de entregar o Pré-Sal às multinacionais do petróleo e denunciar as negociatas privatistas de Temer, Serra e Moreira Franco;
s) apoiar os esforços da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo, com vistas a mobilizar os trabalhadores na nova fase de enfrentamentos que se abre.
Não daremos trégua à Globo, a Temer, aos traidores que se dizem sindicalistas, nem aos tucanos e empresários da FIESP – que agiram como patos a serviço do golpismo.
Resistiremos nas ruas e nas redes!
Viva a Democracia!
Ditadura nunca mais!

quinta-feira, 26 de maio de 2016

60

HOMENAGEM DO DIA: JÁ COMO 2º SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR DO MA, O POLICIAL FLORISMAR COMPLETA HOJE (26) 30 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS À SOCIEDADE.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O Correio Buritiense rende homenagens nesta data, 26 de maio, ao Sargento Florismar que muito contribuiu e ainda contribui para sociedade maranhense.
Sargento Florismar, 30 anos dedicados ao combate à criminalidade.
Já promovido à 2º Sargento da PM do Maranhão, Florismar Batista Costa, 50 anos, natural de Chapadinha/MA, completa nesta quinta-feira (26) 30 anos de dedicação e compromisso com a segurança da população.
Sargento Florismar, como é conhecido pelos buritienses, entrou na Polícia Militar em 26 de maio de 1986 e chegou a Buriti/MA, já como Cabo, em 10 de junho de 1992.  Por três anos e nove meses atuou como delegado da cidade, na administração do ex-prefeito Dr. Alan Novais Viana.
 Sempre dedicado durante todo esse período chegou a dispensar o uso de licenças prêmio e férias que a lei lhe garantia para atuar no combate à criminalidade.
Atuou nos Departamentos de Polícia Militar (DPM’s) dos municípios de Araioses, Água Doce, Brejo, Chapadinha e São Benedito do Rio Preto, além, claro, de mais de 24 anos dedicados a Buriti/MA, onde constituiu sua família. Atualmente, está trabalhando em Magalhães de Almeida.
Este CORREIO presta homenagens a este combatente certo de que muito colaborou ao longo desses 30 anos de serviços prestados a polícia militar. Em seu comando da PM em Buriti/MA, sempre apoio o papel da imprensa livre e jamais tentou impedir que este blog agisse para divulgar informações relevantes à comunidade, ainda que editoriais fossem críticos da atuação da polícia.
Parabéns, Sargento Florismar, por seu trabalho e atuação em garantir a segurança da população!
3

MAIS UM NA CADEIA POR AGIOTAGEM: Prefeito é preso no sul do MA por suspeita de desvios de verbas

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Elano Martins Coelho foi preso em Balsas (MA), a 686 km de Buriti/MA, nesta quinta-feira (26). Prisão é resultado de investigações sobre agiotagem no Maranhão.
Prefeito Elano Martins, preso por envolvimento com agiotagem.
O prefeito de Novas Colinas (MA) – cidade localizada a 699 km de Buriti/ MA, no sul do Maranhão –, Elano Martins Coelho (PRB), foi preso na madrugada desta quinta-feira (26) no município vizinho de Balsas (MA), por equipes da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), por suspeitas de desvios de verbas públicas no município.
A prisão é resultado das investigações sobre casos de agiotagem em prefeituras do Maranhã. Detalhes sobre a prisão e qual o volume de dinheiro desviado ainda não foram divulgados.
Segundo o delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Melo Pereira, o prefeito vai ser transferido para São Luís e será apresentado pela SSP-MA em entrevista coletiva à imprensa.
 *Do G1 MA

quarta-feira, 25 de maio de 2016

7

BOMBA! DELEGADO É PRESO SUSPEITO DE DESVIAR O VALOR DE 400 MIL REAIS EM COMBUSTÍVEL

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A Prisão foi confirmada ao Correio Buritiense pela Superintendência de Polícia Civil do Interior; Os motivos, porém, não foram revelados ao blog.
Alexsandro Dias, delegado preso em flagrante. 
O delegado do Município de Morros, Alexsandro Passos Dias, a 302 km de Buriti/MA, foi preso nesta quarta-feira (25) sob suspeita de ter desviado, com a ajuda de outras duas pessoas, combustível que abasteceria viaturas policiais. Os valores apontados nos desvios seriam de R$ 400 mil.
O delegado foi autuado em flagrante e encaminhado para Delegacia da Cidade Operária, em São Luís.  Os outros dois agentes administrativos envolvidos foram levados para o Centro de Triagem em Pedrinhas.
As investigações do caso foram feitas pela Superintendência Estadual de Prevenção e Combate a Corrupção (Seccor), que tem o delegado Roberto Fortes como titular. Breve, mais detalhes da prisão ainda serão repassados à imprensa.
0

JUSTIÇA DECRETA BLOQUEIO DE BENS DE PREFEITO DE BARREIRINHAS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Arieldes Macário da Costa foi condenado por improbidade administrativa; Caso descumpra medidas poderá ser decretada a prisão do gestor.
A Justiça do Maranhão decidiu bloquear todos os bens de Arieldes Macário da Costa atual prefeito do município de Barreirinhas, a 227 km de Buriti/MA, por atos de improbidade administrativa em face de irregularidade na distribuição de merenda escolar do Povoado Palmeira dos Reis, situado na zona rural de Barreirinhas, bem como de contratos fraudulentos de locação celebrados entre a Secretaria Municipal de Educação e particulares para funcionamento de escolas de ensino infantil e fundamental em diversos povoados do município.
Além do bloqueio dos bens do gestor de Barreirinhas, a decisão judicial também condenou o secretário municipal de Educação, Manoel Santos Costa Júnior, além de outros cinco requeridos: Ismar da Silva Freitas, Alcionete Coelho Cavalcante, José Mário Cardoso da Rocha, Edvaldo Almeida de Carvalho e Milton Silva Nunes, no valor total de 262 mil e 495 reais.
A decisão atende ao pedido de prisão preventiva do secretário de Educação, do presidente da Comissão de Licitação do Município, José de Ribamar Laune Campelo e dos réus Vivadavel da Costa Silva Sobrinho e Milton Ataíde Caldas, bem como à Ação Civil Pública (ACP).
A Justiça determinou ainda que ao Município o prazo de até 30 dias para realizar, em caráter de urgência, novo procedimento licitatório para contratação do fornecimento de merenda escolar.
Sobre os contratos de locação, a magistratura decidiu a suspensão imediata dos contratos envolvidos e a realização de novos contratos, com imóveis dignos para o exercício da atividade de educação básica. Em caso de inexistência de imóvel em condições dignas para locação, que a Prefeitura Municipal destine um transporte seguro e adequado nos termos da legislação em vigor e faça o redirecionamento dos alunos para escolas mais próximas, devendo buscar e deixar os alunos nas respectivas escolas e horários escolares.
Prisão preventiva
A Justiça também determinou que caso durante as investigações as medidas foram descumpridas ou mostrem-se insuficientes, a prisão preventiva dos investigados poderá ser decretada.
Do G1 MA

segunda-feira, 23 de maio de 2016

55

DECISÃO A VISTA: MINISTRO DO TSE, RELATOR DE RECURSO ESPECIAL, INTIMA VICE-PREFEITO DE BURITI/MA PARA REGULARIZAR SUA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Muita expectativa, especulações e desespero político desde a última sexta-feira (20) vêm ocorrendo nos grupos partidários de Buriti/MA.
Tudo começou a partir da informação de que viria uma possível derrubada (novamente!) do atual prefeito Rafael Mesquita e do seu vice Raimundo Camilo no julgamento que ocorreria em Brasília, onde consta a Ação 253/2015, cujo Acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), por maioria, reconheceu a prática de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos) nas eleições de 2012. Na época, em 27 de outubro de 2015 (clique e relembre), tanto o prefeito quanto o vice foram afastados e, no comando do executivo, o Tribunal decidiu empossar o presidente da Câmara, vereador Jorge do Sindicato.
Em menos de uma semana atendendo um Recurso Especial do Vice Raimundo Camilo, o Ministro Henrique Neves da Silva, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, anulou provisoriamente a decisão da Corte Maranhense e determinou que tanto Rafael Mesquita quanto Camilo retornassem aos seus cargos de prefeito e vice. (Clique e relembre)
No entanto, em despacho datado de 20 de maio, portanto sexta passada, e publicado hoje no Diário 99/2016, o ministro-relator intimou Raimundo Nonato Mendes Cardoso (Raimundo Camilo), para regularizar sua representação processual, pois, de acordo com o relator, não consta nos autos procuração outorgada por Raimundo Camilo para o advogado Dr. Márcio Coutinho, que atuou no caso junto com o advogado Willamy Alves dos Santos.
Embora a intimação do Ministro não altere por hora o quadro de comando do Palácio Bernardo Costa Almeida (Prefeitura Municipal) é um indicativo de que breve sairá nova decisão sobre a interminável novela da cassação do prefeito de Buriti/MA.

domingo, 22 de maio de 2016

0

DILMA: DA REELEIÇÃO AO AFASTAMENTO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Retrospectiva dos principais fatos políticos desde a reeleição mostra a queda de Dilma e a sucessão de Michel Temer. Produzido pelo Portal Nexo.

sábado, 21 de maio de 2016

74

OPERAÇÃO SATURAÇÃO: AÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR E DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA ACABA EM PRISÃO DE PESSOAS, APREENSÃO DE MENORES E DE VEÍCULOS EM BURITI/MA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


No esforço para combater a criminalidade que se instalou em Buriti (MA), policiais militares do 16º BPM/Chapadinha, com o apoio da Polícia Civil e da Promotoria da cidade, realizaram na noite dessa sexta-feira (20), se estendendo até madrugada de sábado (21), a Operação Saturação.
Esta Operação de combate ao crime ocorreu em toda cidade e durante suas ações feitas no Clube BuritiCabana, no Centro da cidade, houve várias abordagens e prisões.
De acordo com polícia, o saldo da operação foram três conduções à Depol, duas armas brancas e nove motos apreendidas e três menores também foram levados.
Os presos foram Adailton da Silva Xavier, 27 anos, que estava descumprindo prisão domiciliar; Hélio Vaz Freire, 44 anos, com Mandado de Prisão, e Francisco Solano Barbosa, por provocação de tumulto, este último foi liberado na tarde de hoje (21).
10

SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE BURITI (SINTASP/MB): VEJA O CAFÉ DA MANHÃ OFERECIDO NO DIA DO TRABALHADOR

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


No dia do trabalhador, 1º de maio, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB) serviu um delicioso café da manhã para seus sócios e seus dirigentes aproveitaram a ocasião para, também, debater a questão da regularização da previdência dos servidores municipais, tendo em vista que mês a mês é descontada a contribuição em seus contracheques, porém quando se tira o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) - extrato previdenciário - percebe-se que os servidores estão sendo lesados e isso pode comprometer a aposentadoria.
 VEJA AS IMAGENS DA HOMENAGEM AOS SERVIDORES
0

POLICIA AGE RÁPIDO E JÁ PRENDEU QUATRO PESSOAS QUE ATEARAM FOGO EM ÔNIBUS, NO RESIDENCIAL NOVA TERRA, ONTEM À NOITE, EM SÃO LUÍS/MA.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Policiais militares prenderam, ainda na noite de ontem (20), quatro pessoas que teriam ateado fogo em um ônibus que faz a linha para Residencial Nova Terra, em São José de Ribamar. Eles foram presos com galões de gasolina e, segundo a PM, estariam prontos para novos ataques.
Entre os suspeitos presos três são menores, a saber: Paulo Celso Costa Pires, 19 anos, NCP, 17 anos, ESS, 16 anos, e PFFP, 17 anos.
Ônibus incendiado no Residencial Nova Terra
Na tarde dessa sexta-feira 20, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) já havia apresentado os possíveis mandantes dos atos criminosos que assombraram os moradores da região metropolitana de São Luís. São eles: Wandeley Moraes (Paiakan), Carlos César Viegas (Carlito), Henrique Borges Chagas (Black), Eliakim Davila Machado (Sadrak) e Leandersson Nonato dos Santos (Léo Pirento).
Mandantes dos ataques, segundo a SSP.
Do Blog do Luís Cardoso

sexta-feira, 20 de maio de 2016

0

5º ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS E ATIVISTAS DIGITAIS: ACOMPANHE TUDO AO VIVO PELO CORREIO BURITIENSE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Começou nesta sexta-feira (20), em Belo Horizonte, a 5ª edição do Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais. Com o tema #MenosÓdioMaisDemocracia, o #5BlogProg reunirá jornalistas, blogueiros e ativistas de todo o país para discutir a defesa da democracia e a luta contra o golpismo midiático. O evento ocorre no Othon Palace Hotel (Av. Afonso Pena, 1050) e vai até domingo (22), com transmissão ao vivo pela TVT, e você poderá assistir tudo aqui pelo Blog Correio Buritiense no topo das postagens e no link abaixo. 
Sobre Projeto
O Encontro Nacional de Blogueiros progressistas e ativistas digitais nasceu em 2010. Este ano, o evento ocorre na cidade de Belo Horizonte, nos dias 20, 21 e 22 de maio. É um esforço imenso uma entidade como o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que agrega centenas de comunicadores de todo o Brasil, organizar este encontro sem grandes recursos.
Nós blogueiros, jornalistas independentes e ativistas digitais produzimos uma comunicação livre de amarras mercadológicas, que aposta no jornalismo cidadão, dando voz e vez a grupos sociais que são historicamente criminalizados pela mídia tradicional, que nos cotizamos num processo colaborativo para produzir reportagens investigativas de interesse local, regional e nacional.

CONFIRA, A SEGUIR, A PROGRAMAÇÃO E OS NOMES JÁ CONFIRMADOS PARA O ENCONTRO:
 SEXTA-FEIRA (20)
18h - Abertura e apresentação da dinâmica do evento
19h - Ato político em defesa da democracia e contra o golpismo midiático

SÁBADO (21)
9h - Debate: As forças políticas e a democratização da comunicação
14h - Rodas de conversa e troca de experiências sobre a blogosfera e o ativismo digital
17h - Debate: O crime de Mariana e o papel da mídia
19h - Reunião dos estados
21h - Atividade cultural

DOMINGO (22)
9h - Aprovação da Carta de Belo Horizonte e eleição da Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais
13h - Encerramento do #5BlogProg
Presenças confirmadas: Paulo Moreira Leite, Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Rodrigo Vianna (O Escrevinhador), Laura Capriglione (Jornalistas Livres), Conceição Oliveira (Maria Fro), Cynara Menezes (Socialista Morena), Fernando Brito (Tijolaço), Marco Weissheimer (RSurgente), Lola Aranovich (Escreva Lola Escreva), Diógenes Brandão (As Falas da Pólis), Tarso Cabral Violin (Blog do Tarso), Najla Passos (Carta Maior), Douglas Belchior (Negro Belchior), Tereza Cruvinel, Elaine Tavares (Palavras Insurgentes), Hildegard Angel, Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Renato Rovai (Revista Fórum), Miguel do Rosário (O Cafezinho), Daniel Bezerra (Portal Mídia Livre) e Rosane Bertotti (CUT).
0

POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE COMANDAR ATAQUES A ÔNIBUS À CAPITAL MARANHENSE NA NOITE DE ONTEM (19)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Entre os identificados, cinco são presidiários que ordenaram do Complexo Penitenciário de Pedrinhas os ataques ontem à noite a cinco ônibus. Mais suspeitos foram presos hoje (20) na região Metropolitana de São Luís, a 330 km de Buriti/MA.  Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), dois dos identificados teriam participado também dos incêndios aos coletivos no ano de 2014.
Quinze pessoas já foram presas até a manhã desta sexta-feira (20), por suspeita de participar das ações criminosas ocorridas na última quinta-feira (19), de incêndios a transportes coletivos na região metropolitana de São Luís.
Em uma das ações de captura dos criminosos, efetivada pela Polícia Militar, por meio do Batalhão Tiradentes, cerca de sete suspeitos foram encontrados com material inflamável na região da Forquilha. Após serem conduzidos para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), foram abertos inquéritos para apurar a participação deles nas ações criminosas.
As diversas prisões contaram com a participação da Seic, e com o apoio das Seccionais Norte, Sul, Leste e Oeste. Dos 07 suspeitos, dois foram identificados como elementos que participaram ativamente dos ataques que ocorreram em 2014.
Embora os fatos ainda estejam sendo apuradas e já tenham sido presos os responsáveis, evidencia-se que os enormes prejuízos causados por ações policiais ao narcotráfico, com elevado número de prisões em flagrante, apreensões e indiciamentos levou os chefões do tráfico ao desespero. Ações integradas das polícias civil e militar, como a do Batalhão Tiradentes, por exemplo, reduziram em 60 % os assaltos a ônibus. Ontem, os bandidos quiseram dar uma demonstração de força, mostrar que ainda estão vivos, mas foram contidos imediatamente.
A partir do governo Flávio Dino, com novas estratégias e apoio dos serviços de inteligência, a polícia alcançou os grandes traficantes, desarticulou quadrilhas locais e interestaduais, ocasionando, segundo cálculos do delegado geral Lawrence Melo, um prejuízo de R$ 5 milhões ao narcotráfico. De uma única vez, apreendeu R$ 500 mil reais em entorpecentes provenientes do Mato Grosso do Sul.
Ainda nesta sexta-feira (20), a Cúpula do Sistema de Segurança esteve reunida no palácio com o Governador Flavio Dino, dando ênfase a estratégias para inibir essa prática criminosa.
Os suspeitos de ordenarem os ataques a ônibus na noite de ontem foram apresentados à imprensa, pela cúpula da segurança na tarde desta sexta feira (20), na Secretária de Segurança Pública.

Ataques
Dois ônibus foram atacados na manhã desta sexta-feira (20) no Bairro João de Deus e Primavera, em São Luís. Apesar da tentativa de incêndio, o fogo conseguiu ser controlado e os veículos não foram consumidos.
 Ônibus incendiado no Parque Jair no início da noite de hoje(21) 
(Foto:TV Mirante)
Na noite dessa quinta-feira (19), quatro veículos foram incendiados na região metropolitana de São Luís. Na ocasião centenas de usuários acabaram sendo surpreendidos com a medida.
Um novo ataque ocorrido por volta das 18h30, perto do ponto final do Parque Jair, foi confirmado pela polícia.  O Coletivo que faz linha para a localidade Vassoural foi completamente destruído.


*Da Ascom SSP
0

COMUNICADO DA AMIB - NÚCLEO LUDOVICENSE: ADIADA A REALIZAÇÃO DO CHÁ ENTRE AMIGOS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A Associação dos Amigos de Buriti (AMIB)/Núcleo Ludovicense informa que foi alterada a data de realização do Chá entre Amigos, que estava previsto para acontecer nesse sábado (21), para  o próximo dia 09 de julho, no mesmo local - Colégio São Judas Tadeu, às 17 horas.
O motivo do adiamento foi o falecimento de José Ribamar Machado, tio de Vilmar, a anfitriã do evento. Além disso, a data de 21/05, prevista anteriormente, coincidiria com o sétimo dia do falecimento.
A Amib espera contar com o apoio de todos pra continuar firme na mobilização de conterrâneos e amigos para participarem desse encontro buritiense.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

0

LINDO CORO: ARTISTAS TRANSFORMAM CARMINA BURANA EM FORA TEMER

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Em um “ato-concerto” convocado por músicos no vão do Palácio Capanema – sede do antigo Ministério da Cultura (Minc) no Rio de Janeiro –, centenas de manifestantes entoaram a Carmina Burana, de Carl Orff, pela saída do presidente interino Michel Temer.

Artistas que ocupam o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, em protesto pelo fim do Ministério da Cultura, transformaram a apresentação da ópera Carmina Burana em "Fora Temer. “Fora, temer! Fora, Temer! Fora daqui, seu Temer!”, cantam os artistas ao ritmo da ópera.
VEJA O VÍDEO:

quarta-feira, 18 de maio de 2016

9

PISO SALARIAL: Agentes Comunitários de Saúde de Buriti/MA Aderem a Paralisação Nacional Desta Quarta-feira (18)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Buriti (MA) paralisaram as atividades nesta quarta-feira (18), aderindo ao movimento nacional convocado pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS).
A categoria reivindica o reajuste do piso salarial  e o cumprimento da lei 12994/14 pelos prefeitos e revogação das portarias do M.S 958/16 e 959/16 que alteram a natureza da profissão.
Em Buriti/MA, a manifestação foi organizada pela Associação dos Agentes Comunitários com uma reunião da categoria realizada no auditório AMIB (Associação dos Amigos de Buriti).
 
Presidente da Assoc. dos Agentes de Saúde de Buriti, Venilosn Raposa.
O presidente da Associação dos Agentes Comunitários do município, Venilson Raposa, explicou ao Correio Buritiense que a paralisação atende ao chamado nacional da CONACS e que entre as reivindicações está o reajuste do piso salarial que, de acordo com a Lei nº 12.994 de 17 de junho 2014, atualmente está em R$ 1.014,00. Os agentes lutam por um aumento desde então e defendem um reajuste de, pelo menos, 17%, o que elevaria o piso para R$ 1.760,00.  

segunda-feira, 16 de maio de 2016

31

BURITI (MA) NA TELA DA TV MIRANTE: Violência crescente e muitos assaltos no município foram elementos de reportagem veiculada nesta segunda-feira (16)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O município de Buriti (MA) aparece mais uma vez na imprensa estadual de forma negativa. A insegurança na cidade, que já alterou a rotina do comércio na cidade, foi o tema de reportagem da TV Mirante/Globo veiculada nesta segunda-feira (16).
Donos de estabelecimentos comerciais, populares e até o Promotor de Justiça da Comarca de Buriti foram ouvidos pela reportagem para explicar como a violência, os constantes assaltos e o medo estão alterando profundamente o modo de vivência dos munícipes.
 Durante a filmagem, os repórteres sentiram o que os buritienses no dia a dia já não estranham mais: quando foram entrevistar as autoridades policiais, se depararam pela ausência do delegado na Depol (Delegacia de Polícia Civil) e do Comandante da PM no DPM (Departamento de Policia Militar), todos localizados no Centro.
VEJA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA
← Anterior Proxima → Página inicial

Usuários on-line


usuários online